Açaí engorda ou emagrece?

A pergunta mais frequente de muitos consumidores do açaí é sempre a mesma: Açaí engorda? Com certeza muitos nutricionistas já tiveram que esclarecer essa dúvida aos seus pacientes. O açaí é uma deliciosa opção para os dias quentes. Seu sabor único e temperatura favorável para se consumir no calor podem fazer com que consumamos muito açaí durante o verão. Será que devemos ter culpa? Ele estraga nossa dieta? 

Existem pessoas que acreditam piamente que o açaí é muito calórico e que ele engorda. Da mesma forma, existem as que creem que por conter muitos nutrientes benéficos, o açaí auxilia no emagrecimento, e não o prejudica. Será que algum desses grupos de pessoas está correto? Criamos este artigo completo para esclarecer alguns fatos sobre o açaí e explicar de uma vez por todas se ele emagrece ou engorda. Leia com atenção!

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Sim! Até mesmo a pigmentação do açaí oferece benefícios à saúde. Na verdade, a grande maioria das frutas de cor roxa são fornecedoras de aminoácidos, gorduras benéficas e antioxidantes, esse não é somente um benefício do açaí. Porém o açaí se tornou um alimento popular por ser não só nutritivo, mas delicioso e refrescante. Dentre seus nutrientes podemos encontrar:

  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Ômega-3;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Cálcio;
  • Zinco;
  • Vitaminas C e A.

Como se não bastasse, ele é ainda fonte de boas gorduras, carboidratos e proteínas que auxiliam na redução da fadiga e aumentam a energia do corpo. Por esse motivo o açaí é considerado um bom suplemento alimentar para atletas e praticantes de atividades físicas diversas ou mesmo por pessoas que desejam obter mais energia durante o dia para realizar suas tarefas. O principal benefício do consumo do açaí puro é seu alto poder antioxidante capaz de neutralizar a ação dos radicais livres prevenindo danos oxidativos, livrando nosso organismo de doenças degenerativas e até mesmo do envelhecimento precoce. 

Principais nutrientes

O açaí é uma verdadeira fonte de nutrientes muito importantes para um bom funcionamento do organismo. Alguns desses nutrientes são as vitaminas A, E, D, K, B1, B2 e a tão benéfica vitamina C. Alguns minerais também podem ser encontrados no açaí. São eles os já citados acima: Cálcio, magnésio, potássio e ferro. Aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais também compõem os nutrientes desse fruto. 

Os ácidos graxos essenciais são aqueles que o nosso corpo não consegue produzir sozinho. O açaí também pode ser benéfico para quem tem deficiência desses nutrientes. O ômega-9 e beta sitosterol, que contribuem muito para o baixar o colesterol são umas delas. Para fechar com chave de ouro, também podemos encontrar fibras alimentares no açaí, o que é essencial para a saúde do intestino. 

Como consumir o açaí e qual a quantidade ideal?

Aqui vão algumas dicas de como consumir o açaí durante o dia a dia: 

Café da manhã:

Se sua intenção é começar o dia com mais energia, a nossa dica é colocar em um liquidificador 1 polpa de açaí, 1 banana picada e 1 pequena xícara de xarope de guaraná. Depois é só despejar a receita em uma tigela e acrescentar complementos como por exemplo outra banana ou morango picados e granola ou amendoim. O kiwi também pode ser uma boa opção para a manhã. Esse café da manhã reforçado te deixará pronto para começar o dia.

Almoço:

Caso deseje fazer do açaí sua refeição principal na hora do almoço saiba que isso não é possível, pois o mesmo não substitui uma boa refeição. Mas ele pode sim substituir a sua bebida. Bata no liquidificador 200 gramas de polpa de açaí descongelado com 400 ml de suco de laranja e 2 bananas prata. Bata até a mistura ficar homogênea e coloque em um copo. Você terá um suco reforçado em potássio e cálcio para complementar sua refeição. 

Jantar:

Para o jantar você pode apostar em um bom e saboroso creme nutritivo de açaí. Para fazer essa gostosura saudável basta congelar 1 banana ou 5 morangos (a seu critério) sem casca e picados. Deixe no congelador por 30 minutos e depois bata junto com 100 gramas de polpa de açaí descongelada e 50 ml de água de coco. O ideal é bater até obter um creme. Prefira uma batedeira ou liquidificador. Sirva o creme em uma tigela com chia por cima. 

