Glutamina como tomar: Antes ou Depois do Treino ?

A glutamina é um dos primeiros suplementos que nos é apresentado quando entramos para o meio da musculação. Isso porque ela é um dos aminoácidos que existem em maior quantidade no tecido muscular. A glutamina é um poderoso nutriente para as nossas células imunológicas e possui funções anabólicas, auxiliando no ganho de massa muscular. 

Pensando na importância da glutamina para a hipertrofia, criamos este guia absolutamente completo sobre seus benefícios, os melhores horários para consumi-la e porque. Quando você pratica muitas atividades físicas, o seu nível de glutamina diminui bastante, e como ela é uma substância muito importante para o funcionamento de todo o corpo, é necessário repô-la. 

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Existem diversas opções do suplemento no mercado, no entanto é importante escolher com atenção. É muito comum escutar por aí que a glutamina é uma suplementação que engorda, mas isso é um mito. A glutamina é um excelente anticatabólico e te ajudará a ter um ótimo desempenho gastando apenas gordura e poupando seus músculos. Vamos descobrir agora como tomar.

As pessoas que devem tomar a glutamina são aquelas que praticam atividades físicas várias vezes na semana de forma intensa. Sejam elas aeróbicas intensas ou mesmo a musculação. Isso porque a glutamina na forma de suplemento faz com que o estresse gerado pelos exercícios reduzam. Esse estresse pode enfraquecer o sistema imunológico e favorecer o surgimento de doenças. 

Lembrando que quem pratica exercícios de forma moderada, é possível equilibrar os níveis saudáveis de glutamina somente através da alimentação balanceada. Alimentos como peixes, laticínios, carne vermelha magra, feijão, espinafre, entre outros.

Qual o melhor horário? Devo tomar o glutamina antes ou depois do treino ?

Antes de te contar o melhor horário para ingeri-la, gostaria de apontar alguns dos benefícios da glutamina, além de auxiliar no ganho de massa, é claro. Acompanhe com a gente:

  • Auxilia no funcionamento do intestino por ser um nutriente vital;
  • Melhora a memória e a concentração durante os exercícios;
  • Melhora o metabolismo e a desintoxicação celular;
  • Inibe o desejo de ingerir açúcar e álcool;
  • Ajuda a combater o câncer;
  • Melhora os sintomas de diabetes;
  • Ajuda na recuperação de lesões e queimaduras acelerando a cicatrização;
  • Previne infecções;
  • Reforça o sistema imunológico. 

Antes do treino

Ingerir a substância como pré-treino ajuda na liberação de mais energia, força, foco e até hormônios responsáveis pelo crescimento. Lembrando que essa quantidade pode não ser suficiente para atletas de grande porte, mas para iniciantes é um bom suplemento para começar. 

Um grande benefício de se utilizar a glutamina antes de treinar é que os efeitos colaterais, se aparecerem, serão quase nulos, já que seu corpo utilizará de todo o estoque do aminoácido para realizar a atividade.

Depois do treino

Se preferir ingerir o suplemento como pós treino, saiba que sua função será de repor os nutrientes perdidos durante a atividade física. É aí que os músculos precisam de força para se recuperarem das lesões sofridas. É por isso que existem tantas opções de suplementos pós treino, justamente para que essa reposição ocorra. 

Outro benefício de se utilizar o suplemento como pré treino é que a absorção pelo corpo é muito mais intensa, levando em consideração que o mesmo está precisando desse tipo de nutriente.

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Dose diária de glutamina recomendada

A quantidade diária mais recomendada de glutamina é de cerca de 10 a 15 g para atletas. Essa dosagem deve ser repartida em 2 ou 3 doses durante o dia. O suplemento pode ser consumido acompanhado de uma fruta antes ou depois do treino. Lembrando sempre que o mais aconselhável é consultar um nutricionista para te indicar a quantidade e horário mais indicados para o seu objetivo e dieta. 

Glutamina em pó

Para consumir a glutamina em pó basta dissolver a quantidade indicada pelo seu profissional, utilizando um medidor, em algum líquido. É aconselhável que a bebida seja misturada em um recipiente próprio para shake e que ela seja ingerida na hora. 

