Como tomar termogênicos Qual o melhor horário?

Os suplementos termogênicos são bem populares no mercado de suplementos. Isso porque sua principal função é acelerar o processo de emagrecimento do corpo, que é o principal objetivo da grande maioria do público das academias. Seja para a perda de peso ou mesmo para acelerar o processo de definição muscular. O termogênico sempre é lembrado pois ele possui algumas substâncias que aceleram o metabolismo e a queima de gordura, como por exemplo a cafeína.  

Acredite ou não, os suplementos termogênicos ocupam o terceiro lugar na lista de suplementos mais utilizados pelos praticantes de atividades físicas. Mas esse mérito não se dá somente devido à sua alta capacidade de auxiliar na perda de peso, mas sim porque ele promove alguns outros benefícios na hora de executar a atividade física. Vou te contar um pouco mais sobre o termogênico, seus benefícios e qual é o melhor horário para aproveitar os melhores resultados do produto. Vamos lá! 

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Nada melhor que começarmos nosso artigo explicando o que são os suplementos termogênicos. Bom, o termogênico pode ser uma substância que age estimulando o organismo a produzir mais calor. Esse processo desencadeia a tal sensação termogênica no corpo. Essa sensação termogênica pode ser proveniente de alimentos, suplementos ou mesmo atividades físicas intensas. 

Como estamos falando da suplementação, os produtos podem ser encontrados em cápsulas, em pó e até mesmo líquido. A maioria dos ingredientes utilizados para causar tal efeito no corpo são: cafeína, chá-verde, guaraná, gengibre e pimenta. É claro que existem outras opções com diversos componentes. Além de promover o processo térmico no organismo, o termogênico também favorece o foco e a disposição para treinar. 

Como tomar termogênicos?

O ideal é que o termogênico escolhido seja consumido no período do dia, principalmente, se possível, de manhã. Isso porque consumir termogênico à noite pode causar insônia e prejudicar muito o sono, que também é importante no processo de perda de peso. 

Quanto a quantidade que deve ser ingerida vai depender da concentração do suplemento termogênico escolhido. Essa informação geralmente vem contida na embalagem do produto. Sempre indicamos que consulte um profissional antes de ingerir altas quantidades por conta própria. 

Antes do treino

Consumir o termogênico como um pré-treino é o ideal! A não ser que você pratique atividades físicas muito tarde, no período da noite. A cafeína presente na grande maioria dos suplementos dessa classe vão favorecer a concentração, cognição, vascularização e outros incontáveis benefícios necessários para executar um bom treino. O indicado é treinar mais cedo e utilizar o termogênico como pré-treino. 

Depois do treino

Como a função do termogênico é promover foco, concentração e melhorar de diversas maneiras o desempenho da atividade física, não vale a pena ingeri-lo após o treino já realizado. Diferente dos suplementos repositores, como por exemplo o whey protein, o termogênico não trará reposição de nutrientes perdidos no treino, mas sim sensações que favorecem a execução do treino. Então não, o termogênico não é um bom pós-treino. 

Em jejum

Para as pessoas que preferem consumir suplementos em jejum, aqui vai um alerta. Como mencionado acima, o termogênico não é suplemento com funções nutritivas ou relacionadas a reposição de componentes ao organismo. Ainda não existem estudos que comprovem que não é ideal consumir termogênico em jejum, mas como existem organismos mais sensíveis que outros, indicamos que ele seja consumido próximo às refeições. 

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Os termogênicos funcionam mesmo?

Sem sombra de dúvidas funcionam sim! Para aumentar o calor do organismo, o termogênico age diretamente no nosso metabolismo celular. O corpo gera menos energia e para dispensá-la como calor toda essa energia a mais é produzida pelo nosso corpo através do estado de repouso. 

É claro que, diferente do que algumas pessoas pensam, o termogênico não é uma pílula milagrosa que sozinha irá eliminar toda a gordura corporal. O suplemento isolado não trará resultados satisfatórios. Como toda a gama de suplementos, o termogênico deve ser aliado a uma boa rotina de atividades físicas e uma dieta equilibrada. 

O carboidrato consumido normalmente como pré-treino leva cerca de 20 minutos para ser consumido. Depois disso as gorduras são quebradas e só então transformadas em energia. Com a utilização do termogênico esse tempo é muito reduzido e a lipólise se inicia bem antes, o que leva a perda de gordura mais rápida. 

Efeitos colaterais dos termogênicos?

Como a grande maioria dos suplementos alimentares, o termogênico não está livre de promover efeitos colaterais diversos. Os principais são:

  • Dor de cabeça:
    Por conta da diminuição dos calibres dos vasos sanguíneos.
  • Insônia:
    Quando consumido em horários e em quantidade exagerada, pode fazer com que você não tenha uma boa noite de sono. Lembre-se sempre que a maioria dos termogênicos tem cafeína em sua composição.
  • Resistência ao termogênico: 
    Utilizar o termogênico de forma contínua por um longo período pode fazer com que seu corpo se adapte aos seus efeitos e com isso doses futuras não vão fazer mais efeito.
  • Pressão alta, taquicardia e arritmia:
    Por conta da liberação de noradrenalina, o comprimento dos vasos se alteram e pode levar a estes efeitos colaterais.

Esses já são motivos suficientes para não consumir essa classe de suplementos por conta própria, mas sim procurar um especialista para lhe acompanhar durante o ciclo.  

Pessoas com pressão alta podem tomar termogênicos?

Indivíduos que sofrem com pressão alta não devem consumir nem um tipo de suplemento com ações termogênicas. Isso porque esses produtos podem acelerar os batimentos cardíacos e elevar a pressão arterial, que é um grande risco para quem já sofre deste mal. Além disso, medicamentos já utilizados por esses pacientes podem ser potencializados com as substâncias presentes na fórmula, o que leva a ainda mais complicações. 

Pessoas com diabetes podem tomar termogênicos?

Portadores da doença diabetes também não devem consumir suplementos termogênicos. Isso porque a doença em si está associada ao excesso de peso e já vem acompanhada pela pressão alta. Esse é o motivo pelo qual esse grupo de pessoas não deve consumir esse tipo de suplemento. 

Gestantes e lactantes podem tomar termogênicos?

Outros grupos de pessoas que devem evitar o consumo de termogênicos são as mulheres grávidas ou mesmo as que amamentam. Isso porque elas devem priorizar a ingestão de polivitamínicos específicos para um bom desenvolvimento do bebe ou do leite e sempre sob prescrição de um médico.

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Resumo

Você já deve ter notado que o termogênico é um excelente aliado na perda de peso, não é mesmo? Mas não é por isso que devemos consumir qualquer quantidade e de qualquer maneira. Quando consumido no período da noite, por exemplo, o termogênico pode induzir a insônia e acabar até mesmo prejudicando a perda de peso. O melhor horário para consumir o suplemento é durante o dia e como pré-treino. 

Consumir termogênicos em jejum também não é uma boa idéia. Leia nosso artigo com atenção para não cometer erros e juntar o máximo de informações possíveis antes de consumir o suplemento. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e compartilhe com seus amigos e familiares para nos ajudar a crescer. Nos vemos novamente muito em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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