Melhor horário para tomar magnésio?

Caso você ainda não saiba, o magnésio é um mineral que existe em abundância no organismo dos seres vivos. No corpo do ser humano, por exemplo, ele só perde em quantidade para o potássio, para o sódio e também para o cálcio. Ele é um elemento considerado muito importante também na agricultura. 

O magnésio pode ser também facilmente encontrado em alimentos, suplementações, medicamentos e até mesmo na água em que bebemos. Ele é mais que necessário em cerca de mais de 350 reações do nosso corpo, sendo uma delas a produção de energia, por isso ele é tão utilizado como suplemento para esportistas. 

Ainda que seja bem popular, é bem comum que algumas pessoas tenham dúvidas acerca de seu consumo como por exemplo quem pode e deve ingerir e também qual o melhor horário para consumir o magnésio. Neste pequeno guia vamos te contar absolutamente tudo a respeito do assunto. Vamos lá!

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O magnésio não passa de um suplemento alimentar de origem mineral e é indicado para toda e qualquer pessoa que tem por objetivo equilibrar ou suprir os níveis ideais da substância no organismo. Ele é mais que necessário para pessoas que não consomem boas quantidades de magnésio por meio da alimentação, ou por quem tem dificuldades na absorção de minerais. 

O mercado de suplementos oferece incontáveis opções de suplementação de magnésio. Basicamente tem para todos os gostos, seja em cápsulas ou em pó, dimalato ou comum, são muitas as opções. Fique a vontade para escolher o que melhor se adequa a sua rotina e preferências pessoais. 

Há quem prefira o famoso magnésio dimalato pois acredita que seu benefício é em dose dupla, graças ao conjunto das ações benéficas do magnésio em conjunto com o ácido málico, que também é muito importante para manter a saúde do corpo sempre em dia. Além disso ele garante que os desconfortos gástricos sejam menores, por tanto é o mais indicado para pessoas sensíveis.

Como tomar magnésio ?

O recomendado é consumir o suplemento de magnésio em conjunto com uma refeição que disponha de alimentos ricos em carboidratos, compostos que atuam no aumento a biodisponibilidade da substância como por exemplo alimentos que contem com vitaminas do complexo B ou então a vitamina C. 

Em contrapartida, alimentos como os fitatos, fosfatos, fitatos e fibras podem contribuir negativamente para uma boa ingestão dietética do mineral, já que esses alimentos citados podem entrar em contato com o magnésio e torná-lo mais resistente, o que dificulta a quebra das moléculas e diminui a biodisponibilidade do mesmo. 

Algumas bebidas alcoólicas, sódio e cafeína também aumentam a necessidade de urinar, o que pode resultar na perda de magnésio. A OMS recomenda que sejam ingeridos diariamente pelo menos cerca de 260 mg de magnésio por adultos. Nos Estados Unidos os números podem chegar em até 320 mg para mulheres e 410 mg por dia para homens.

Vale lembrar que pessoas praticantes de atividades físicas intensas tendem perder uma maior quantidade de magnésio se comparado a pessoas não praticantes. Isso graças ao suor. Por isso, essas pessoas devem consumir por dia de 6 a 10 mg da substância por quilograma. 

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Melhor horário para tomar magnésio?

No geral, não faz tanta diferença para o desempenho do magnésio no organismo o horário que ele é ingerido. O importante é estar sempre com a suplementação e os bons níveis do mineral sempre em dia. O que vai de fato interferir é a deficiência da substância no corpo, ou mesmo quantidades inadequadas ingeridas. 

Antes do treino

Para consumir o magnésio no pré treino fique de olho nos alimentos que você consumirá em conjunto com ele. Como já mencionado acima, alguns componentes podem prejudicar a absorção do mineral. Opte sempre por consumi-lo no pré-treino com frutas como por exemplo a banana ou a laranja, ou mesmo com leite ou água. 

Após o treino

Ainda há quem garanta que o melhor horário para suplementar o magnésio é à noite. Mais específicamente antes de dormir. Especialistas garantem que o corpo aproveita melhor esses nutrientes nestes horários de descanso para realizar reparos nos tecidos musculares e sintetizar hormônios de crescimento resultando na famosa hipertrofia. E ainda garante um sono de qualidade superior. 

Durante o dia de forma fracionada

Prefira consumir suas doses diárias de magnésio de forma fracionada durante o dia. Por exemplo divida-a em duas ou três partes e tome durante as suas principais refeições. Dessa forma o mineral será melhor aproveitado pelo organismo do que se você ingerir uma grande quantidade de uma vez só. 

Fazendo dessa forma, não é necessário que você consuma uma grande quantidade de magnésio por dia, pois o corpo conseguirá estocar o nutriente e utilizá-lo sempre que necessário. Quando você ingere pequenas doses durante o dia, a ingestão diária se adequa a suas necessidades e as suas células se beneficiam de quantidades ideais de magnésio para manter suas atividades fisiológicas de forma saudável.

Vale lembrar que a suplementação do magnésio sozinha não realizará milagres. É importante manter uma dieta balanceada e uma boa rotina de atividades físicas para manter o organismo funcionando da melhor maneira possível.

Qual a importância do magnésio no nosso organismo?

O magnésio é importante para mais de 350 reações bioquímicas fundamentais para o organismo humano. Isso inclui a síntese de proteínas, funções musculares e nervosas, controle de glicose no sangue e até mesmo da regulação da pressão arterial. O magnésio é também nutriente fundamental para a produção de energia e para o desenvolvimento de toda a estrutura óssea. 

Cuidados a ter ao tomar magnésio

Em alguns casos, o consumo de concentrações exageradas do magnésio no organismo pode causar algumas reações alérgicas, depressão, excesso de cansaço, irritabilidade, câimbras nos músculos, náuseas e enjôos causando vômito e dores no abdômem. Por esses motivos o mais indicado é sempre procurar um especialista antes de começar a suplementação e ingerir somente a quantidade diária indicada. 

Ele é contraindicado para pessoas que possuem problemas nos rins, miastenia grave ou para quem sofre com diarréia, pois ele conta com propriedades laxativas. No mais, o magnésio é um nutrientes bastante seguro e não oferece riscos a saúde do indivíduo. 

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Resumo

Neste guia completo falamos sobre os melhores horários para se consumir o magnésio, mas também abordamos um pouco seus benefícios para o organismo, cuidados a serem tomados com o nutriente, como consumi-lo e a quantidade diária ideal. Lembrando que não recomendamos que a suplementação seja realizada por conta própria, mas sim com um auxílio de um profissional.

Compartilhe esse conteúdo para conseguirmos alcançar o maior número de pessoas possível para espalharmos todo esse conhecimento. Obrigada por me acompanhar até o fim do material e saiba que será bem vindo sempre que quiser voltar aqui. Nos vemos em breve, até mais!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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