Creatina engorda ou emagrece ?

É bem verdade que muito se especula por aí a respeito dos efeitos da creatina. Alguns dizem que engorda por reter líquido, outros dizem que emagrece. O que as pessoas realmente deveria se preocupar é se o suplemento auxilia ou não no ganho de massa magra. 

Caso você ainda não saiba, nossos músculos pesam mais que nossa gordura, isso significa que é possível reduzir gordura e emagrecer e ainda assim ganhar peso na balança, por conta do ganho de massa muscular. O suplemento de creatina não foi criado, de fato, para reduzir medidas, mas sim para ajudar no desempenho físico durante o treino para então obter um melhor ganho de massa magra em um curto período de tempo. 

Ad

A creatina é responsável por aumentar os níveis de energia da musculatura com o intuito de proporcionar uma melhor performance e um menor fadigamento do músculo a ser exercitado. Ela é indicada para quem deseja ou precisa se exercitar por um longo período de tempo, sem se cansar rapidamente. Neste guia você vai descobrir de fato, se a creatina engorda ou emagrece. Vamos lá!

Vamos começar do começo. A creatina é uma substância produzida de forma natural pelo fígado e é essencial para a saúde dos músculos e até mesmo para o cérebro. O nosso corpo é capaz de produzir sozinha cerca de 1 grama da substância por dia. Como já mencionado, ela é a responsável por permitir que os músculos se recuperem mais rapidamente e também fornecer mais energia durante o treino. 

Com isso, aumenta obviamente a capacidade muscular facilitando então o ganho de massa magra. Como também já te contei, o músculo pesa mais que a gordura. Por esse motivo as pessoas acabam por confundir. Olham na balança e percebem que o número de gramas apresentado pela mesma subiu, mas pode ser pelo fato do ganho de massa magra, não de gordura. Se a alimentação estiver também de acordo com o objetivo, é claro. Suplemento nem um faz milagre. 

Ficou claro que especula-se que a creatina engorda por conta do aumento de peso graças ao ganho de massa magra, certo?  Vamos então esclarecer outras dúvidas frequentes a respeito da substância.

Creatina faz inchar o rosto ?

O principal e mais notório efeito colateral da creatina é sem sombra de dúvidas o inchaço que ele proporciona em todo o corpo. Isso porque a substância pode ocasionar na retenção de líquidos e quando isso acontece, uma elevação de peso e inchaço em algumas partes do corpo, como por exemplo no rosto, podem ser notadas. Mas, para a alegria geral esse inchaço desaparece com pouco tempo e não é permanente. 

Creatina faz ganhar celulite?

Outra especulação que ouvimos muito por aí a respeito da creatina é que sua ação em mulheres pode aumentar as famosas inflamações ao qual chamamos de celulites. A verdade é que a substância não é absorvida pelo tecido adiposo, sendo assim, não é responsável pelas inflamações. 

Em contrapartida, ainda assim consumir a creatina pode aumentar a hidratação das células musculares e esse processo pode deixar em maior evidência as celulites já existentes, embora não faça com que surjam novas. O aspecto da pele pode se modificar e todos esses malefícios são associados ao consumo da creatina. 

Para não sofrer com esse tipo de resultado é muito importante consultar um profissional que irá indicar a melhor creatina e quantidade indicada para seu objetivo e também para que não surja nem um desconforto estético no corpo. 

Creatina faz engordar se não malhar?

Como já te contei, a função principal da suplementação de creatina é a de proporcionar ao atleta mais tempo e intensidade de exercícios sem causar fadiga muscular, ou seja, fazer com que o corpo aguente o “tranco” com maior eficácia. A creatina não é um suplemento desenvolvido para causar emagrecimento. Ela deve ser consumida por esportistas de alto rendimento. Ao consumi-la sem praticar esportes, o resultado pode ser grande inchaço. Por esse motivo é que a creatina não deve ser consumida por pessoas sedentárias. 

Ad

Creatina demora quanto tempo para inchar ?

Os resultados da creatina aparecem com em média de seis a oito semanas de uso. 

A Creatina emagrece ou define ?

A composição do suplemento de creatina atua diretamente na retenção de líquidos entre as células, isso faz com que a substância eleve o peso, como já mencionado, mas a creatina em si, não engorda. Muito pelo contrário, proporcionando um melhor rendimento no treino, ela faz com que o gasto calórico do indivíduo seja ainda maior, gerando maior queima de gordura e consequentemente, emagrecimento. A definição muscular acontece por conta do volume muscular se eleva. 

Creatina pode provocar retenção de líquidos?

Sim, a entrada de água nas células faz com que o compartimento celular se expanda e nos dias a seguir este processo estimula a síntese de proteínas, o que consequentemente aumenta a massa muscular mas também causa retenção hídrica. Por esse motivo é que é tão importante dobrar o consumo de água durante o uso da creatina. O acúmulo de líquidos nas células musculares podem comprometer a distribuição hídrica em outras áreas do corpo, portanto se estiver consumindo a creatina, beba muita água.  

Creatina provoca pedras renais ou prejudica o fígado?

Não existem evidências comprovadas de que a creatina causa problemas hepáticos ou renais. Embora ela não seja indicada para pessoas que possuem esses tipos de problemas. Isso serve para evitar futuros desconfortos, mas ainda assim é bem importante fazer uma consulta antes de consumir por conta própria qualquer suplementação. A creatina é um nutriente, mas não um medicamento. O uso da creatina está diretamente ligado a formação de ATP, fonte de energia em exercícios anaeróbicos.

Contraindicações para o uso de Creatina

A creatina não é indicada para pessoas alérgicas a creatina. Também é contraindicada para pessoas com funções renais comprometidas, pessoas desidratadas e que utiliza diuréticos. 

Alguns dos efeitos colaterais que a creatina pode causar são:

  • Ganho de peso e retenção líquida;

  • Diarréia durante a suplementação;

  • Cãibras e desgaste muscular;

Ad

Resumo

Neste artigo esclarecemos de vez o mistério que circula por aí a respeito da creatina. Respondemos se a substância realmente causa inchaço, se engorda, ajuda no ganho de massa muscular, retém líquido ou emagrece. A creatina é muito utilizada por muitos atletas, mas é importante saber sua real função no nosso corpo, principalmente quem está iniciando a suplementação com a substância. 

Lembrando sempre que nós do Escolha Fitness sempre indicamos que faça uma consulta com um especialista antes de ingerir qualquer suplemento para qualquer objetivo. Espero que tenha gostado do artigo e deixe nos comentários suas dúvidas e se tiver alguma experiência divide com a gente. Até a próxima e nos vemos em breve. 

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}