Qual a Melhor Barra de Proteína ? ( vegana , low carb , chocolate … )

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As barras de proteína são um sucesso entre os esportistas e praticantes de exercícios físicos, mas não é para menos. Além de muito práticas e eficazes, essa barra de proteína pode ser muito saborosa. Banana, chocolate, mel, morango, entre tantos outros sabores. Assim fica bem fácil adicioná-la em sua rotina de treinos ou mesmo usá-la como uma maneira gostosa, fácil e saudável de complementar a refeição. 

Não pense você que a barra de proteína está ligada somente ao esporte, a barra de proteína pode ser utilizada com muitas finalidades, pois possui várias vitaminas e minerais. Pensando nisso, resolvemos criar esse guia absolutamente completo sobre essa forma fácil de suplementação. Aqui você vai aprender como escolher a melhor barra de proteína, e de quebra vou te apresentar as 5 melhores barras de proteína do mercado.

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Tabela de Conteúdos

O que é uma barra de proteína ?

As barras de proteína nada mais são que uma forma prática de adicionar uma quantidade adequada de proteínas de qualidade na nossa dieta. Atualmente nossas rotinas são tão corridas e nossa alimentação tão pobre em proteínas saudáveis, que a barra de proteína se torna indispensável na nossa rotina diária. 

Proteínas como o whey protein, que vem do soro do leite, ou o colágeno, soja, sementes diversas, entre outros componentes nutritivos. Essa reposição de proteína saudável é tão importante, pois elas estão presentes em todos os seres vivos e participam da grande maioria dos processos celulares, desempenhando muitas funções no organismo.

A deficiência desse ativo pode causar inúmeros problemas no funcionamento de todo o nosso sistema orgânico e prejudicar nossa saúde.

Para que serve uma barra de proteína ?

Pra ser bem específica, nosso corpo precisa de 1 a 2 gramas de proteína por cada quilo nosso, todos os dias. Pessoas que praticam exercícios físicos precisam de até o dobro. Para saber a quantidade de proteína diária que você necessita ingerir, basta fazer um cálculo simples, por exemplo, se seu peso for 75 quilos, você precisa de 75 a 150 gramas de proteína diária.

Caso se exercite diariamente essa quantidade de proteínas pode ser substituída de acordo com o que um profissional indicar. É aí que a barra de proteína entra em cena, pois tem proteina, vitmainas e minerais. Muitas vezes, somente com a alimentação comum não conseguimos todas as proteínas que precisamos. 

Comendo uma barra de proteína ou duas barrinhas diariamente esse número pode ser facilmente atingido. Fique de olho no número que indica as gramas de proteínas em cada barra de proteína e escolha de acordo com suas necessidades.

TOP 5 - Melhores Barras de Proteína no Mercado

barra de proteína quest
Barra de proteína Quest  - Protein Bar Sabor Chocolate Hazelnut

Vegana:

Não

Low Carb:

Não

Açúcar:

Não

Gramas da barra de proteína:

20g

barra de proteína protobar
Proto Whey Bar, Nutrata

Vegana:

Não

Low Carb:

Não

Açúcar:

SIM

Gramas da barra de proteína:

70g

barra de proteína supino
Whey bar Chocolate Banana

Vegana:

Não

Low Carb:

Não

Açúcar:

SIM

Gramas da barra de proteína:

30g

barra de proteína bold
Barra de Proteína BOLD  - Barra de proteína

Vegana:

Não

Low Carb:

Não

Açúcar:

Não

Gramas da barra de proteína:

60g

barra de proteína muffin
Barra de Proteína Muffin de Coco Super Saúde

Vegana:

SIm

Low Carb:

Não

Açúcar:

Não

Gramas da barra de proteína:

33g

1

Barra de Proteína Quest Sabor Chocolate Hazelnut - Melhor barra de proteína do mundo

A primeira opção de indicação de barra de proteína é a da famosa marca Quest Nutrition, que é sucesso de vendas na América. A Quest Bar se destaca devido aos seus inúmeros benefícios, mas principalmente pelo seu sabor especial aveludado de chocolate e avelãs real que dão água na boca só de olhar. É sem dúvida umas das melhores barras de proteina que pode encontrar. 

barra de proteína quest

Vale muito a pena adicionar a deliciosa barra de proteína da Quest em sua rotina de cuidados com a saúde. Além de muita praticidade, necessitando somente a retirada da embalagem, a Quest Bar promete dar fim à doenças metabólicas e também não possui em sua formulação ingredientes como glúten, soja, açúcares, entre outros componentes desnecessários e extra carboidratos, mas possui várias vitaminas e mineirais.

