Como Tomar Hipercalórico : Antes ou Depois do Treino ?

Seguindo em uma direção contrária a maioria das pessoas que buscam incansavelmente por suplementos redutores de medidas, existem aquelas que tem por objetivo o ganho de peso. Geralmente, essas pessoas tem dificuldade em atingir seu peso ideal ou mesmo de ganhar a tão almejada massa muscular. Foi pensando nessas pessoas que a indústria de suplementos criou os hipercalóricos. 

Devido a grande correria do dia a dia, temos pouco tempo para nos preocuparmos e executarmos nosso cuidado com a alimentação. Isso reflete em todo o nosso corpo. Pessoas com dificuldades em ganhar peso são as que mais sofrem as consequências de uma dieta desregrada o que acaba baixando a autoestima e autoconfiança desses indivíduos. 

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Existem muitas e muitas variedades de suplementação no mercado e isso pode confundir por completo as pessoas magras que visam ganhar peso e massa muscular. São muitos termos, muitas opções e pouca informação. Separamos esse guia absolutamente completo sobre os melhores hipercalóricos para que você não fique perdido na hora de escolher o seu. Vamos ao que interessa!

Sem sombra de dúvidas a grande demanda dos frequentadores de academia é o aumento de massa muscular. Isso é unânime! Muitas pessoas se planejam durante o dia para conseguirem encaixar a rotina de treinos em seu dia a dia, mas é claro que pessoas com dificuldades em adquirir peso podem não alcançar esse objetivo com tanta facilidade e o sentimento é de completa frustração, esforço jogado fora! 

Não são poucos os obstáculos que impedem esses indivíduos de chegarem onde almejam, basicamente, eles precisam lutar contra seu biotipo e seu organismo. Apesar de se “matarem” de treinar e pegar pesos e mais pesos, mudar a alimentação, contratarem personais, não obtém o resultado desejado graças a alguns fatores genéticos. 

É aí que o hipercalórico entra para auxiliar na dieta dessa pessoa. Se o objetivo dela é ganhar força e músculos, faz sentido que ela aumente (e muito) sua ingestão de calorias diárias, certo? Esse suplemento fornece ao corpo os nutrientes suficientes e necessários para a construção de mais tecido muscular. O hipercalórico é o responsável por, em conjunto com a alimentação, aumentar essas calorias.

Qual o melhor horário? Devo tomar o hipercalórico antes ou depois do treino ?

Antes de te explicar um pouco melhor sobre os horários mais adequados para se tomar a substância, gostaria de explicar um pouco mais da função do hipercalórico. Assim você entenderá melhor a respeito da melhor hora para ingeri-lo. Veja:

  • Aumento do consumo de calorias:
    Como já te contei, o hipercalórico fornece mais calorias benéficas para o nosso organismo. Isso permite com que os músculos cresçam mais e mais. O corpo precisa de alguns nutrientes para hipertrofiar, e se esses nutrientes não são encontrados, o corpo pode perder o pouco de massa que já possui, ou mesmo o treino se torna em vão. 

  • Nivelamento de macronutrientes:
    Sem o uso de uma balança, dificilmente você conseguirá equilibrar a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e gorduras necessárias para a hipertrofia muscular. Com a dose certa de um bom hipercalórico isso é facilmente resolvido. 

  • Fornecimento de energia corporal:
    Além do aumento de boas calorias ingeridas diariamente, o suplemento hipercalórico ainda são fontes de proteínas e micronutrientes que auxiliarão no seu desempenho físico fornecendo toda a energia necessária para concluir um bom treino. Responsável por aumentar os níveis de glicogênio, o hipercalórico é um excelente pré treino. 

