Como tomar colágeno em cápsulas e em pó? [2021]

Fica muito difícil para nós acreditarmos que talvez o segredo da juventude esteja em apenas uma proteína. Isso mesmo, muitos especialistas afirmam que o colágeno é o mais próximo que temos da famosa fonte da juventude. Ele pode ainda ajudar o seu corpo a se manter muito mais saudável. 

Muito se fala sobre a proteína na internet e também de boca em boca, é claro, mas será que realmente sabemos seus reais benefícios, do que realmente se trata o colágeno ou mesmo como consumí-lo de maneira correta? É um fato que ele te ajuda a ter uma vida e consequentemente uma aparência mais saudável, mas porque? 

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Neste artigo vou te contar absolutamente tudo o que você precisa saber antes de começar a consumir colágeno. Seja ele em pó ou em cápsula, o colágeno é o melhor amigo da juventude! Acompanhe o artigo com atenção para descobrir os motivos. Vamos lá! 

Basicamente colágeno são aquelas proteínas as quais chamamos de substâncias construtoras. Elas são responsáveis por manter todo o funcionamento do corpo e são formadas de uma junção de aminoácidos como por exemplo a arginina, glicina, prolina, hidroxiprolina, e proteínas. 

A função básica do colágeno em nosso organismo é de estruturar e sustentar grande parte dele. O problema é que com o passar do tempo a produção natural da substância pelo corpo começa a cair. Isso acontece porque o organismo vai deixando aos poucos de produzir essa proteína tão importante. 

E é a partir daí que se torna mais que essencial fazer a reposição do colágeno via oral. Ele pode ser encontrado em diversos formatos no mercado como por exemplo em cápsula ou mesmo em pó e com sabores. 

Agora vou te contar os principais benefícios que o colágeno pode te oferecer. Veja:

  • Ajuda a aliviar dores nas articulações;
  • Pode impedir a perda óssea;
  • Age na massa muscular;
  • Promove a saúde do coração.

Quando preciso de tomar colágeno?

Bom, basicamente todo e qualquer indivíduo necessita e se beneficia da ingestão de colágeno. Normalmente sua indicação vai para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos, mas isso não é regra. Pessoas de qualquer idade que tenham problemas nas articulações podem consumir o colágeno. 

Outro grupo que pode e deve suplementar o colágeno diariamente são aquelas pessoas que não conseguem por meio da alimentação atingir bons níveis da proteína no organismo. Você já sabe que manter esses níveis equilibrados é muito importante. Por isso, se você sabe que não ingere a quantidade necessária, suplemente. 

Indivíduos fumantes ou pessoas que expõem muito ao sol também podem e devem consumir a proteína, pois o tabagismo e o sol são os principais responsáveis pelo envelhecimento prematuro do corpo. Adicionar o colágeno na rotina pode ser uma boa opção para retardar esse envelhecimento. 

Outro grupo que se beneficia dos resultados do colágeno são aquelas pessoas que acabaram de passar por alguma cirurgia mais invasiva ou qualquer problema que tenha deixado alguma cicatriz, pois ele também age acelerando a cicatrização da pele. Muito bom, não é mesmo? 

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Como tomar colágeno em cápsulas e em pó?

Existem muitas formas de tomar o colágeno. Seja o colágeno solúvel que pode virar um delicioso shake, pode ser o em pó ou mesmo os tradicionais em cápsulas. O importante é não esquecer da importância do seu consumo.

Em Cápsulas

O colágeno em cápsulas é o mais popular do mercado e pode ser encontrado em diversos lugares pela cidade. Até mesmo em supermercados podemos encontrar os colágenos em cápsulas. Ele é também a forma mais simples de se consumir, necessitando apenas de um copo de água para engolir a cápsula. Esse formato é mais indicado para quem tem uma rotina agitada e necessita de uma solução mais prática. Geralmente as cápsulas são também mais baratas. 

Em Pó

O colágeno em pó, assim como o em cápsula, também é muito fácil de ser encontrado para consumo. Ele exige uma mistura líquida para diluição, por isso é indicado para quem consome a proteína em casa e tem uma rotina menos apertada. O colágeno solúvel pode ser delicioso, contendo sabores gostosos para você se deliciar. Eles também podem ter mais componentes em sua formulação como por exemplo vitaminas. 

Qual a quantidade que devemos ingerir por dia ?

Que o colágeno é muito importante para manter todo o organismo funcionando perfeitamente, você já entendeu. Ele pode ser reposto através de suplementos, como já te contamos, mas também por meio da alimentação, principalmente os alimentos de origem animal. 

Os principais alimentos que possuem colágeno são: Carne vermelha e branca, ovos, peixes, queijos, leites e seus derivados e também para os veganos as leguminosas, cereais e alimentos ricos em vitamina E, selênio e zinco, alguns exemplos são as amêndoas e a castanha do pará. 

Segunda a grande maioria dos especialistas a dose diária mais indicada é de 10 gramas. Isso significa que todos os dias precisamos ingerir cerca de 10 gramas de colágeno através de alimentação ou suplementação. Muitas vezes somente a alimentação não consegue nos favorecer com essa dose diária. Por isso é importante consumir o colágeno em cápsula ou em pó. Uma dica é consumir o colágeno com a vitamina C. Ela auxilia na absorção da proteína no organismo. 

Quanto tempo o colágeno demora a fazer efeito ?

Até hoje não existe nem um estudo concreto que comprove o tempo exato de ação do colágeno no organismo. Mas na maioria dos casos, a partir do momento em que você insere a proteína em sua dieta você já precisa ter a noção de que os resultados aparecerão no longo prazo. Por isso é tão importante começar o quanto antes. 

Se você ainda está pensando sobre a quantidade, se deve ou não consumir, entre outras dúvidas frequentes que visitam nossos pensamentos quando se trata de algo novo, indicamos que procure um especialista. Ele irá te ajudar com a dosagem, te auxiliando não só com a dosagem ideal para você, mas também com marcas e formatos para escolher.

Outra dica muito importante é não exagerar na dose. Sempre tem aqueles indivíduos que pensam que se dobrarem a dose, o resultado vem mais rápido ou dobrado. Isso é um grande erro que pode trazer sérias consequências, por isso, se deseja consumir o colágeno por conta própria, não exceda a quantidade de 10 gramas por dia. 

Contraindicações

O colágeno não possui contraindicações, porém o mais indicado é que a proteína seja consumida com orientação médica, já que como mencionado acima, seu excesso pode trazer alguns danos à saúde. Isso se agrava ainda mais no caso de mulheres gestantes ou lactantes. Por isso, se possível procure um profissional. 

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Resumo

Neste artigo completo sobre como consumir o colágeno, substância de extrema importância para a saúde e manutenção do corpo, conversamos um pouco sobre a proteína e também te contamos qual a maneira correta de consumi-la, além de te informar a quantidade da mesma que deve ser ingerida diariamente e os perigos de se exceder essa quantidade. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e absorvido o conhecimento necessário para começar ainda hoje a implementá-lo e obter melhores resultados estéticos e saudáveis, já que o colágeno é muito popular por ser um grande amigo da juventude. Compartilhe o material com seus amigos e obrigado por acompanhar até o fim. Nos vemos muito em breve.

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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