Vantagens

  • Além de um sabor delicioso ainda possuem uma quantidade altíssima de fibras naturais prebióticas.

Desvantagens

  • Valor pouco atraente. 

2

Proto Whey Bar, Nutrata - Melhor para ganhar massa muscular 

A barra de proteína Proto Whey Bar da Nutrata também é  uma excelente opção para quem almeja altos ganhos de massa muscular magra e é record de vendas na Amazon.com. Seu sabor delicioso de chocolate meio amargo é composto por Cobertura de chocolate, xarope de sorbitol, caseinato de cálcio, recheio cremoso de chocolate, açúcar, gordura vegetal, leite em pó desnatado, cacau em pó, soro do leite, lecitina de soja, entre outras vitaminas e minerais.

barra de proteína protobar

Sua embalagem conta com 8 unidades da barrinha sendo cada uma delas com 70 gramas. Dentre seus componentes podem ser encontrados diferentes fontes protéicas.

A barra de proteína é fonte natural de aminoácidos de cadeia ramificada e rica em proteínas de altíssimo valor biológico. Além de toda a sua praticidade, podendo ser levada para qualquer lugar. Vale muito a pena conhecer essa maravilhosa barra de proteína da Nutrata.

Vantagens

  • Prática, Rica em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais.

Desvantagens

  • Quantidade razoavelmente alta de calorias (311 kcal).

3

Whey bar Chocolate Banana Brasil - Melhor custo-benefício

Em se tratando das melhores barras de proteina custo benefício do mercado de barras de proteína, eu não poderia deixar de fora a Supino Protein. Além de sua embalagem contém 12 unidades da barrinha e seu sabor chocolate com banana ser extremamente delicioso, a barra de proteína ainda conta com ingredientes nutritivos e proteicos como whey protein (soro do leite), albumina e o colágeno, que são as proteínas fundamentais para qualquer dieta nutritiva. Esta barra de proteína tambem contem vitaminas e minerais. 

barra de proteína supino

Cada barra de proteína conta com 30 gramas e o melhor de tudo, elas não possuem glúten. Com um preço mega especial a barra de proteína Supino Protein é excelentes para complementar refeições ou mesmo saciar aquela fominha de fim de tarde. 

Vale muito a pena apostar suas fichas neste repositor de energias. Sua embalagem pequenina possibilita um fácil deslocamento, podendo ser levada até mesmo no bolso.

Vantagens

  • Combinação de proteínas completas e de alta absorção.
  • Vitaminas e minerais 

Desvantagens

  • Contém lactose.

4

Barra de Proteína BOLD BAR - Barra de Proteína, sem glúten -Ideal para emagrecer 

Para quem deseja emagrecer mas está sempre com aquela fominha ou mesmo aquela vontadezinha de comer um doce, eu apresento a barra de proteína Bold Bar. Seus deliciosos sabores variam de café com leite, caramelo com amendoim até coco com brigadeiro. Tem pra todos os gostos.

Sua embalagem dispõe de 12 unidades das barras Bold Bar sendo cada uma delas de 60 gramas.

barra de proteína bold

20 gramas de pura proteína e 5 gramas de fibras alimentares. Zero adição de açúcares, soja ou glúten. Sua pequena e prática embalagem pode ser facilmente transportada para o trabalho, academia, escola ou qualquer lugar que você deseje. 

Vantagens

  • Zero açúcar, soja e glúten.
  • Vitaminas e minerais 

Desvantagens

  • Valor pouco atraente.

