Como tomar ômega 3 antes ou depois das refeições ?

Como você já deve saber, o ômega 3 é um suplemento que possui 3 tipos de ácidos graxos denominados essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo. São eles: ALA, EPA e DHA. Quando nossas membranas dispões de abundância desses ácidos, todas as funções das células funcionam melhor e assim todo o corpo humano.

O ômega 3 ainda age em um componente dos nossos neurônios e também no recobrimento da retina ocular, que é a parte dos olhos que faz com que enxerguemos o mundo a nossa volta. Mesmo que o suplemento seja muito popular entre seus consumidores ainda existem dúvidas a seu respeito. 

Qual o melhor horário para consumir? Antes ou depois do almoço? Descubra connosco neste texto. 

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O ômega 3 é um suplemento benéfico em todas as fases e etapas da vida de um indivíduo. Desde a gestação até a idade adulta e também na velhice. Durante a gestação ele contribui muito para o desenvolvimento do sistema neurológico do feto. Já na infância, pode contribuir com o sistema imunológico. 

No decorrer da maioridade ele contribui na regulação dos níveis de colesterol diminuindo o colesterol ruim do corpo e também os triglicerídeos. Além disso, ele proporciona uma melhora significativa nos níveis de colesterol bom e pode até mesmo auxiliar na saúde cardiovascular do sistema cognitivo e no emagrecimento. 

Já na idade avançada ele atua como um excelente anti-inflamatório auxiliando nas dores articulares causados pelo processo de envelhecimento. Suplementar ômega 3 é importante para quem não costuma ingerir alimentos ricos nos ácidos graxos. Alguns veganos podem sofrer bastante com a escassez da substância no organismo, já que não consomem nada de origem animal.

De modo geral, o suplemento pode ser consumido por todas as pessoas, menos aquelas que possuem alergias a peixes, camarão e crustáceos de todos os tipos. A maioria das pessoas sofrem com deficiência de ômega 3 no organismo e nem sabem pois até já acostumaram. 

Essa falta pode causar danos graves à saúde como por exemplo ganho de peso e problemas cardíacos. O ômega 3 é benéfico até mesmo para quem sofre de ansiedade e depressão. Já deu pra perceber a importância de implementá-lo, não é mesmo? 

Consulte já um nutricionista da sua confiança e introduza já esses ácidos graxos em sua dieta e desfrute de cada um de seus benefícios. 

Quanto consumir de ômega 3?

Para aproveitar cada um de seus benefícios não basta sair tomando o ômega 3 de qualquer jeito!  É muito importante consumir na quantidade e forma correta. Cada indivíduo necessita de uma quantidade específica dos ácidos graxos no organismo. Variantes como peso, idade e sexo pode interferir, o estado de saúde também. 

De forma geral o mais indicado é consumir a quantidade diária de 1 a 4 gramas de ômega 3 para manter a saúde em dia. Porém, essa informação não exclui nem diminui a necessidade de buscar uma orientação profissional específica, já que como explicamos nossos organismos são todos diferentes e abusar dessa substância faz tanto mal quanto sua falta. 

Quando for fazer uso de um suplemento de ômega 3, opte pelos de concentração de pelo menos 1000mg e a menor quantidade de cápsulas. As melhores versões desse tipo de suplemento dispõem da relação de 3:2 de EPA e DHA em sua formulação. Fica a dica!

Como tomar ômega 3 antes ou depois das refeições ?

Para quem não sabe, o suplemento ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada e como já mencionado pode trazer diversos benefícios para o organismo. A pergunta que não quer calar é a que vamos responder neste minuto. Como tomar? Antes ou depois das refeições?

Segundo a maioria dos especialistas o ômega 3 deve ser consumido imediatamente antes, depois ou até mesmo durante as refeições. Isso porque dessa forma a substância auxilia no controle do colesterol e também aumenta a absorção dos ácidos graxos pelo corpo. Portanto fica esclarecido que pode ser tomado em qualquer momento da refeição.

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Tomar com as refeições principais também pode ser uma opção

Todos os consumidores de suplementos tendem a se perguntar os melhores momentos para ingerir a substância. Com o ômega 3 isso não poderia ser diferente. A verdade é que embora especialistas afirmem que os melhores horários são antes durante ou depois das refeições não existem evidências científicas sobre o melhor horário para o consumo. 

