Colágeno Para que Serve e Benefícios ?

Suplementos de colágeno são muito comercializados no Brasil e no mundo inteiro. Isso porque os estudiosos comprovaram sua eficácia em diversas áreas do nosso corpo. Homens e mulheres de todas as idades suplementam com o colágeno. Com a popularidade da substância surgiram até mesmo muitas dúvidas sobre seus resultados.

A dúvida mais frequente é se ele engorda ou se de fato emagrece. Criamos este artigo 100% completo para te contar tudo a respeito do colágeno, maneira como ele age e todos os seus benefícios para o corpo de um indivíduo. É claro que como qualquer outra suplementação é interessante que seja procurado um profissional que irá analisar as quantidades e horários mais indicados para alcançar um determinado objetivo.

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O colágeno não passa de uma proteína extremamente fundamental para todo o funcionamento do corpo humano. Tanto na parte interna, quanto da parte externa, que é a nossa aparência física. Ele é um dos principais fornecedores de toda a estrutura corporal e está presente em todos os nossos tecidos e órgãos. Nosso organismo possui muito mais colágeno que pensamos. 

Muito além de ser essencial para o funcionamento perfeito do nosso corpo, ele é ainda a grande matéria-prima da confecção do tecido dérmico, sendo capaz de promover resistência para todo o tecido conjuntivo.  Uma característica que ainda não mencionei, é que a proteína colágeno é produzida de forma natural pelo nosso corpo e é também responsável por cuidar da nossa aparência física promovendo elasticidade e firmeza à nossa pele. 

Ao passar dos anos a produção natural da substância pelo corpo começa a decair e essa queda é quem proporciona os principais sinais de envelhecimento, que são as rugas, flacidez, linhas expressivas muito marcadas, entre alguns outros problemas estéticos. Já deu pra perceber que o colágeno é a substância mais abundante no nosso corpo, né? É ele quem mantém nossas células individuais juntas proporcionando suporte e firmeza para a pele e força para os músculos. 

Colágeno para que serve ?

Bom, a proteína é a responsável por auxiliar na elasticidade e resistência. Os movimentos realizados pelo corpo necessitam da substância para que os tendões e ligamentos sejam flexíveis ao mesmo tempo em que são resistentes e o colágeno promove exatamente isso. 

Outra ação do colágeno no nosso corpo é nas cartilagens que existem entre as articulações. Ele não permite que os ossos entrem em atrito uns com os outros, o que causa grande desgaste e dor. Atuando também na área da estética, a proteína também é responsável por deixar a pele, unhas e cabelos mais bonitos, firmes e jovens. 

Obviamente que a quantidade de colágeno presente no corpo de um jovem de 20 anos é divergente da quantidade da mesma substância no organismo de um idoso de 70 anos de idade. Mesmo que ele possua síntese natural pelo corpo, com o passar do tempo, como já te contei, os números vão caindo proporcionando muitos problemas. Há quem pense que a proteína só ajuda na estética, mas está enganado. O colágeno é fundamental para o bom funcionamento das cartilagens, prevenção de úlceras, entre outros.

Tipos de colágeno

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Colágeno hidrolisado:

O colágeno hidrolisado é o mais comum a ser encontrado no mercado. Ele conta com 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas, inclusive a tão popular vitamina C. O colágeno hidrolisado é em pó, ou seja, livre de água, o que faz juz a seu nome, já que hidrólise é a quebra de substâncias com perda da água. Ele é absorvido de forma mais rápida pelo corpo, graças a vitamina C. 

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I também é muito facilmente encontrado. Ele se localiza em abundância em locais que sofrem grandes tensões e necessitam de um pouco mais de resistência. Alguns lugares onde ele pode ser achado é na cartilagem fibrosa, nos tendões e no tecido conjuntivo frouxo e denso. Pode ser também nos próprios ossos, na pele e até em nossas córneas. 

Colágeno tipo II

O tipo ll não possibilita que diferencie-o do tipo l. Ele também é encontrado em áreas resistentes do corpo  e que sofrem pressões como a cartilagem hialina e elástica, nas córneas e nos discos invertebrais. Sua produção acontece no condrócitos. Esse é mais indicado para o tratamento de artrose. 

Colágeno tipo III

O colágeno tipo lll está localizado em grande abundância no tecido conjuntivo frouxo e no músculo liso. Ele é responsável por constituir as fibras reticulares e também pode ser encontrado no endoneuro, na artéria aorta, nas trabéculas dos órgãos hematopoiéticos, nos pulmões, fígado, útero e até em músculos do intestino. 

Colágeno tipo IV

Esse tipo da substância localiza-se na lâmina basal, nos rins, nos glomérulos e nas lentes da cápsula do cristalino. Ele não é associado às fibras delgadas e pequenas. Possui por função filtrar e sustentar. 

