Qual o melhor polivitamínico ou multivitamínico ?

  • Home
  • »
  • Qual o melhor polivitamínico ou multivitamínico ?

Os multi ou polivitamínicos nada mais são que vitaminas contidas em cápsulas ou comprimidos para suprir a falta das mesmas no corpo de determinados indivíduos. Isso quer dizer que pessoas saudáveis e que consomem uma boa quantidade de vitaminas diariamente não necessitam consumir esse tipo de suplemento, pois sua alimentação já é capaz de suprir as necessidades de vitaminas. 

Já adianto que isso é muito difícil de acontecer. Pouquíssimas pessoas conseguem, somente com uma dieta equilibrada, satisfazer essa necessidade diária das vitaminas no organismo. O problema é que quase ninguém sabe disso. A escassez das vitaminas no organismo podem causar danos muito prejudiciais. Por isso, o mais indicado é procurar um especialista para te auxiliar nessa jornada de suplementação de vitaminas. 

Ad

Neste artigo absolutamente completo sobre o melhor polivitamínico (ou multivitamínico) vou te contar absolutamente tudo o que você precisa saber antes de inserir tal suplemento em sua rotina alimentar. Lembrando que nada do que vamos te contar aqui reduz a necessidade de uma consulta médica. Vamos lá!

Tabela de Conteúdos

O que é um multivitamínico ou polivitamínico ? 

melhores  bcaas

Os polivitamínicos ou multivitamínicos (você pode encontrá-lo com essas duas denominações no mercado) são suplementos alimentares capazes de fornecer três ou mais tipos de vitaminas e minerais importantes para um bom funcionamento do organismo. Juntos estes nutrientes irão fornecer incontáveis benefícios para o todo o seu corpo de dentro para fora. 

Nosso organismo pode estar necessitando mais ou menos de algumas vitaminas, por isso escolha com atenção o seu suplemento multivitamínico para que ele realmente supra as suas deficiências de vitamina, tendo em vista que sobrecarregar o corpo com vitaminas que você já possui em grandes quantidades também é um erro, e um dos mais cometidos. Por isso é tão importante a consulta com um especialista.

TOP 5 - Melhores marcas dos melhores multivitamínicos

Vitapure Tabs, 60 Tabletes, IntegralMedica, Brownie

Quantidade:

60 tabletes 

Vitaminas:

12

Minerais:

7

Centrum Silver Women, Mulher 50+

Quantidade:

275 tabletes  

Vitaminas:

13+

Minerais:

14+

Lavitan Mais A-z Total

Quantidade:

90 comprimidos 

Vitaminas:

9

Minerais:

3

Mais Nutrition ZMA Wvegan 

Quantidade:

100 cápsulas 

Vitaminas:

1

Minerais:

3

Multimax Complex - Max Titanium

Quantidade:

90 cápsulas 

Vitaminas:

13

Minerais:

13

Vitapure Tabs, IntegralMedica, Brownie - Melhor complexo vitaminico do mercado

No Vitapure da IntegralMédica você encontra 19 nutrientes com concentrações que equivalem a 100% da ingestão indicada por dia. Ele é altamente recomendado para quem precisa de uma suplementação completa de vitaminas, como por exemplo praticantes de atividades físicas em geral. Ele não possui ferro, o que pode parecer uma desvantagem, mas é vantagem já que o ferro não é indicado para todas as pessoas. 

Vantagens

  • Não contém glútem
  •  Não contém lactose
  • Mix de vitaminas 

Desvantagens

  • Rende Pouco

Centrum Silver Women, Mulher 50+  Multivitamínico- O melhor multivitamínico feminino

O Multivitamínico Centrum Silver Women é o mais utilizado pelas mulheres de todo o Brasil. Isso porque ele foi elaborado para mulheres com idade superior a 50 anos e conta com uma carga adequada de vitaminas essenciais e também muitas variedades de minerais para equilibrar a dieta da mulher de acordo, é claro, com sua idade. Pois como já sabemos cada grupo de mulheres necessita de vitaminas específicas. 