5

Yeah! Barra de Proteína Muffin de Coco - Melhor barra de proteína vegana

A quinta e não menos importante dica de barra de proteína vai para os veganos de plantão e também para as pessoas que desejam evitar ao máximo nutrientes transgênicos (geneticamente modificados). A barrinha Yeah! Protein Muffin de Coco é destinado a esse grupo de pessoas e sua embalagem conta com 12 unidades sendo cada barra de proteína com 33 gramas. É a melhor barrita  de proteina veganas que pode encontrar.

barra de proteína choco muffin

A barra de proteína Muffin é 100% natural, não contendo nem uma substância transgênica. Além disso, é uma excelente fonte de fibras vitaminas e minerais. Não possui em sua formulação alguns componentes como por exemplo sódio, soja e açúcar.Apesar dessas restrições a barra de proteína é extremamente saborosa com gostinho de Muffin de Coco. Vale super a pena conhecê-la.

Vantagens

  • Vegana, 100% natural, Proteína não transgênica, Fonte de Fibras.
  • Vitaminas e minerais 

Desvantagens

  • Valor pouco atraente.

Quais são as diferenças entre as barras de proteína e os suplementos de whey protein em pó?

barra de proteína

Pra inicio de conversa, a suplementação alimentar não é um medicamento e devem ser destinadas à pessoas saudáveis, já que oferecem nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. 

As duas formas de suplementação são válidas e eficazes, inclusive podem até mesmo serem usadas simultaneamente durante a rotina de treinos ou mesmo somente para manter as proteínas em dia. As diferenças do whey protein em pó (soro do leite), para as barras de proteína são bem simples. Conheça algumas vantagens da barra de proteína sob a proteína em pó:

  • A barra de proteína já vem pronta para suprir as necessidades do corpo e não precisa ser adicionada ou misturada a nem um outro componente líquido como água ou leite;
  • O whey protein consiste somente em uma fonte de proteína, o soro do leite. Enquanto nas barras são encontradas muitos outros tipos de proteínas saudáveis que quando misturadas são capazes de proporcionar muitos benefícios ao corpo;
  • O nível de saciedade das barrinhas é muito maior que o do conteúdo em líquido, já que a barra de proteína possui proteínas, fibras e carboidratos bons, são capazes de saciar e nutrir o corpo por muito mais tempo;
  • Por sua digestão ser um pouco mais lenta, as barras de proteína evitam a perda de massa muscular magra, já que sua função é nutrir o corpo lentamente. 

Lembrando que nada disso impede o uso do whey protein em pó (soro do leite), que também é muito benéfico e saudável. Como já te contei, usando as duas suplementações de forma correta, seus resultados podem multiplicar. 

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Que tipos de barras existem ?

tipos de barra de proteína

Como todos os outros tipos de suplementação as barras de proteína também possuem variedades. Contudo existem somente duas grandes classes em que as barrinhas podem se adequar, veja:

Barra de proteína com origem animal 

A barra de proteína de origem animal conta, obviamente, com componentes produzidos pelos animais, que seriam: soro do leite, caseína ovo e colágeno. Do ovo utiliza-se sua clara, que possui muitos aminoácidos benéficos. Já o colágeno, é uma proteína já existente no nosso corpo e sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.

Barra de proteína vegana (origem vegetal)

barra de proteína

A barra de proteína vegetal foi desenvolvida para veganos ou vegetarianos que preferem não consumir nada que seja de origem animal. Essa barra de proteína é produzida através de legumes, sementes ou proteínas de cereais. Mas não se preocupe, seus efeitos e resultados não são nem de longe inferiores a uma barra de proteína normal. As duas formas oferecem os aminoácidos, proteínas, fibras vitaminas e minerais necessários. Pode encontrar a melhor barra vegana no nosso TOP. 

Quais são os ingredientes típicos de uma barra de proteína?

barra de proteína

As pessoas tem em mente que por a barra ser de proteína ela necessariamente precisa ser compostas 100% por nutrientes naturais, o que está longe de ser verdade. É claro que a barra de proteína vegana é sim orgânica, mas somente pelo fato de um componente ser químico, não significa que ele é tóxico, fique atento a isso e não confunda as coisas. Conheça os principais ingredientes que compõem essas barrinhas:

Proteína 

As proteínas são os nutrientes mais importantes da barra de proteína. Em sua formulação são adicionadas proteínas de origem animal ou vegetal de grande qualidade e valores nutricionais. São as proteínas as grandes responsáveis por garantir o fornecimento dos aminoácidos essenciais para a saúde do corpo humano. Suas fontes podem ser diversas. 

