Como fazer barra de proteína ? Receita Caseira

As barras de proteínas viraram um sucesso! Seja dentro das academias, nas escolas, no trabalho. Graças a sua praticidade, ela pode ser consumida facilmente em qualquer local. Já que seus ingredientes são, em sua maioria naturais, porque não fazer sua barra de proteína em casa ? O problema é como fazer uma barra de proteina, não é verdade ? 

Pensando em quem gosta de preparar sua própria alimentação, ou simplesmente quem deseja se arriscar a fazer o procedimento sozinho, criamos esse artigo para auxiliá-lo no processo de como fazer uma barra de proteína em casa. 

Aqui vou te ensinar três receitas bem simples e mega nutritivas com pouquíssimos ingredientes e que demandam de poucos minutos para ficarem prontas. Vamos lá!

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como fazer barra de proteína

Como já te contei, a receita é bem simples e vamos precisar somente de 4 ingredientes para fazermos a primeira barra. Acompanhe, disponibilizamos todos os ingredientes abaixo:

Todos os Ingredientes

  • 1 xícara de pasta de amendoim - A pasta de amendoim é uma gordura monoinsaturada que possui proteínas vegetais e também triptofano (aminoácido utilizado na biossíntese de proteínas) e ainda aminoácidos precursores de serotonina, que é uma amina importante na atividade dos músculos. 
  • 1 xícara de aveia em flocos - A aveia em flocos é um componente rico em fibras e proteínas vegetais capazes de promover uma saciedade por muito mais tempo, inibindo aquela fome compulsiva.  Por isso não se esqueça de colocar 1 xícara de aveia, pois ela é fundamental para esta receita. 
  • 2 claras de ovo - As claras de ovos são abundantes fontes de aminoácidos essenciais e ainda é uma excelente proteína animal capazes de proporcionar mais foco e concentração durante o treino.
  • 4 scoops dosadores de leite de coco em pó ou leite em pó desnatado - O leite de coco além de proporcionar um sabor muito agradável, ainda é muito benéfico e nutritivo

Como você pode notar, os ingredientes são muito simples e muito provavelmente você os tenha em casa. Agora vamos para o modo de preparo da barra:

como fazer barra de proteína

Modo de Preparo

  1. Morne a pasta de amendoim em uma panela ou no microondas para que ela fique maleável e com uma textura mais molinha.
  2. Adicione todos os ingredientes em um recipiente e misture com uma colher de pau até que sua textura fique uniforme.
  3. Unte a forma, mas não utilize farinha de trigo, já que nosso objetivo é criar uma barra de proteína com poucas calorias, o ideal é utilizar farinha de aveia, farinha de arroz ou farelo de trigo. 
  4. Após untar toda a forma, despeje uniformemente todo o conteúdo do recipiente na forma. 
  5. Leve ao forno a 180 graus por 20 a 30 minutos, vá observando. 
  6. Retire do forno, espere esfriar um pouco e corte em retângulos, basicamente, no formato das barras de proteínas prontas. 

A receita, se mantida na geladeira, dura cerca de uma semana inteira. Vale muito a pena reproduzi-la.

Informação nutricional (por barra)

Cerca de 180 Kcal no total, podendo ser utilizada como um excelente pré e pós treino, ou somente para gambelar a fome. 

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#2 - Barrinha de proteína com whey receita

barra de proteína

Todos os Ingredientes

  • 3 xícaras de aveia - A aveia é um cereal muito benéfico para a saúde, ela auxilia no bom funcionamento do intestino retardando o esvaziamento gástrico além de ser um excelente redutor do colesterol.
  • ½ xícara de manteiga de amendoim - Como já mencionado na receita acima, a manteiga ou pasta de amendoim é uma gordura monoinsaturada que possui proteínas vegetais e é excelente para ansiedade.
  • 1 xícara de leite desnatado - O leite desnatado é uma rica fonte de proteína e de vitaminas A e D, além de outros benefícios.
  • 4 scoops de whey protein do sabor da sua escolha (fica delicioso quando se utiliza o sabor baunilha) - O whey é a estrela da nossa receita, suas vantagens para o corpo são incontáveis.
  • Pitadas de canela em pó.

Modo de Preparo

  1. Primeiro adicione todos os ingredientes em um recipiente e misture com uma colher até um ponto em que a massa fique com textura consistente (isso pode levar alguns minutos).
  2. Coloque todo o conteúdo já homogêneo dentro de uma bandeja e separe a mistura em 8 partes, formando 8 barras.
  3. Envolva em papel alumínio e coloque na geladeira durante uma noite inteira. 

O modo de preparo é muito simples e prático, não é mesmo? A barra caseira pode durar até 4 dias na geladeira. 

Informação nutricional (por barra)

Cada barra de whey protein equivale a cerca de 185 Kcal.

#3 - Barra de proteína de banana

barra de proteína

A banana é uma fruta muito saudável, além de deliciosa. Vamos aprender a criar uma barra de proteína sabor banana? Veja como, disponibilizamos todos os ingredientes abaixo:

Todos os Ingredientes

  • 1 Banana amassada - A banana pode diminuir o apetite bem como evitar cãibras durante os exercícios. 
  • 4 medidas de whey protein isolado com sabor de sua escolha - Esse você já conhece bem os benefícios.
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia - Auxilia o bom funcionamento intestinal entre outros muitos benefícios.
  • 1 colher de sopa de leite ou água - Se utilizar leite, ele precisa ser desnatado.
  • Semente de chia salpicada para decorar.

Modo de Preparo

Para botar a mão na massa é bem simples, basta:

  1. Adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mistura-los até obter uma textura homogênea. 
  2. Unte a forma com óleo de coco e farinha de arroz.
  3. Despeje o conteúdo do recipiente na forma deixando a massa bem fininha.
  4. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por aproximadamente 15 minutos.
  5. Corte no formato de retângulo e mantenha-a sempre na geladeira.

Bem simples este modo de preparo. 

Informação nutricional (por barra)

Cerca de 180 calorias por barra.

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Resumo

barra de proteína

Aqui você aprendeu absolutamente tudo o sobre os suplementos mais vendidos no mercado fitness que podem te auxiliar muito no seu processo de emagrecimento ou ganho de massa magra. Independente do seu objetivo, existe um suplemento específico para você.

Não perca tempo, observe as descrições e escolha o suplemento alimentar que mais vai lhe beneficiar durante a rotina de dieta e treinos. Sempre que tiver dúvidas com relação a esses componente, te convido a voltar por aqui e esclarecê-las. Deixe nos comentários suas dúvidas e resultados. Agradeço por seguir comigo até o final do artigo e até a próxima!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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