Vantagens

  • Bom para o coração e para o cérebro
  •  Não contém glúten

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

Lavitan Mais A-z Total 180 Comprimidos- melhor multivitamínico nacional e barato

O Lavitan é um multivitamínico muito popular pois possui uma quantidade balanceada de vitaminas e minerais. Ele é também a opção mais barata do mercado, por isso vale a pena optar por comprar mais de uma unidade por vez. Apesar de barato, a qualidade desse suplemento surpreende muito. Composto por 7 nutrientes na concentração máxima da IDR.

Vantagens

  • Valor atraente
  • Rico em ácido fólico
  • Zero calorias

Desvantagens

  • Difícil de encontrar no mercado

Mais Nutrition ZMA Wvegan 100 Cápsulas- polivitamínico infantil mais completo

O Zma WVegan é um suplemento vitamínico-mineral à base dos minerais magnésio, zinco e também da vitamina B6. Ele é indicado para pessoas em fase de crescimento e também para pessoas que apenas desejam suplementar nutrientes essenciais. Ele também pode ajudar muito no tratamento da insônia proporcionando um sono melhor.

Vantagens

  • Produto vegano
  •  Rende muito
  •  Zero açúcar

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

Multimax Complex - 90 Cápsulas, Max Titanium- melhor suplemento vitamínico para homens importado

Quem não conhece a Max Titanium, não é mesmo? A marca é record de vendas em todos os seus suplementos e com o multivitamínico não é diferente. Ele é composto por 26 nutrientes sendo 22 deles vitaminas e minerais com o máximo índice de IDR. Isso permite com que esse polivitamínico consiga repor adequadamente o necessário para os homens e também para atletas.

Vantagens

  • Não contém glúten
  • 20 nutrientes
  • Valor super atraente

Desvantagens

  • Colorido artificialmente

O multivitamínico para que serve e quais os seus benefícios 

Que as vitaminas e os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente são fornecidas pela alimentação, não é surpresa para ninguém. O problema é quando isso não acontece. Os multivitamínicos, apesar do que a maioria das pessoas pensam, não são um substituto de uma dieta saudável, mas sim um complementador dessa dieta. 

Eles são capazes de fornecer ao nosso organismo as quantidades mais adequadas de vitaminas, de acordo com a nossa alimentação. Sendo assim o corpo fica mais protegido contra deficiências nutricionais e também contra outros malefícios de apresentar escassez de vitaminas. Não é novidade para ninguém que vitaminas são mais que necessárias e previnem doenças como por exemplo a anemia. 

Muito além de prevenir tais doenças, o que já é um grande benefício, os multivitamínicos também são excelentes fontes de energia para quem possui uma rotina de treinos e exercícios que necessitam de energia, incluindo uma hipertrofia muito mais rápida e saudável.

Vitaminas que pode encontrar num suplemento polivitamínico e a importância de cada uma ?

Vitamina A

A vitamina A, que é pertencente ao grupo de vitaminas lipossolúveis, é responsável pela manutenção da visão além de ser uma antioxidante celular e manter também a manutenção da saúde da pele. 

Vitamina B1

Já a B1 tem funções no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas e também no estímulo dos nervos periféricos. Ele age no sistema nervoso de forma essencial.  

Vitamina B2 (riboflavina)

A B2, popularmente conhecida por riboflavina, é de extrema importância para as funções de estimular a produção do sangue e também na manutenção do metabolismo, o que é mais que favorece o emagrecimento. 

Vitamina B3

A vitamina B3, famosa niacina, desempenha algumas funções no organismo, como por exemplo melhorar a circulação do sangue e aliviar dores de enxaqueca, bem como baixar os níveis de colesterol e consequentemente controlar a diabetes. 

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

A vitamina B5, que é o ácido pantotênico, é a grande responsável por inúmeras funções no organismo. Como por exemplo a produção de neurotransmissores no nosso cérebro, na fabricação de esteróides, além de ser fundamental na saúde da pele e dos cabelos, ela ainda beneficia o metabolismo de gorduras, proteínas e outros nutrientes. 

Vitamina B6

Já a B6 influencia diretamente no sistema nervoso por meio de seus efeitos sobre muitos minerais e neurotransmissores do cérebro. Sua principal função é como coenzima importante para o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos do corpo. 