Carboidratos 

barra de proteína

Os carboidratos são conhecidos como grandes vilões da alimentação saudável, mas se utilizado de forma correta e o ingrediente correto, ele pode ser de grande benefício para o corpo. Nas barras de proteína ele geralmente vem em formato de açúcares ou cereais.

Gorduras 

Gordura também é uma palavra que, de fato, nos assusta. Mas podemos ficar tranquilos. Uma barra de proteína de boa qualidade utiliza gorduras adequadas para revestir a barra de proteína e torná-la mais apetitosa. Evite as que utilizam de gorduras saturadas e hidrogenadas, isso, apesar de deixar a barra de proteína com um sabor muito mais agradável, pode ser altamente prejudicial com relação ao valor nutricional. 

Fibra alimentar

barra de proteína

As fibras são um dos componentes mais importantes das barras de proteína em conjunto com os aminoácidos essenciais. Elas possuem diversas funções benéficas para o organismo como retardar o nível de absorção do açúcar e também evitar picos glicêmicos em pessoas que possuem diabetes. Além disso, é a fibra que aumenta a saciedade da barra de proteína, fazendo com que nosso apetite diminua. 

Aromatizantes e corantes  

Infelizmente, os fabricantes de barras de proteína algumas vezes acabam abusando  desses dois componentes que aguçam nossos dois sentidos principais na hora de escolher o que comer, o olfato e a visão. Os aromatizantes acabam deixando a barra de proteína com um odor mais agradável e os corantes fazem com que fique aparentemente mais apetitosa. Mas sempre que tiver que escolher a melhor opção, opte por uma barra de proteína livre desses componentes.

As barras de proteína são saudáveis?

Esse critério é um pouco complexo e pode ser até um pouco contraditório na hora de compreender. Mas algumas barras podem ser mais saudáveis e outras menos saudáveis. Isso se dá pelos componentes de cada uma delas. Na hora de escolher a melhor opção, leia atentamente o rótulo de cada uma e veja a tabela nutricional da barra de proteína. Não vou mentir, as barras de proteína de melhor qualidade, geralmente possuem um preço mais elevado e a barra de proteína mais baratinha, é de menor qualidade nutricional.

Opte por uma barra de proteína com 10 g de Proteína ou Mais

Na hora de fazer a escolha se atente também se a barra de proteína possui o número mínimo de proteína indicado, que é 20%. É importante que esse número de proteínas seja sempre igual ou superior a 10 gramas. Lembrando que essa quantidade pode aumentar de acordo com as necessidades do corpo em relação a exercícios físicos. Pois como já mencionado, pessoas que praticam esporte necessitam de ingerir mais proteínas. 

Escolha uma barra de proteína Low Carb, com Menos Carboidratos

carboidratos proteínas

Os carboidratos, embora necessários para a absorção dos nutrientes e ingestão, podem ser grandes vilões do corpo. A barras low carb nada mais são que barras com o menor percentual possível de carboidratos. Como estamos focando na proteína, opte sempre por uma barra de proteína com maiore número de proteína e fibra e menor quantidade de carboidratos. 

Prefira Barras com Menos de 5 g de Gorduras, consumindo assim menos calorias

Não tem jeito de fugir 100% das gorduras totais de quaisquer alimentos. Mas tenha isso em atenção na hora de escolher a sua barra de proteína, afinal, sua intenção é se nutrir e manter a forma ou perder peso. Fuja das barras com gorduras saturadas e sempre opte pelas barrinhas que apresentam a quantidade final de 5 gramas ou menos de gorduras. 

Barras com fibras, vitaminas e minerais também é importante ter em atenção 

barra de proteína

Que as barras de proteína não contém somente proteínas nós já entendemos. Essa opção rápida de alimentação pode ser muito mais benéfica se possuir em sua composição fibras alimentares vitaminas e minerais . Sempre que tiverem a oportunidade de optar por essas barras mais completas, opte. Mais uma vez me atrevo a lembrá-lo de sempre analisar os ingredientes que compõem o produto.  

As barras de proteína ajudam a ganhar massa muscular?

Em se tratando de ganho de massa muscular a barra de proteína é indicada como um excelente pós treino. Ela deve ser ingerida cerca de 35 minutos após o treino. Dessa forma, ela vai dividir as proteínas em aminoácidos essenciais fazendo com que cheguem rapidamente no músculos a fim de impedir a degradação muscular e reparar fibras danificadas pelos exercícios. 