Glutamina em cápsulas

A glutamina em cápsulas geralmente vem com a quantidade de gramas mais indicadas e podem ser tomadas 2 ou 3 vezes ao dia. Consulte o seu nutricionista para saber ao certo. Consumir glutamina exageradamente na intenção de obter resultados mais rápidos é um erro, por isso sempre indicamos que procure um especialista para acompanhar o seu consumo de qualquer suplemento. Com a glutamina não é diferente.

Posso combinar a glutamina com outros suplemento?

Combinar a glutamina com outros tipos de suplementos ainda não foi completamente desmistificado na literatura médica, por isso é tão importante que um profissional seja consultado antes de tomar tal atitude.  

Outra informação importante, a tão usada whey protein, possui ao menos 5g de glutamina.

Whey e glutamina

O suplemento whey protein já possui ao menos 5g de glutamina, então se você fizer uso do whey, indiretamente estará consumindo a glutamina. É claro que em quantidades mínimas, mas associada ao whey, oferecerá bons resultados. 

Bcaa e glutamina

A indicação dos especialistas é que o Bcaa seja utilizado como pré treino, juntamente com o whey protein, se preferir, e que a glutamina seja consumida como pós treino. Essa é a melhor forma de unir as duas substâncias. 

Creatina e glutamina

A creatina é capaz de estimular o sistema nervoso aumentando muito a disposição para malhar. Utilizar a creatina em conjunto a glutamina como um pré treino te transformará em um verdadeiro “monstro” na hora de executar os exercícios. 

Contraindicações e efeitos colaterais da glutamina

A suplementação a base de glutamina é contraindicada para pessoas que possuem problemas nos rins e no fígado, pois ela pode agravar esse tipo de doença. Pessoas com outros tipos de problemas de saúde que mantém uma boa dieta e que praticam exercícios físicos regularmente não necessitam da ingestão por suplementos, já que ela pode ser produzida naturalmente pelo organismo. 

Os efeitos colaterais da glutamina podem ocorrer devido ao mal uso do suplemento. Ingerir quantidades maiores que 40 g por muito tempo pode fazer com que outros aminoácidos essenciais se alterem no corpo. Outros efeitos colaterais são:

  • Sobrecarga nos rins;

  • Prisão de ventre e gases;

  • Alteração na absorção de aminoácidos pelo intestino;

  • Redução da produção natural da glutamina pelo corpo. 

Perguntas Frequentes

O suplemento hipercalórico é, de fato, bem polêmico e muitas dúvidas surgem a seu respeito. Separamos então duas das principais dúvidas a respeito do suplemento para esclarecer para vocês de uma vez por todas. 

Posso tomar glutamina sem treinar?

Quem pensa que a suplementação a base de glutamina é destinada somente para os praticantes de musculação e exercícios físicos está enganado. Já se encontrando em nosso corpo, a glutamina possui influência em diversas funções vitais para o funcionamento perfeito do corpo. Mas é claro que é importante procurar um especialista que vai analisar se você precisa ou não de mais do aminoácido.

Posso tomar glutamina em jejum ? 

Sim! Ingerir o suplemento de glutamina poucas horas antes de dormir auxilia no crescimento da massa muscular e ainda aumenta os níveis GH no nosso sangue, facilitando a hipertrofia e também a recuperação muscular. Mais uma vez, quem vai definir esses horários é um especialista. 

Posso tomar glutamina antes de dormir ?

Sim. Grande parte da glutamina ingerida fica localizada no intestino. Para que você desfrute de 100% da sua eficácia é interessante que ingira o aminoácido em jejum. Pode consumir antes do café da manhã assim que acordar, ou poucas horas antes de dormir, quando o corpo já tiver digerido boa parte do jantar.


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Resumo

Neste guia completo sobre o aminoácido essencial para a hipertrofia muscular glutamina você aprendeu absolutamente tudo sobre a substância produzida naturalmente pelo corpo. Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito da mesma e se ainda assim houver alguma, pode deixar nos comentários que responderemos sua curiosidade. Até a próxima e obrigado por nos acompanhar até aqui. Nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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