Existem diversas e saborosas receitas deliciosas com açaí. Por aqui mesmo ensinamos algumas. O ideal é não optar pelo açaí comprado em açaíterias, principalmente aqueles cheios de complementos. Quanto à quantidade diária ideal, é importante consultar um nutricionista que será mais preciso nessa informação, mas pesquisadores afirmam que não existe problema algum em consumir até 1 litro de açaí diariamente. Para perda de peso, o ideal é não passar dos 100 gramas. 

Consequências do consumo excessivo de açaí

Quando consumido em quantidades extremamente excessivas por um longo período de tempo, o açaí pode sim oferecer riscos como aumento de peso e hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue. Outro risco é a procedência do açaí. Graças a sua popularidade, o fruto pode ser encontrado literalmente em qualquer esquina. Por isso, prefira as polpas que possuem o selo de qualidade da ANVISA e da OMS. Mesmo que os outros sejam mais baratos, preze sempre pela sua saúde.

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Açaí engorda ou emagrece?

Essa é a questão que vamos tratar neste artigo. O açaí, quando consumido em quantidades adequadas, não é responsável pelo aumento do peso e pode até favorecer o emagrecimento no caso de consumo correto. O problema do açaí é a adição de adoçantes como por exemplo o xarope de guaraná que estimula o estoque de gordura. Aí sim o açaí passa a ser um problema na perda de peso. 

De modo geral, quem decide se o açaí será um aliado ou um vilão é você mesmo. Comprando a polpa e preparando das formas corretas sem tirar seus agentes benéficos nem adicionar agentes prejudiciais você com certeza terá um suplemento delicioso e aliado. Para quem pratica atividades de alto rendimento o açaí é ideal para ser consumido como pré treino e auxiliar no desempenho do treino. Frutas são saudáveis e podem ajudar a adoçar de forma saudável o fruto. 

Quantas calorias tem um açaí?

100 gramas de açaí equivalem a em média 60 calorias. Isso significa que ele possui um baixíssimo valor calórico. Já quando adicionado o xarope de guaraná, adoçante citado no tópico anterior, o valor de calorias para 100 gramas de açaí sobe de 60 para 110 calorias. Isso vai subindo com adição de diversos outros componentes que costumamos introduzir como guloseimas em uma tigela de açaí. São eles: Nutella, leite em pó, amendoim, paçoca, entre outros. 

Como calcular as calorias da tigela de açaí?

O açaí puro você já sabe que 100 gramas equivalem a 60 calorias, logo 200 gramas equivalem a 120 calorias e assim por diante. Caso deseje calcular somente a caloria do açaí puro, siga essa conta. Já se você deseja calcular o açaí mais seus complementos, você precisa calcular as gramas do açaí em conjunto com a dos componentes escolhidos. Veja a quantidade de calorias dos principais componentes usados:

  • Banana (1): 100kcal;
  • Aveia: 70Kcal;
  • Granola: 60Kcal;
  • Mel: 62 Kcal;
  • Paçoca: 76 Kcal
  • Catanha: 84Kcal;
  • Leite condensado: 85 Kcal;
  • Leite em pó: 84Kcal;
  • Calda de chocolate: 95 Kcal;
  • Sucrilhos: 55Kcal

Faça seus cálculos e consuma o açaí de forma consciente e para seu benefício. 

Onde comprar açaí 

O açaí é bem popular e pode ser encontrado em diversos locais. O ideal é comprar os produtos mais naturais possível. Escolha sempre os que contenham aprovação da ANVISA e da OMS. O açaí de má procedência pode transmitir chagas e outras doenças. Nós do Escolha Fitness prezamos pela sua saúde e segurança e indicamos sempre a loja da Amazon que é referência nos dois quesitos. Pode confiar!

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Resumo

Neste pequeno guia sobre a pergunta que mais vemos nessa internet a respeito do fruto açaí: Se ele engorda ou não, você descobriu não somente a resposta para essa pergunta como também aprendeu diversas receitas deliciosas com a polpa do açaí para pôr em prática ainda hoje e tirar os melhores benefícios desse fruto funcional e super saboroso. 

Sempre que desejar informações sobre o fruto pode voltar ao nosso conteúdo e sanar sua curiosidade ou dúvida. Para nos ajudar a crescer, peço que compartilhe este material em suas redes sociais e também com seus familiares e amigos. Agradeço por nos acompanhar até o final do artigo e nos veremos novamente em breve. Até lá!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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