  • Fornecimento de nutrientes importantes:
    A grande maioria dos hipercalóricos disponíveis no mercado contam com minerais e outros nutrientes importantes como por exemplo o whey protein, a albumina e a creatina em sua formulação. É possível encontrar esse tipo de suplemento até mesmo com vitaminas, cálcio e sódio. Tudo isso equilibra e muito o organismo.
  • Auxilia na recuperação dos músculos:
    O hipercalórico também auxilia na recuperação dos tecidos musculares (que é o que causa hipertrofia), o que faz dele, também, um excelente pós treino. Auxiliando esse suplemento a uma boa rotina de treinos e alimentação seus músculos se desenvolverão fortes e saudáveis..
  • Manter os ganhos obtidos:
    Uma vez que você atingiu pelo menos uma parte dos seus objetivos com relação aos ganhos de massa você precisa manter esses ganhos. O hipercalórico também é responsável por manter a massa muscular obtida.

Depois do treino

No caso de optar por tomar o hipercalórico ao acordar, ele vai cumprir o papel de ajudar a evitar o temido catabolismo, ou seja, perda de massa. Utilizar o suplemento dessa forma é muito benéfico na manutenção e no ganho de massa magra. Já se preferir tomá-lo antes do treino, seu corpo se encherá de energia e vigor para treinar. 

Essa energia lhe ajudará no desempenho durante os exercícios e também ajudará a não fadigar os músculos. O hipercalórico possui altas quantidades de carboidrato que serão utilizados durante os exercícios. 

Antes do treino

Tomar o hipercalórico como pós treino também é uma boa opção. O suplemento vai funcionar como um repositor de energia, fornecendo os nutrientes perdidos que auxiliam em diversas funções metabólicas e também é claro, na recuperação do tecido muscular. Alguns carboidratos e proteínas são excelentes para garantir que seu corpo tenha sempre as substâncias necessárias para hipertrofiar.

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Quantidade de hipercalórico recomendada por dia

Talvez essa seja a dúvida mais frequente dentre os frequentadores de academia e apaixonados por musculação. A maioria das pessoas que se dispõe a começarem a tomar suplementos hipercalóricos não procuram profissionais e não sabem qual a quantidade recomendada para se tomar em um dia. 

A verdade é que não existe receita de bolo e muito menos quantidade ideal diária para o hipercalórico. O mais indicado mesmo é encontrar um bom nutricionista que será responsável por te precisar a quantidade mais indicada para que você atinja seus objetivos estéticos. 

Alguns suplementos até disponibilizam em seu rótulo essa informação, porém, de forma bem pouco aprofundada. Para te dar uma base, no geral são indicados cerca de 90 gramas de suplemento hipercalórico por dia. Ele deve ser ingerido espaçadamente para compor refeições. Evite tomar as 90 g de uma vez só.

Atenção, se sua alimentação for rica em proteínas e em menores quantidades de carboidratos não é indicado que tome as 90gramas de hipercalórico por dia. Por isso é tão importante consultar-se com um profissional. Ele vai analisar a sua dieta e te auxiliar no uso adequado do suplemento. 

Contraindicações e efeitos colaterais dos hipercalóricos

Os hipercalóricos são suplementos altamente energéticos e de muito fácil preparo. É bem comum que os consumidores pensem que o mesmo é capaz de substituir refeições importantes, isso não é verdade e pode causar sérios riscos a saúde. 

O suplemento é rico em carboidratos, e é claro, são contraindicados para pessoas que sofrem com problemas glicêmicos (taxas elevadas), pessoas diabéticas, pessoas pré-diabéticas e também para pessoas que possuem problemas hepáticos e renais, pois o hipercalórico pode sobrecarregar os rins e o fígado. 

Embora os suplementos hipercalóricos sejam seguros e se utilizados corretamente podem proporcionar muitos benefícios ao corpo, seus efeitos colaterais podem ser diversos. Veja alguns dos mais frequentes:

  • Ganho excessivo de peso
  • Toxicidade
  • Aumento da glicose sanguínea
  • Sobrecarga hepática
  • Sobrecarga renal
  • Eliminação de cálcio
  • Problemas digestivos
  • Deficiência de nutrientes

Por isso é de suma importância procurar um médico nutricionista para planejar a sua dieta inserindo o suplemento e não sair por aí tomando altas quantidades visando obter resultados rápidos.