Vitamina B7 (biotina)

A vitamina B7 serve para desempenhar funções de manutenção da saúde da nossa pele, dos cabelos e também do sistema nervoso. Ela também pode ser encontrada pelo nome de biotina. 

Vitamina B9 (ácido fólico)

A B9 é conhecida por agir diretamente na manutenção dos sistemas imunológicos do organismo. Ela também auxilia no sistema circulatório e no nervoso, além de agir na formação de proteínas e hemoglobinas, prevenindo doenças como a anemia. 

Vitamina B12

A famosa Vitamina B12 desempenha inúmeras funções mais que essenciais para um bom funcionamento do organismo. Elas são: manter o metabolismo funcionando, produzir glóbulos vermelhos no sangue, entre outras. 

Vitamina C

Todo mundo já conhece a vitamina C e suas ações antioxidantes. Ela é de suma importância também na absorção de nutrientes, na síntese de colágeno e também ajuda a manter o sistema imunológico. 

Vitamina D

Sendo talvez uma das vitaminas mais importantes para o corpo humano, a vitamina D além de possuir funções ligadas à saúde óssea, ela também é responsável por muitas outras atividades no organismo, como por exemplo as cardiovasculares e musculares. Se quiser saber mais sobre esta vitamina, veja o nosso artigo " Qual a melhor vitamina d ? ". 

Vitamina D3

O colecalciferol, ou vitamina D3 é muito conhecida por sua ação relacionada à homeostase do cálcio. Isso a torna mais que necessária para um bom desenvolvimento e manutenção da saúde óssea, prevenindo fraturas e fragilidade. 

Vitamina E

A vitamina E possui função, assim como a C, também antioxidante. Isso faz com que ela seja muito importante no retardo do envelhecimento corporal e até mesmo na prevenção de doenças graves como por exemplo o câncer, a diabetes, catarata e parkinson. 

Vitamina K1

Apesar de pouco conhecida, a vitamina K1 é encontrada em diversos alimentos e é a grande responsável por ativar a coagulação. 

Vitamina K2

Já a vitamina K2 serve para prevenir a osteoporose e é a responsável pelo uso do cálcio na mineralização dos ossos. 

Outros compostos como minerais que pode  encontrar num suplemento polivitamínico mais completo?

Cálcio

O cálcio é bem popular por ser um mineral essencial na construção e manutenção dos nossos ossos. Ele é também importante para a construção dos músculos e na transmissão dos impulsos nervosos. 

Ferro

O ferro é responsável por várias funções no organismo sendo a principal delas na composição da hemoglobina, que é um pigmento encontrado nas hemácias e também responsável pelo transporte do tão importante oxigênio. Ele é um mineral muito importante na produção até mesmo do DNA. 

Fósforo

O fósforo, também muito popular entre os nutrientes mais importantes, é responsável pela formação dos nossos dentes, produção de energia, funcionamento dos músculos, nervos e crescimento dos ossos. 

Magnésio

O magnésio diminui a incidência de doenças cardíacas pois reduz o acúmulo das placas de gordura presentes nos vasos sanguíneos. Além disso, ele ajuda a aliviar a azia, e má digestão, controla a pressão arterial e reduz a fraqueza. 

Manganês

O manganês é um mineral essencial na produção da tiroxina e também para um bom funcionamento da tireóide. Ele ajuda na cicatrização dos ferimentos agindo na formação de colágeno nas células da pele. Também reduz fraqueza e alterações hormonais. 

Selênio

Já o selênio possui um altíssimo poder antioxidante, o que faz com que ele seja essencial na prevenção de doenças como o câncer. Ele também é eficaz no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares.  

Cobre

O cobre auxilia na formação das células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes. Além disso, ele também contribui para a produção de neurotransmissores, para a formação da bainha de mielina. 

Ad

Diferentes tipos de polivitamínicos

polivitamínico feminino ou para mulher

Os polivitamínicos mais indicados para satisfazer as necessidades nutricionais das mulheres são os ricos em ácido fólico e vitaminas do complexo B, como por exemplo a B1, a B2, a B6 a B12, a niacina e o ácido pantotênico. 

