BCAA Emagrece ou Engorda?

O mercado de suplementos continua a crescer e com ele as dúvidas a respeito de diversos suplementos. Aqui no EscolhaFitness.com esclarecemos a grande maioria dessas dúvidas e hoje vamos falar sobre uma bastante frequente: O BCAA engorda ou emagrece? Bom, antes de mais nada devo dizer que o BCAA é um dos suplementos mais populares do mercado e utilizado por diversos atletas. 

Se o BCAA fosse um suplemento que aumentasse a gordura do corpo, acredito que ele não seria tão utilizado e popular assim, mas é claro que vou explicar melhor em um dos tópicos abaixo. Aqui você vai descobrir também se o BCAA pode ou não favorecer a perda de peso e contribuir para um bom desempenho durante a atividade. Ainda por aqui vou te contar se esse suplemento contém algum efeito colateral. Vamos lá! 

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O BCAA nada mais é que um suplemento composto por três aminoácidos essenciais, que são aminoácidos que o organismo sozinho não é capaz de produzir. São eles: L-valina, L-leucina e L-isoleucina. Eles se encontram em alguns alimentos protéicos de origem animal como por exemplo o ovo, a carne, leite e laticínios em geral. Também é possível encontrá-los no feijão e em alguns legumes. 

A função desses aminoácidos é auxiliar as células na produção de proteínas, ou seja, sem esses aminoácidos a produção de proteína é prejudicada. Eles também participam das atividades físicas auxiliando na geração de energia durante o exercício. Caso a atividade tenha um período de tempo longo, ele ajuda na prevenção da fadiga central. 

No mercado de suplementos o BCAA pode ser encontrado em formatos de comprimidos, cápsulas ou em pó, que é o solúvel em líquidos. Apesar de ser conhecido pelos seus diversos benefícios, ainda existem dúvidas se o suplemento engorda ou ajuda no emagrecimento. Vou te explicar com mais detalhes essa questão:

BCAA engorda?

Não! O suplemento BCAA não engorda. Ele é, como já mencionado, uma junção de aminoácidos que auxiliam na produção de energia e proteínas, que são os ingredientes necessários para formar o músculo. Isso faz com que o BCAA seja benéfico para o ganho de peso, mas através de massa muscular, não de gordura corporal. 

É claro que isso também não significa que o BCAA seja um suplemento destinado a quem deseja emagrecer, mas significa que ele pode fornecer a energia necessária para um indivíduo obter melhores resultados com seus treinos, seja lá para qual for sua finalidade. O aumento de massa magra em si já ajuda na redução de gordura.  

Então BCAA emagrece?

De forma direta, não, o BCAA não é um suplemento emagrecedor. Porém alguns estudos comprovaram que o suplemento auxilia muito no ganho de massa muscular, que por sua vez auxilia muito na perda de peso. Percebe que é um processo? 

Se você deseja um suplemento para perder gordura corporal sem ganhar massa ou treinar, o BCAA não é a melhor opção. Já se seu objetivo é atingir um shape maneiro, com certeza se beneficiará dos aminoácidos. Vamos descobrir seus benefícios:

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1- Redução do apetite

Uma das contribuições do BCAA para o processo de emagrecimento é que, aliado a uma boa e nutritiva dieta, ele é capaz de reduzir significativamente o apetite. Isso porque a ingestão do suplemento sinaliza para o cérebro que diminui a fome e acelera o metabolismo. Além desse benefício, ele ainda possui efeito anabólico e na sensibilidade à insulina, que é o hormônio da serotonina, o que também reduz a vontade de comer. 

2- Aumento do Metabolismo

Além dos efeitos relacionados diretamente à fome ou à vontade de comer, o BCAA também favorece e muito a sinalização anabólica. Se consumido em conjunto com a vitamina E esse efeito é ainda potencializado. A proteína auxilia no aumento do metabolismo e favorece a queima de gordura mais rápida. 

3- Redução da noção de esforço

Um dos benefícios mais notórios do BCAA para os praticantes de atividades físicas é sua função de diminuir nossa própria noção de estarmos fazendo muito esforço ou de estarmos muito cansados. Isso faz com que consigamos ficar mais tempo nas academias queimando calorias e cumprindo cada exercício com maestria sem experimentar a sensação de exaustão. 

4. Previne Catabolismo (Quebra de Músculos)

Consumir o suplemento de BCAA antes ou durante o exercício físico é uma boa opção para prevenir o famoso catabolismo. Isso garantirá que seus músculos sejam quebrados para que o organismo utilize a energia, fazendo também com que a gordura seja queimada. 

5. Aumenta Resistência

Como já mencionado por aqui algumas vezes, um dos benefícios mais notórios do BCAA é de aumentar a resistência corporal durante a atividade física. A resistência é quem nos faz treinar com mais vigor, durante mais tempo e também executar um treino de grande qualidade. A exaustão e o cansaço são um dos principais sabotadores dos atletas. 

6. Reforço de Imunidade

O BCAA auxilia na preservação da glutamina armazenada. A glutamina é muito importante para a imunidade, logo o BCAA favorece também o sistema imune do organismo sendo ainda mais necessário em uma boa dieta. 

7. Aumenta Síntese de Proteína Aumentando Ganho de Músculos

Mantendo uma boa suplementação de BCAA durante as atividades físicas, além de favorecer a resistência, ele ainda elimina a necessidade dos músculos de liberar BCAA. Isso faz com que a síntese de proteínas e crescimento do músculo se mantenha.

8. Rápida recuperação, sem dor

A suplementação com o BCAA auxilia na redução daquela incômoda dor que sentimos um dia após a atividade física. Isso porque o músculo se recupera mais rapidamente e o processo de hipertrofia também é acelerado. 

BCAA ajuda a perder barriga?

Muito embora o BCAA não seja um suplemento termogênico ou relacionado diretamente a perda de gordura, ele auxilia na eliminação da gordura de forma indireta. Isso porque ele diminui o apetite e fornece mais energia para treinar, que é exatamente o que precisamos para perder peso. Mas não, o BCAA não é um termogênico para perda de gordura abdominal. 

Há efeitos colaterais no consumo de BCAA?

Sim! Consumir o BCAA de forma incorreta pode sim causar efeitos colaterais indesejados. São eles:

  • Depressão;
  • Alteração da glicose sanguínea;
  • Perda da coordenação motora;
  • Sobrecarga nos rins;
  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Agravamento da esclerose lateral amiotrófica. 

Esse é o motivo pelo qual sempre devemos consultar um nutricionista antes de sair por aí consumindo qualquer classe e quantidade de suplementos alimentares. Não consuma BCAA em grandes quantidades por conta própria. Invista em um profissional para te auxiliar a atingir seus objetivos saudáveis e estéticos. 

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Resumo

Neste pequeno guia conseguimos te explicar que o BCAA não engorda, diferente do que muitas pessoas pensam. Ele é sim um suplemento auxiliar no ganho e manutenção de massa muscular mas que pode também favorecer a perda de peso e aumento da imunidade do indivíduo que o consome. 

Use este guia como um pequeno manual e sempre que surgir dúvidas ou curiosidades esteja à vontade para voltar aqui e saná-las. Obrigada por nos acompanhar até o final do conteúdo e se possível nos acompanhe nas redes sociais e compartilhe o artigo com seus amigos e familiares. Nos vemos novamente em breve com mais conteúdo. Até! 

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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