Vale mesmo a pena tomar um hipercalórico ?

Sim. Se você possui o desejo de aumentar a sua massa magra ou até mesmo ganhar um pouco de gordura corporal, vale sim a pena investir nos suplementos hipercalóricos. Mas antes disso é necessário estar ciente de suas precauções.

Mais uma vez repito que o mais indicado, antes de iniciar um ciclo com qualquer tipo de suplemento, o mais indicado é entrar em contato com um profissional. O nutricionista é quem vai analisar suas condições de saúde e seu estado nutricional, para então detectar se você pode ou não fazer o uso do hipercalórico e qual o mais indicado para seus objetivos, em conjunto com a alimentação, é claro.  

Qualquer pessoa com qualquer biotipo pode fazer uso do hipercalórico já que ele não passa de uma forma mais conveniente e prática de se ingerir boas calorias. É bem importante entender que não se trata de um suplemento milagroso que vai lhe fazer dormir magro e acordar com alguns kg a mais. Faça o uso correto do produto e vai ver que realmente vale a pena consumi-lo. 

Perguntas Frequentes

O suplemento hipercalórico é, de fato, bem polêmico e muitas dúvidas surgem a seu respeito. Separamos então duas das principais dúvidas a respeito do suplemento para esclarecer para vocês de uma vez por todas. 

Posso tomar hipercalórico com whey?

Claro! Mas isso vai depender um pouco do seu objetivo. Vou te explicar um pouco mais sobre as duas substâncias. Analise:

Hipercalórico:

O hipercalórico é mais indicado para pessoas com grande dificuldade em ganhar massa muscular e que dependem de uma quantidade maior de calorias diárias, pessoas que treinam duas ou mais vezes por dia e precisam de mais energia e reposição de nutrientes e pessoas que praticam atividades físicas muito intensas e por isso possuem um gasto calórico elevado.

Whey Protein:

O famoso whey é a substância mais indicada para os amantes da musculação que visam deixar seu corpo bem sarado e definido. Ele é excelente para quem deseja manter a massa muscular já conquistada e também prevenir que ela se perca, para quem deseja, como já mencionado definir a musculatura, e também para aqueles que possuem dietas muito restritas em carboidratos.

O whey protein também pode ser uma boa opção para quem deseja substituir o hipercalórico quando o peso desejado é obtido. O whey também ajuda na eliminação de gordura acelerando o metabolismo e favorecendo a perda de peso. Ele, assim como o hipercalórico, aumenta a força e melhora o desempenho físico.

Posso tomar hipercalorico sem treinar?

Para responder essa pergunta, é necessário compreender um pouco a respeito da sua rotina de exercício e também do seu tipo físico. Se você possui o biotipo ectomorfo, pode sim tomar o hipercalórico todos os dias com o objetivo de repor as calorias ao seu organismo, mas fique atento. Se você consumir hipercalórico apenas tendo por objetivo o ganho de massa magra, é melhor que consuma somente quando for treinar. 

Caso contrário seu tiro pode sair pela culatra e você sofrer efeito contrário ao que você deseja, ganhando peso e gordura. Para desenvolver massa muscular é preciso romper os tecidos com musculação para que assim haja a hipertrofia. Não é simplesmente tomar um ou dois shakes de qualquer que seja o suplemento.

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Resumo

Aqui neste artigo completo sobre o suplemento hipercalórico você aprendeu tudo o que precisa saber sobre ele: Como tomar, se pode ou não tomar com outras substâncias, quais os melhores horários para seus objetivos, entre outros tópicos. 

Nós do Escolha Fitness te desejamos muito boa sorte com seus resultados com o suplemento e caso obtenha-os, conte pra gente aqui nos comentários a respeito da sua experiência. Obrigado por nos acompanhar até aqui e espero ter sanado suas dúvidas sobre o hipercalórico. Até a próxima!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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