Elas juntas são capazes de promover energia, reduzir o cansaço e a fadiga. É interessante também que o multivitamínico feminino contenha cobre, selênio, biotina e vitamina C, que são muito importantes para o sistema imunológico e também favorecem a beleza auxiliando na beleza e saúde do cabelo, pele e unhas.

Complexo vitamínico infantil

Para as crianças as vitaminas não deixam de ser importantes. Crianças a partir dos 12 anos podem consumir polivitamínicos para desenvolver mais energia. Os mais indicados para nossos pequenos são os ricos em vitaminas B2, B6, B12, niacina, biotina, ácido pantotênico, vitamina C e ferro. 

Esses nutrientes auxiliam na produção de energia para as crianças que se divertirem muito durante o dia a dia. Além disso, multivitamínicos ricos em selênio, zinco e vitamina A podem beneficiar o sistema imunológico e favorecer a saúde da pele da criança. 

Polivitamínico masculino 

Já quando o assunto é os homens, os suplementos vitamínicos que funcionam com maior eficácia são os ricos em vitaminas do complexo B como por exemplo B1, B2, B6 e B12. Elas promovem uma maior produção de energia que contribui muito para o bom funcionamento do coração. 

Além disso, é importante também que os multivitamínicos masculinos sejam ricos em vitamina C, cobre e zinco para o fortalecimento do sistema imunológico e também que contenham magnésio, cálcio e a famosa vitamina D, que contribui muito para a saúde dos músculos.  

Polivitamínico para adolescência

Os adolescentes devem optar pelas vitaminas formuladas para fornecer suporte nutricional com nutrientes essenciais para que eles continuem crescendo fortes e saudáveis. Geralmente, assim como os outros polivitamínicos, os para adolescentes vem escrito em sua embalagem que são para esse grupo de pessoas e geralmente possui formato em gomas, que deixa-os com mais vontade de consumir. 

O polivitamínico para adolescente precisa conter vitaminas que favoreçam a saúde óssea, imunológica e a energia física. As essenciais são as vitaminas A, C, E, D e também o cálcio sendo a vitamina D uma das mais importantes. 

Polivitaminico para idoso

Quando o assunto são os idosos a coisa não muda tanto assim. Os polivitamínicos para idosos vem bem especificados que pertencem a pessoas com idade acima de 50 anos e são ricos em tiamina, riboflavina, vitaminas B6, B12, niacina, biotina e também ácido pantotênico, que favorecem a produção de energia. 

Mais uma vez a vitamina C também é indispensável nos polivitamínicos para idosos, assim como o selênio e o zinco que reforçam o sistema imunológico do indivíduo. Outra vitamina importante é a A, que contribui para a saúde da visão, que no caso dos idosos é importante cuidar. 

Multivitamínicos para gestantes 

Gestantes e lactantes podem sim consumir suplementos polivitamínicos e essa dúvida é muito recorrente. Durante a gravidez o ácido fólico e a vitamina D1 são muito necessários no organismo da grávida, por isso especialistas indicam que ele seja inserido na dieta desde o momento da descoberta da gravidez, ou do momento em que a mulher decide que quer gerar uma vida. 

Polivitamínico para veganos

Existem diversas opções de polivitamínicos para veganos. O mercado de suplementos entende a necessidade de incluir multivitamínicos de origem não animal para pessoas que não consomem em hipótese alguma derivados de animal. Basta procurar um pouco e você encontrará muitas opções de polivitamínicos veganos. 

Multivitamínico para atletas

Para os atletas profissionais existem muitas opções de multivitamínicos. Eles devem optar sempre pelas opções capazes de fornecer mais energia e também antioxidantes como por exemplo a vitamina C ou a E, que são as responsáveis por melhorar o sistema imunológico. 

Uma das principais funções do polivitamínico é a de fornecer mais energia, portanto a grande maioria desses suplementos já possuem naturalmente essa vantagem para atletas e praticantes de atividades físicas no geral. 

Que consequências a falta de vitaminas poderá causar?