Profissionais indicam que ele seja consumido em conjunto com as principais refeições. Muitas pessoas associam essa palavra “junto” com: “Devo parar no meio da refeição e enfiar uma cápsula na boca”. Mas não, não é isso que eles querem dizer.  

O importante é consumir a capsula de ômega 3 no intervalo de 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Dessa forma garantimos que o suplemento seja metabolizado junto com os alimentos ingeridos anterior ou posteriormente. 

Outro grande benefício disso é que você também evita aquele incômodo e desagradável “gosto de peixe” que o ômega 3 pode causar em alguns consumidores. É claro que também aumenta o aproveitamento de algumas vitaminas presentes na alimentação. É importante também ficar de olho na dieta e comer saudavelmente. 

Ingerir ômega 3 durante a refeição melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis ?

Sim! Ingerindo o ômega 3 durante a refeição você faz com que o seu estômago dívida a atenção com outros alimentos, o que proporciona uma redução no efeito do refluxo e também aumenta a absorção das vitaminas lipossolúveis. As vitaminas lipossolúveis são aquelas que necessitam de gorduras como por exemplo as vitaminas A, D, E, e K.

O que acontece se tomar ômega 3 em jejum?

A maioria dos profissionais da área da saúde afirmam que, embora não haja estudos científicos que comprovem essa teoria, não é recomendado consumir o suplemento em jejum. Mas nada comprova seu malefício para o organismo. 

Como já te contamos por aqui, o ideal é consumí-lo em conjunto com as principais refeições do dia. Seja no almoço, jantar, café da manhã caso você seja adepto (a) de um café mais robusto, fica a seu critério. Mas consumir com alimentos favorece no aproveitamento de vitaminas. 

Tomar ômega 3 pode causar refluxo? Como evitar ?

Por se tratar de um tipo de gordura, muitas pessoas principalmente as com problemas gastrointestinais tem receio de ingerir o suplemento em cápsulas. Doses exageradas também podem fazer com que o refluxo aconteça, por isso mais uma vez indicamos uma consulta a um profissional.

Não existem muitos estudos científicos que comprovem a piora de quadros de refluxo com o consumo do ômega 3. Porém, muitas pessoas relatam alguns casos como náuseas, diarreia, enjoos e vômitos. Vou te dar 3 super dicas para não passar por isso. Veja:

  1. Não ingira ômega 3 em Jejum
    Alguns consumidores costumam ingerir a substância ao acordar antes de sequer comer algo, isso é um erro. 
  1. Consuma junto das principais refeições
    Como já te contamos, consumi-lo junto com as principais refeições do dia também ajuda a não causar refluxo. 
  1. Evite consumir muito líquido no momento em que ingerir o suplemento
    Claro que você pode tomar com água, mas a dica é não exagerar muito. 

Contraindicações e riscos do suplemento

O Ômega 3 é contraindicado para pessoas que sofrem de coagulação, como por exemplo os portadores de hemofilia por conta do risco de hemorragias, tendo em vista que o ácido graxo deixa o sangue mais fluido. Pessoas que possuem prótese cardíacas também deve ficar longe do suplemento.

Já as gestantes e lactantes a suplementação deve ser indicada por um profissional, já que ela pode fazer muito bem para o desenvolvimento do feto quando consumida em quantidades corretas.

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Resumo

Nessa guia completo sobre como tomar o suplemento ômega 3 esclarecemos as principais dúvidas dos consumidores da substância. Por aqui também você descobriu as contraindicações do suplemento, caso esteja entre eles procure um especialista ou não consuma. 

Os ácidos graxos são muito importantes para o bom funcionamento de todo o nosso organismo, por esse motivo é que devemos inseri-lo o quanto antes em nossa alimentação. Espero que este guia tenha te ajudado a descobrir o melhor horário para consumir o suplemento e também tenha tirado algumas de suas dúvidas. 

Caso ainda tenha alguma, fique a vontade para compartilhá-la conosco nos comentários deste artigo. Compartilhe este material com seus amigos e familiares. Obrigada por me acompanhar até o fim. Nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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