Diferença entre whey isolado e concentrado [2021]

Quando o assunto é hipertrofia muscular muito se ouve falar sobre o popular Whey Protein. Se você é um frequentador de academia, provavelmente já ouviu algo a respeito desse suplemento que ganhou o coração dos praticantes de exercício de força de todo o mundo. Até mesmo as pessoas sedentárias conhecem ou já ouviram falar da proteína. 

O whey é a proteína do soro do leite bovino que é composta principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina, a beta se encontra presente em maiores quantidades no suplemento e fazem com que o produto tenha uma boa absorção pelo organismo e também uma boa digestão. O whey protein é capaz de fornecer ao organismo todos os aminoácidos essenciais não produzidos por ele, o que o torna indispensável para síntese de fibras musculares e outros processos. 

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Já deu pra notar que são muitos os benefícios que o whey pode oferecer para um praticante de atividades físicas, mas o fato aqui é que não existe no mercado somente uma única forma do suplemento. Dentre tantas variedades podemos encontrar o whey isolado, concentrado, hidrolisado, entre outros. Neste pequeno guia vamos te explicar a diferença do isolado para o concentrado. Leia com atenção.  

Quem deve tomar whey isolado?

O whey protein isolado é altamente indicado para indivíduos que estão entrando ou dentro do grupo da terceira idade ou alérgicos à lactose. Ele conta com alto valor biológico e pode auxiliar bastante na recuperação muscular evitando a sarcopenia que pode acometer os idosos a partir dos 50 anos de idade. 

Essa doença é capaz de induzir a atrofia muscular nos idosos, por esse motivo é que o whey protein pode ser um excelente aliado no tratamento dessa e de outras enfermidades relacionadas. Pessoas com baixa imunidade também podem se beneficiar do whey protein isolado para o fortalecimento do sistema imune, já que o suplemento conta com glutationa que é um antioxidante que combate toxinas e radicais livres melhorando a imunidade. 

Pacientes que sofrem com os malefícios da osteoporose também podem e devem consumir o whey isolado. Ele pode servir como um coadjuvante no tratamento para a doença, já que possui quantidades significativas de cálcio e vitamina D. Outros grupos que também tiram vantagem do consumo desse suplemento são: Indivíduos com problemas hormonais, inflamatórios e cardiovasculares. 

Quem deve tomar whey concentrado?

Já o whey protein concentrado funciona muito bem como um complemento proteico na alimentação do indivíduo praticante de atividades físicas que envolvam força muscular. Existem até mesmo pessoas que não praticam atividades físicas, mas que desejam um bom complemento proteico e acabam também optando pelo whey concentrado, o que também é super válido. 

O whey protein concentrado favorece o ganho de massa magra por meio da produção de fibras musculares, auxilia nas refeições, auxilia na recuperação mais rápida dos tecidos musculares e possui alto valor biológico. 

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Diferença entre whey isolado e concentrado

Whey Protein concentrada

O whey concentrado pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos e lipídeos. Uma proteína de qualidade concentrada conta com cerca de mais de 80% de whey pura. Por isso, na hora de escolher seu whey concentrado, analise esse fator.  

Whey protein isolada

Já a proteína isolada é quando o whey sofre um processo de filtração que retira 90% das proteínas dele. Ele não possui lactose ou gordura e é mais puro que a outra opção. 

Whey protein isolado ou concentrado, qual o melhor?

Em se tratando de custo benefício o whey protein concentrado é a melhor opção, já que seu valor é mais em conta que o isolado. Porém se você possui restrições a carboidratos, gordura ou lactose essa não é a melhor opção. O whey isolado, além de possuir uma absorção mais rápida, também não conta com gorduras, glúten ou lactose, mas são mais caros que a opção anterior. 

Existe benefício da utilização da forma isolada para a concentrada?

Somente em casos de alergia ou sensibilidade, como já mencionado. Os estímulos à síntese proteica são os mesmos através das duas proteínas. Não adianta aumentar as doses ou optar por uma versão ao invés da outra. Escolha uma opção que caiba no seu orçamento e desfrute de todos os benefícios que o whey protein pode te oferecer!

Como consumir whey isolado e concentrado ? Melhor Horário

Caso haja dúvidas sobre como consumir o whey protein, o suplemento pode ser ingerido somente com água ou qualquer outro líquido de sua preferência. Mas já adiantamos que a escolha do líquido faz toda a diferença na absorção da proteína. A respeito da quantidade, o ideal é não utilizar muita quantidade de líquido, diluindo muito a proteína. Especialistas indicam que a mistura correta seja: De 200 a 300 ml. 

Os melhores horários para consumir a proteína são no pré-treino e no pós-treino. Esses são os momentos em que os suplementos são mais rapidamente digeridos. O whey também pode ser utilizado para diversas receitas deliciosas como omeletes, bolos, entre outros. Escolha o sabor que mais agrade o seu paladar e desfrute não só dos benefícios, mas também do saber de uma boa proteína. 

A whey hidrolisada também pode ser uma boa opção ?

Sim! Uma terceira opção para os atletas que treinam em intervalos curtos e utilizam o whey como um pré-treino ou hidrolisado é a melhor opção. Isso porque esses indivíduos necessitam de uma rápida digestão e absorção da proteína, que é exatamente o que o whey protein hidrolisado oferece. Seu valor de mercado é um pouco alto, por isso se você não é um atleta que necessita de uma absorção tão rápida, não há necessidade do investimento. 

Vale lembrar também que a forma hidrolisada do whey, diferente da isolada, contém lactose. Por isso, intolerantes e sensíveis devem sempre optar pela opção isolada da proteína. A verdade é que essa proteína famosa é benéfica em todos os seus formatos, a diferença é que alguns grupos se beneficiam mais de umas, outros de outras.

Quem não pode tomar whey isolado e concentrado ?

O whey protein é contra indicado para pessoas com alergia ou intolerância a seus componentes. Tirando esses indivíduos, qualquer adulto saudável pode consumir e se beneficiar dos resultados saudáveis dessa proteína. 

Mesmo que não haja muitas contraindicações, nós do Escolha Fitness sempre indicamos que consulte um profissional da saúde antes de ingerir qualquer classe de suplementos alimentares.

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Resumo

Neste guia completo sobre a diferença entre o whey protein isolado do whey protein concentrado você descobriu mais que a diferença entre as duas proteínas, mas sim alguns fatos e curiosidades sobre cada um dos tipos dos suplementos. 

Esperamos que tenha tirado muito proveito da leitura e peço que compartilhe em suas redes sociais. Obrigado por nos acompanhar até o final deste material e em breve voltaremos com mais informações úteis e importantes. Volte sempre! 

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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