Elas também são aconselhadas para quem quer perda de peso?

barra de proteína

Sim. Como mencionado, as barras de proteína possuem alta capacidade de saciedade, sendo assim, nosso corpo não “pede” por um novo alimento em uma janela de tempo maior. Além disso, a maioria das barras possuem poucas gorduras e calorias, sendo assim, não engordam muito. Seus sabores apetitosos também são excelentes para enganar nossos paladares.

Opte por comprar uma caixa de barra de proteína e poupe dinheiro

Isso é válido para depois que você já provou várias barrinhas e escolheu seu sabor favorito. Comprando uma caixa fechada, que geralmente vem com 12 unidades, o valor de cada barra de proteína se reduz, sendo assim sai muito mais barato comprar por quantidade levando em consideração que é importante comer pelo menos uma por dia. 

Compre sempre vários sabores para não enjoar

Complementando a dica acima, antes de escolher seu sabor favorito vá experimentando sabores diferentes. Isso fará com que você não enjoe rápido. Existem até mesmo algumas marcas que vendem caixas fechadas com sabores sortidos, assim fica cada vez mais saboroso manter uma alimentação saudável, sem que pareça maçante. 

Quando comer barra de proteína e qual a quantidade recomendada ?

barra de proteína

Bom, essa é uma questão muito particular. Mas a grande maioria dos especialistas indicam que ela deve ser inserida entre as refeições, nunca substituindo, mas sim complementando. Já que é uma forma bem prática de adicionar mais nutrientes saudáveis em sua dieta do dia a dia, essa resposta fica a seu critério. Seja no trabalho, no curso ou na academia, elas são bem fáceis de transportar e valem muito a pena. 

Uma dúvida bem regular é a respeito do treino. A barra de proteína deve ser ingerida antes, para dar energia, ou depois para repor energia? A resposta dos profissionais e atletas que entendem do assunto é que o melhor horário é após os treinos, a fim de repor nutrientes e recuperar os músculos. Antes do treino o ideal é utilizar um pré treino com cafeina e outros nutrientes energéticos.

Existem contraindicações para o consumo de barra de proteína?

Por ser algo bastante saudável, a barra de proteína não possui muitas contra indicações com relação ao seu uso. Contudo, é importante lembrar que, como qualquer outro alimento, se consumido em excesso pode causar alguns incômodos como por exemplo o efeito laxante. Isso se dá pela presença do açúcar alcoólico, mais conhecido como polióis, que apesar de ser um açúcar com propriedades especiais, pode ocasionar esse efeito. 

Outro fato é que o excesso de proteína a longo prazo pode causaruma sobrecarga nos rins e no fígado, portanto limite-se a apenas uma barra de proteína por dia ou consulte um profissional sobre a frequência mais adequada para adicionar as barrinhas na sua rotina. No mais, elas são inofensivas e podem ser consumidas sem medo até mesmo pelos diabéticos. 

Quanto custa uma barra de proteína?

barra de proteína

O preço das barras de proteína variam de acordo com as marcas, qualidade, quantidade, entre outros fatores. Por esse motivo, como disse em um dos tópicos acima, é mais vantajoso comprar a caixa com mais unidades, dessa forma, o preço unitário é reduzido e você consegue economizar um bom dinheiro na compra das suas barras favoritas. Mas geralmente as barras de proteína são bem baratas e acessíveis. 

Onde comprar barras de proteína? (aconselhamos sempre a amazon)

As barras de proteína são bem populares no mercado fit, portanto você pode encontrá-las em quaisquer lojas de produtos orgânicos e algumas vezes podem ser encontradas até em farmácias e supermercados maiores. Eu aconselho comprar pela internet na loja da Amazon.com. 

Elas chegam super rápido, os valores são bem acessíveis e é uma das lojas online mais conceituadas e confiáveis da web. Vale super apena dar uma olhadinha por lá nas barras que indiquei.

Perguntas frequentes

barra de proteína

Quem está conhecendo agora essa solução rápida e prática de complementar a alimentação sempre possui muitas dúvidas no início. Pensando nisso, separei as dúvidas mais frequentes a fim de esclarecê-las de uma vez por todas para você. Veja:

Uma barra de proteína pode substituir uma refeição principal?

