Melhor horário para tomar polivitamínico ou multivitamínico ?

Os multi ou polivitamínicos são uma excelente forma de repor diversos nutrientes que a alimentação sozinha não é capaz de repor. É um fato que precisamos de vitaminas, proteínas e gorduras para manter nosso corpo em perfeito funcionamento, e de onde vem todos esses nutrientes? Se você respondeu da alimentação, você está correto em partes. 

Acontece que a grande maioria da população não consome os alimentos adequados ou as quantidades adequadas desses nutrientes para sanar a demanda do corpo. O resultado disso é uma grande deficiência de substâncias importantes que também resultam em diversas doenças. A solução para esse problema podem ser os suplementos polivitamínicos , já que diferente das vitaminas puras, eles possuem muitos nutrientes importantes. 

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O mais indicado para este e qualquer suplemento alimentar é consultar um médico para lhe indicar a forma e quantidade mais apropriada para suas necessidades e objetivos. O mercado é vasto e existem muitas opções de polivitamínicos para escolher. Isso vai de acordo com as necessidades específicas do indivíduo. 

Por exemplo, os multivitamínicos para mulheres são focados em vitaminas e nutrientes que favorecem a estética, como por exemplo a pele, unha e cabelos. Já para as crianças os mais indicados são os polivitamínicos infantis, obviamente, e eles fornecem energia e vitalidade, bem como auxiliam no sistema imunológico dos pequenos. 

Uma informação muito importante é que o ferro não deve ser consumido todos os dias em grandes quantidades por pessoas que se alimentam saudavelmente. Isso porque o excesso de ferro no organismo pode causar graves problemas de saúde, assim como o excesso de diversas outras vitaminas. 

No geral, o multivitamínico é indicado a ser ingerido em conjunto com a refeição principal. No almoço ou no jantar. Isso favorece muito a absorção dos nutrientes. Mas vale lembrar que alguns polivitamínicos podem fornecer muita energia e prejudicar o sono, enquanto outros podem acalmar e trazer tranquilidade sendo excelente para serem consumidos a noite. 

Escolha o melhor polivitaminico para você

Na hora de escolher você precisa mais que tudo levar em consideração fatores importantes como a sua rotina, o seu objetivo, a sua preferência e as necessidades do seu corpo. Um especialista consegue indicar de forma mais assertiva a quantidade e suplemento ideal através da análise destes fatores. 

Porém, se for escolher por conta própria, não se esqueça destas regras. Se você necessita de energia, o ideal é escolher um suplemento que forneça energia, bem como se prefere algo mais relaxante escolha um mais relaxante e assim em diante. O formato também é importante. Escolha de acordo com sua preferência, comprimido, cápsula ou goma. 

Melhor horário para tomar polivitaminico?

Como já mencionado um pouco acima, o horário mais adequado para se consumir um polivitamínico é durante uma refeição importante como por exemplo o almoço ou o jantar. Isso vai fazer com que todos os nutrientes, tanto do multivitamínico quanto dos alimentos, sejam absorvidos com maior eficácia. Para quem se apavora só de pensar em engolir comprimidos ou cápsulas grandes, opte pelas gomas, que são deliciosas e mastigáveis. 

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Qual a quantidade ideal de polivitamínico?

Normalmente a quantidade diária indicada vem comprimida em uma única cápsula de multivitamínico, o que significa que só necessitamos ingerir um por dia. Mas, isso pode variar de pessoa para pessoa e só um nutricionista poderá indicar essa variação.

Como tomar Multivitamínicos específicos para crianças, gestantes, idosos ou mulheres ?

Multivitamínicos para crianças:

Os suplementos destinados às crianças costumam favorecer a imunidade e também na formação dos ossos, dentes e são em formatos mais aceitáveis pelos pequenos como por exemplo em gomas, como balas. 

Elas podem ser encontradas em muitos lugares e garantem que a criança não sofra com falta de nem um nutriente importante para a sua formação e saúde. Além disso, as gomas são super práticas e até mesmo alguns adultos preferem consumir o suplemento neste formato, embora a maioria seja destinada às crianças. 

Multivitamínicos para gestantes

Mulheres que estão gerando em si uma vida devem se preocupar muito com a sua saúde e com a saúde do bebê para que não haja complicações na gestação e tudo ocorra da forma mais tranquila possível. 

Os polivitamínicos essenciais para mulheres grávidas devem conter ferro, zinco, magnésio, ácido fólico, iodo ou cálcio. Essas são as vitaminas e minerais que favorecem a saúde do bebê ainda na barriga de sua mãe e garantem um crescimento saudável. 

Multivitamínicos para idosos

Quando alcançamos uma idade mais avançada necessitamos de ainda mais cuidados com a saúde. É claro que se começarmos a nos preocuparmos com ela o quanto antes, melhor. Porém com o passar do tempo o corpo vai deixando a desejar em algumas funções super importantes e suplementar se torna indispensável. 

Os nutrientes mais importantes para os idosos são: Vitaminas do complexo B, como por exemplo a B12 e a B6 pois elas favorecem a capacidade neural melhorando a memória e a concentração. Vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio. Potássio, que evita cãibras e favorece a musculatura cardíaca. Vitamina A, para a visão. Cálcio, para a saúde dos ossos e dentes e Vitamina C e E, que são antioxidantes naturais. 

Multivitamínicos para mulheres

Os polivitamínicos femininos, geralmente, são relacionados à manutenção da estética. Seja para as madeixas, para a pele ou para as unhas, sempre vai ter um suplemento ideal para auxiliar no objetivo. Os multivitamínicos mais vendidos do mercado são os destinados às mulheres. Isso porque elas estão muito mais preocupadas com a aparência física que os homens. 

Os multivitamínicos para mulheres devem conter: Zinco, Vitamina E, Biotina, Vitamina D, Magnésio, Ferro, Multivitamínicos no geral. Esses são os nutrientes essenciais para devolver o brilho dos cabelos, o viço da pele e o comprimento das unhas. Os resultados são surpreendentes. 

Tomar polivitamínicos sem necessidade faz mal?

Consumir o polivitamínico em excesso ou se você já atingiu bons níveis diários dos nutrientes necessários pode ser um erro. Esse excesso de vitaminas desencadeia uma doença chamada hipervitaminose, que é capaz de acumular muitas vitaminas no organismo gerando mal funcionamento de muitas partes do corpo. As vitaminas A e D, mesmo se consumidas em excesso, conseguem ser eliminadas sem acumular. 

Contraindicações e riscos do polivitamínico

Os polivitamínicos são capazes de causar efeitos colaterais como por exemplo gostos estranhos na boca, urticária, erupções na pele, cálculos renais, entre outros grandes incômodos. Por esse motivo, se sentir algum desses sintomas ao consumir polivitamínico, para imediatamente e consulte um profissional.

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Resumo

Criamos este artigo absolutamente completo e informativo para te auxiliar com o consumo dos polivitamínicos. Sempre que precisar de alguma informação, sinta-se à vontade para voltar aqui e absorvê-la. 

Se possível, compartilhe este material com o máximo de pessoas que conseguir e vamos espalhar todo esse conhecimento a respeito desses suplementos que podem salvar nossas dietas. Obrigada por me acompanhar até o final do conteúdo e nos vermos novamente muito em breve. 

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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