Colágeno tipo V

O tipo V pode ser tranquilamente associado ao tipo I. Isso porque ele também está presente em áreas que sofrem fortes tensões. Ele ainda é responsável por proporcionar aos tecidos corporais a elasticidade para esticar e desenvolver maior resistência. Ele pode ser encontrado no nosso sangue, tendões, ossos, na placenta e até na pele. 

Colágeno tipo VI

Esse encontra-se na grande maioria dos tecidos conjuntivos. Tecidos esses que são a camada mais íntima da placenta, no sangue, pele e nos discos invertebrais. 

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Colágeno tipo VII

O tipo VII encontra-se nas células corioamnióticas, placenta e na junção dermo-epitelial. 

Colágeno tipo VIII

Já o tipo VII localiza-se em células do endotélio, que é a membrana epitelial que reveste uma grande parte interna dos vasos de sangue. 

Colágeno tipo IX

O tipo IX está diretamente ligado ao colágeno tipo II. Ele pode ser encontrado também na retina, córneas e cartilagem. Ele é um componente protéico para os órgãos. Possui por função manter as células unidas fornecendo resistência a possíveis pressões.

Colágeno tipo X

O tipo X do colágeno localiza-se na área das cartilagens hipertróficas, que é onde os condrócitos estão em tamanhos maiores e com citoplasma com bastante glicogênio. 

Colágeno tipo XI

Já o tipo Xl de colágeno é achado em nossos discos invertebrais e interage com os tipos ll e também com o XI. 

Colágeno tipo XII

Por último mas não menos importante, temos o colágeno tipo XIl. Ele está associado aos tipos l e lll e pode ser encontrado em regiões que recebem muitas tensões, como por exemplo os ligamentos e tendões. 

Agora que os tipos estão muito bem explicados, vamos aos benefícios do colágeno. Veja:

Benefícios do colágeno

Vou te contar agora todos os benefícios do colágeno para o seu corpo. Com todas essas informações, é você quem analisa se vale a pena ou não suplementar a proteína. Veja:

Melhora na firmeza da pele

A substância é a grande responsável por manter a firmeza, elasticidade e estrutura da pele. Ela é uma ótima aliada na saúde e consequentemente beleza da derme. A falta da proteína pode causar flacidez e surgimento dos sinais de envelhecimentos. 

Protege as articulações

O colágeno também é fundamental para o funcionamento das articulações, pois ele faz parte da estrutura da molécula da cartilagem. Essa estrutura é vital para a proteção dos ossos durante movimentos comuns realizados no cotidiano, ou os mais intensos feitos em academias. 

Ajuda no tratamento da osteoporose

Como já mencionado, ele é excelente para a cartilagem e tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite. A substância ainda aumenta a densidade mineral óssea que protege as cartilagens aliviando muito os sintomas de dor ou atritos dos ossos. 

Previne o envelhecimento

Sendo uma das principais substâncias de sustentação da pele, o colágeno é perdido com o passar do tempo. É isso que faz com que os sinais de envelhecimento comecem a aparecer. A produção começa a declinar a partir dos 25 a 30 anos. Nesse momento é necessário começar a repor a substância para não desenvolver rugas, linhas profundas e outros incômodos faciais. 

Ajuda na proteção contra a úlcera gástrica

O colágeno também serve para fortalecer não só nossa pele e articulações, mas também atua na proteção contra úlcera gástrica no estômago. 

Funciona como anti-hipertensivo

São tantos os benefícios do colágeno que fica até difícil citar cada um deles, mas a proteína ainda apresenta efeito anti-hipertensivo. Estudos comprovaram o potencial anti-hipertensivo do colágeno hidrolisado derivado do boi e do porco. O estudo foi realizado em ratos naturalmente hipertensivos e os resultados contra a doença foi muito satisfatório. 

Quando devo tomar colágeno ?

Não existe uma regra em se tratando de quando inserir o colágeno em sua rotina de suplementação. Geralmente é utilizado por mulheres com idade superior a 50 anos. Nossos metabolismos começam a desacelerar após os 30 anos de idade e aí é quando verdadeiramente notamos algumas diferenças em nosso rosto e corpo, essa é a hora mais indicada para começar a suplementar com a proteína. 

Existem muitas pessoas com dietas nada protéicas e não consomem quantidades razoáveis da substância em seu dia-a-dias. Aí não importa a idade, é importante começar a consumir a proteína em forma de suplemento o quanto antes. Para saber se você precisa ou não, basta procurar um especialista no assunto para lhe acompanhar. O colágeno pode também evitar incômodos estéticos como estrias, pele flácida, problemas articulatórios e nos ossos, mas para isso, também é interessante realizar uma consulta. 

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Resumo

Neste artigo absolutamente completo sobre a substância colágeno você descobriu desde do que se trata a proteína até seus principais benefícios para o corpo. Por aqui também te indicamos qual a melhor idade para consumir a suplementação a base da proteína e até mesmo como trazê-la a sua rotina de forma natural pela alimentação.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo e que compartilhe com seus amigos e familiares.

Obrigado por me acompanhar até o final e nos vemos em breve com mais dicas e informações!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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