Nem pense nisso! As barras de proteína nada mais são que complementos para a alimentação. Ela deve ser usada para repor o restante de proteínas e fibras necessárias que somente a alimentação não foi capaz de oferecer. 

Ela não deve substituir as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) mas sim ser incluída entre uma refeição e outra. A alimentação balanceada e saudável continua sendo o quesito mais importante para uma boa e próspera saúde. Com a ajuda dessas barrinhas então, o sucesso é garantido.

Pessoas com diabetes podem consumir barra de proteína?

O mercado vasto e amplo de suplementação segue em expansão. Isso significa que hoje temos diversas opções de barras, para todo tipo de pessoa. Por isso, os diabéticos podem sim consumir as barras de proteínas, se eles forem adeptos dos exercícios físicos, ela se torna ainda mais indispensável. Mas é importante levar em consideração três fatores na hora de escolher as barras para diabéticos, Veja:

  • A barra deve ser rica em fibras e proteínas;

  • A barra não deve conter uma grande quantidade de carboidratos; 

  • O adoçante da barra nunca deve ser o açúcar tradicional, mas sim o açúcar alcoólico (polióis).  

Analisando esses fatores, o diabético pode ficar tranquilo e escolher o seu sabor favorito das barras de proteínas e saboreá-las sempre que desejar.


Qual a diferença entre a barra de cereal proteica e a barra de proteína?

Essa é uma pergunta bem frequente e que deixa muitos consumidores bastante confusos. Sem muita enrolação, a diferença da barra de cereal proteica, para a barra de proteína é basicamente os ingredientes usados em cada uma delas. Embora as barras de cereais sejam mais baratinhas e fáceis de serem encontradas, elas não possuem os componentes selecionados que são oferecidos pela barra de proteína. 

Por exemplo, as barras de cereais são compostas geralmente por cereais, xarope de glicose, frutas e podem até mesmo conter chocolate e açúcares. Em contrapartida, as barras de proteína são produzidas com ingredientes proteicos e nutritivos como o whey, soja, proteína da clara do ovo, fibras, entre outras. 


Barra de proteína engorda?

Isso vai depender 100% da composição da barra de proteína, por isso é tão importante analisar o rótulo do produto e identificar todos os ingredientes. Se sua intenção é perder peso, opte por barras que não possuem açúcares. Geralmente eles vêm com nomes disfarçados como xarope de milho, xarope de glicose, maltodextrina, entre outros. 

Escolha as barras de cereal que sejam adoçadas pelo cacau ou por adoçantes naturais como por exemplo o xilitol. Você pode optar também pelas barras low carb, que possuem um número menor de carboidratos. Mas o fato é que a grande maioria das barras de proteínas não engordam, muito pelo contrário, ajudam na perda de peso.


Existe barra de proteína sem lactose?

Sim, hoje os intolerantes a lactose podem tranquilamente encontrar barras de proteínas específicas e desenvolvidas para quem sofre com essa intolerância. Na loja online da Amazon.com, por exemplo, você encontra diversas barrinhas sem lactose. Veja aqui!

 

Barra de proteína sem açúcar são boas ?

Claro! Na maioria das barras de proteína, o açúcar é substituído por adoçantes naturais e saudáveis, sendo assim, elas não perdem seus sabores docinhos e gostosos, e também não causam os danos oferecidos pelo excesso de açúcar. Portanto, podemos consumir sem medo, lembrando novamente de analisar os ingredientes da barra para tirarmos essa dúvida.


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Resumo

Depois desse guia completo sobre as barras de proteína ficou ainda mais fácil escolher a sua favorita. Analise cada fator abordado nos tópicos para fazer a melhor escolha. As barras de proteína podem ter diversos sabores e serem usar para inúmeras utilidades. Seja para perder peso, ganhar massa magra ou somente complementar uma rotina de alimentação saudável. 

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos todas essas dicas importantes na hora de decidir qual a sua barrinha de proteína ideal. Se você já conhece alguma das opções indicadas por nós, conte-nos sua experiência. Obrigada por me acompanhar até aqui. E nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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Quest Bar - Protein Bar Sabor Chocolate