Colageno Engorda ou Emagrece ?

Para darmos início a este guia completo que vai te contar se o colágeno engorda ou emagrece vamos começar te explicando o que é a substância. O colágeno é uma proteína fundamental para todo o funcionamento do corpo fluir, tanto internamente quanto externamente (nossa beleza). 

Essa proteína é uma das principais fornecedoras de toda a estrutura do corpo estando presente em todos os tecidos e órgãos. Nosso corpo tem muito mais colágeno do que podemos imaginar. Além de ser essencial para diversas funções do corpo, ele ainda é a matéria-prima da confecção do tecido dérmico e é capaz de promover a resistência em todo o tecido conjuntivo. 

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Sendo naturalmente produzido pelo organismo, o colágeno também é o responsável por manter a firmeza e elasticidade do maior órgão do nosso corpo, que é a nossa pele. Com o passar do tempo e os danos, essa produção natural da substância começa a cair e o resultado disso é o excesso de linhas de expressão, rugas, flacidez, entre muitos outros incômodos estéticos. 

Como você já deve ter notado, o colágeno é a substância em maior abundância no corpo humano. Ela é quem mantém as células individuais unidas fornecendo suporte para a pele e força para os músculos. Além disso ela também a responsável pela saúde e beleza das unhas e cabelos. 

O colágeno é uma proteína. Se consumirmos as quantidades sugeridas por nutricionistas a energia proporcionada pela ingestão do colágeno é usada para produção de células e enzimas reconstrutoras dos tecidos. A função da proteína não é criar um estoque de gordura.

Se consumida em altas quantidades, o corpo pode sim utilizá-la com essa finalidade, mas resumindo, essa não é sua função no organismo, ou seja, o colágeno em quantidades saudáveis não engorda. 

Geralmente os suplementos de colágeno são encontrados por aí com muitos outros nutrientes em sua formulação, esses nutrientes podem ser os responsáveis pelo aumento da gordura corporal, o colágeno sozinho não é capaz de fornecer toda essa energia extra que pode virar gordura.

Colágeno emagrece ?

Sim! O consumo de alimentos protéicos como por exemplo o colágeno auxilia no combate a fome, que o que nos faz exagerar na dose e comer tudo o que vemos pela frente a fim de nos saciarmos. Essa saciedade não vai depender 100% do colágeno, obviamente é necessária uma dieta balanceada e rica em outros alimentos proteicos. Unindo essa alimentação saudável ao uso do colágeno, é 100% possível acelerar o processo de emagrecimento. 

Acreditamos que o colágeno é um potencializador da dieta, quando o assunto é emagrecimento. Ele não é o principal responsável, mas é um aliado muito forte para se obter os resultados estéticos desejados. Tanto com o corpo quanto com a pele, cabelo, unhas e todo o nosso corpo.

Cuidados a ter com colágeno

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No geral, não existe nem uma contraindicação para o consumo de colágeno. Como mencionado, ele é uma substância naturalmente produzida pelo corpo e essencial para o funcionamento de todo ele. 

Como qualquer outro suplemento complementar, o colágeno deve ser ingerido somente com orientação de um profissional da saúde, em visa que ingerir a substância em excesso pode causar danos.

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Em se tratando de mulheres grávidas e lactantes, alguns cuidados específicos devem ser tomados. Nessa fase, a mulher precisa tomar bastante cuidado com suplementos, alimentação e tudo que ingere. O suplemento de colágeno deve ser inserido de forma estratégica na rotina de cada indivíduo levando em consideração suas necessidades.

Por esses motivos é de suma importância consultar um médico ou nutricionista. Ele saberá a quantidade indicada para cada indivíduo e assim diminuem muito os riscos de se consumir o colágeno.

Quando devo suplementar?

A síntese natural de colágeno pelo nosso próprio organismo começa a cair a partir dos  25 anos de idade. Nessa hora é que começar a suplementar o colágeno é mais indicado e apropriado. Antes disso, somente as pessoas que não se alimentam de forma adequada e que supra suas necessidades nutricionais e que devem cogitar a hipótese de suplementar a proteína. 

Além do fator idade, a suplementação também é indicada para quem pratica atividades físicas intensas ou esportes de alto rendimento, pessoas que têm dores nas articulações ou que sofrem de problemas nos ossos como artrose, artrite, osteoartrite e desgaste na cartilagem, pessoas que sentem frequentemente fraqueza ou queda nos cabelos e unhas, pessoas que estão se recuperando de quedas ou lesões musculares, fraturas e cirurgias, pessoas que desejam manter-se jovens por mais tempo e pessoas em idade avançada.

Também é indicado o suplemento para quem possua esses interesses:

Como tomar colágeno corretamente ?

A reposição do colágeno para o corpo pode ser realizada tanto pela ingestão de alimentos, em especial os de origem animal como por exemplo a carne vermelha, ovos, peixes, frangos, queijos, leite e derivados. Alimentos como leguminosa, cereais e outros ricos em vitamina E, selênio e zinco como por exemplo as amêndoas e castanhas, também são capazes de repor o colágeno no organismo. 

Em forma de suplementação, o colágeno pode ser encontrado em alguns formatos. Seja em shakes, em pó, cápsulas e etc. Vai do gosto de cada indivíduo escolher o que mais lhe agrada. A quantidade diária indicada pela grande maioria dos estudos é de 10 gramas por dia. Pessoas com baixa ingestão de proteínas ou elevado gasto de proteínas podem consumir doses maiores, mas é importante consultar um especialista. 

Dica: Quando consumido associado a vitamina C sua absorção pelo corpo é potencializada, por isso, fique a vontade para utilizar as duas substância em conjunto. 

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Resumo

Neste guia que responde a pergunta mais procurada a respeito do colágeno você descobriu se a substância engorda ou emagrece, se faz bem ou faz mal e ainda conheceu todos os seus benefícios para o corpo humano. 

Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas e curiosidades a respeito do assunto e caso ainda hajam ressalvas, pode deixar nos comentários que buscaremos por respostas. Compartilhe o artigo em suas redes sociais para nos ajudar a ajudar pessoas. Obrigado por nos acompanhar até aqui! Nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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