Como tomar whey protein Isolado ?

A grande maioria dos praticantes de atividades físicas, principalmente os de musculação, tem por objetivo atingir a tão almejada hipertrofia muscular. Para obter tal resultado o suplemento geralmente escolhido é o whey protein isolado. O motivo é que essa classe de whey é extraída do soro do leite, que é uma proteína de altíssimo valor biológico e contém diversos aminoácidos importantes. 

Consumir o whey protein isolado diariamente em conjunto com uma boa alimentação e também uma boa rotina de treinos pode potencializar os resultados de praticantes de musculação. Outro grupo que se beneficia do uso desse tipo de whey são as pessoas que possuem deficiência de proteínas e de aminoácidos essenciais. Essa proteína é muito necessária para a construção e manutenção dos músculos.

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Mesmo que ele seja um suplemento muito utilizado pelos praticantes de atividades, ainda existem pessoas que não fazem a menor ideia de como consumir o whey isolado em cada horário e seus benefícios. Pensando nisso, criamos este artigo completo para lhe fornecer todas essas informações. Vamos lá! 

O que ter em conta e como tomar whey protein Isolado?

É válido saber que não existe uma regra. O whey protein isolado pode ser consumido em qualquer horário do dia e trará benefícios, porém existem formas mais adequadas para cada tipo de objetivo. Seja no café da manhã, no pós ou no pré treino, o whey isolado pode favorecer a prática das atividades físicas, bem como recuperar os músculos após o exercício. 

No momento em que terminamos o treino, por exemplo, é legal diluir o suplemento em água para que não haja influências na digestão da proteína. Em contrapartida, nas demais refeições pode ser mais interessante que o whey seja diluído em outros líquidos como por exemplo o leite. Isso porque essa mistura terá maior lentidão na gestão das proteínas, segurando a famosa fominha. 

Existe uma Quantidade Ideal

A quantidade ideal para cada indivíduo até existe, porém ela deve ser indicada por um profissional nutricionista. É claro que existem recomendações gerais para o consumo do whey, mas para obter de fato um bom e eficiente resultado é interessante consultar o profissional que lhe examinará e indicará a quantidade ideal. 

Fatores como altura, peso, idade, intensidade de treinos, frequência de treinos e objetivo interferem diretamente na quantidade ideal de whey isolado que um indivíduo precisa consumir por dia. Segundo a maioria dos cientistas a recomendação diária de proteínas deve ser entre 0,8 e 2 gramas por cada quilo de peso.

Pessoas que não praticam nem um tipo de exercício devem consumir uma média de 0,8 gramas por quilo de peso todos os dias enquanto praticantes de exercício necessitam de 1 a 1,7 gramas por quilo de peso. Pessoas que executam treinos de resistência podem necessitar ingerir até 2 gramas por quilo. 

Outro fator que interfere na absorção da proteína é o líquido utilizado para a mistura. Como você já viu por aqui, diluir o whey protein isolado em água faz com que a absorção seja mais rápida, enquanto diluir em leite pode demorar um pouco mais. Isso porque o leite contém caseína, que é o causador dessa maior lentidão. 

A quantidade de líquido utilizado também interfere diretamente na absorção do suplemento. Não é recomendado utilizar quantidades superiores a 300 ml de líquidos, sendo o mais indicado diluir em 200 ml. Caso prefira, também pode preparar deliciosas receitas utilizando o whey protein para se deliciar como um lanchinho da tarde. 

Cálculo de necessidade proteica

Como já mencionado, o cálculo é realizado por um profissional. Quando não podemos contar com o apoio e acompanhamento de um especialista devemos usar 0,4 gramas de proteína para cada quilo de peso. Ex: Se você pesa 70 kg o cálculo será: 70 X 0,4= 28 gramas de suplemento. 

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Porque o Horário é tão importante?

O horário também é um fator que interfere no resultado desejado com a suplementação do whey isolado. Vamos descobrir os melhores horários para consumir o suplemento e porque: 

Logo ao acordar

Consumir o whey isolado pela manhã logo ao acordar ajuda no metabolismo aumentando a disposição e melhorando o rendimento diário. Também é uma boa opção para combater a queda proteica que se dá pelo longo período em jejum, que é quando estamos adormecidos. 

Antes do treino

Se deseja consumir o whey como pré-treino saiba que nestes casos ele vai servir para garantir que as reservas de energia se ativem. O resultado disso é que o organismo é evitado de recorrer a reservas de glicogênio nos músculos, queimando mais gordura. 

Logo após o treino

Quando optamos por consumir o whey isolado como pós treino garantimos que não falte células carboidratos e proteínas para recuperar os músculos que se desgastam durante a atividade. Além disso, auxiliará no ganho de massa e amenizará a sensação de fadiga muscular comum do pós-treino. 

Antes de dormir

A função desse suplemento quando consumido antes de dormir é impedir que o catabolismo ocorra. Apesar de existir outras proteínas mais adequadas para a noite, o whey pode servir como um auxiliar. 

Consumir como lanche entre as refeições

Algumas pessoas costumam ingerir o Whey Protein Isolado como lanche entre as principais refeições. Esse consumo é mais indicado quando há orientação de um médico ou nutricionista. Para quem deseja perder peso, ele pode ser utilizado para ajudar a aumentar a saciedade e evitar o consumo de alimentos. Lembrando que as principais refeições devem ser balanceadas seguindo a orientação de um nutricionista.

Quais são as melhores combinações para usar juntamente com whey protein isolado?

Consumir o whey protein isolado aliado a alguns outros suplementos pode potencializar e muito seus efeitos e consequentemente te levar ao objetivo esperado muito mais rápido. Entre eles estão: Glutamina, creatina, arginina, BCAA, ômega 3, termogênicos, entre outras opções disponíveis no mercado de suplementos. Uma boa opção é consultar um nutricionista para te auxiliar na escolha. 

Cuidados e riscos do consumo em excesso

Como tantos outros suplementos, o consumo do whey em excesso também pode trazer riscos à saúde, principalmente quando o assunto são problemas renais. Se utilizado em quantidades muito maiores que as indicadas, ou caso a pessoa já possua alguma predisposição, o risco é uma sobrecarga dos rins. 

De modo geral o suplemento whey protein não faz mal para a saúde. Porém o indicado é consumi-lo quando estiver perfeitamente saudável. Nestes casos ele não oferece nem um tipo de risco ou restrição. Pessoas que já possuem histórico de doenças e intolerâncias devem evitar o suplemento.

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Resumo

Neste artigo absolutamente completo sobre como consumir o whey protein isolado você aprendeu absolutamente tudo o que precisa saber antes de começar a suplementar a proteína. Ainda por aqui te contei os riscos de seu consumo em excesso. Esperamos que tenha gostado do material e se possível compartilhe-o com seus amigos e em suas redes sociais para ajudar nosso portal a crescer cada vez mais. Nós nos vemos de novo em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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