Que a falta de vitaminas essenciais no nosso organismo pode causar um grande estrago, isso já te contei. Vamos descobrir agora quais são os principais desequilíbrios que a escassez de certas vitaminas podem causar no corpo. Leia com atenção:

  • Vitamina A:
    A falta de vitamina A no organismo pode causar dificuldades até mesmo para enxergar no escuro. Caso a deficiência seja prolongada por muito tempo, a imunidade e a capacidade de regeneração das células podem também sofrer danos. 

  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B5 e B6):
    A falta dessas vitaminas muito importantes vai afetar diretamente a absorção e utilização dos nutrientes. Isso significa uma grande diminuição de energia. 

  • Ácido fólico (B9):
    A falta da vitamina B9 no organismo pode causar doenças de imunidade como por exemplo anemia, úlcera na região bucal e surgimento prematuro de cabelos grisalhos. Já em mulheres grávidas a consequência pode ser uma severa malformação do feto.

  • Vitamina B12: 
    A escassez da vitamina B12 é muito perigosa principalmente para os grupos de pessoas veganas ou vegetarianas, pois pode causar severa anemia, bem como doenças neurológicas, inclusive a perda da memória. Perda de apetite e constipação também podem ser alguns sintomas. 

  • Vitamina C:
    Nós já sabemos que a vitamina C é muito importante para o organismo funcionar perfeitamente bem. A falta dela causa fadiga e prejudica as funções do sistema imune. Isso pode causar doenças graves e distúrbios psiquiátricos. 

  • Vitamina D:
    A falta da vitamina D é a responsável por causar problemas na absorção do cálcio. Isso prejudica muito os ossos e aumenta o risco de fraturas e também de doenças ósseas como por exemplo a osteoporose. A falta dessa vitamina também prejudica a saúde cardiovascular. 

  • Vitamina E:
    Já a falta de vitamina E no organismo pode resultar em envelhecimento prematuro e também causar graves danos ao sistema nervoso e na capacidade cognitiva, prejudicando a aprendizagem e a memória. 

  • Vitamina K:
    Por último mas não menos importante temos a vitamina K. Sua deficiência no corpo pode afetar a capacidade de coagular e curar feridas. O que resultará em muito sangramento em se tratando de ferimentos.

Quem deve começar a tomar um multivitamínico?

Bom, existem certos grupos de pessoas que possuem dificuldades na absorção das proteínas ou mesmo que tem certo aumento na demanda desses nutrientes ou até diminuição excessiva da ingestão deles, por isso pode ser que esses grupos desenvolvem a necessidade consumir vitaminas através do suplemento. Vou te contar quais são esses grupos:

Crianças e adolescentes:
Indivíduos em fase de crescimento necessitam de altas quantidades de nutrientes para realizarem alguns processos relacionados ao desenvolvimento. Isso inclui a maturidade hormonal, bem como a maturidade óssea e cerebral, ou seja, esses indivíduos necessitam de vitaminas para todo o processo de amadurecimento físico e mental.

Gestantes e lactantes:
 Mulheres grávidas necessitam de vitaminas para um bom desenvolvimento do feto e mulheres que amamentam necessitam de vitaminas para alimentar de forma saudável seu bebê recém nascido. Por esse motivo, a maioria dos pediatras indicam suplementos polivitamínicos como por exemplo o ácido fólico para este grupo de mulheres. 

Indivíduos machucados:
Pessoas recém operadas, lesionadas, fraturadas, queimadas, entre outros tipos de machucados que necessitam de cicatrização também podem se beneficiar e muito dos multivitamínicos. Ele ajuda na cicatrização dos tecidos, o que é muito útil para esse grupo de pessoas. 

Atividades físicas de alto rendimento: 

Outro grupo que pode tirar grande vantagem dos multivitamínicos são os praticantes de atividades físicas. Atletas de alto rendimento necessitam de mais nutrientes graças ao seu alto grau de esforço físico. Esses nutrientes extras favorecem muito os processos anabólicos.

Pessoas estressadas:
Homens e mulheres que enfrentam rotinas estressantes em seus dias tendem a liberar dezenas de hormônios e substâncias químicas no sangue. Essas substâncias são necessárias para enfrentar tais problemas de estresse. A fonte desses hormônios e substâncias são as vitaminas e os minerais, por isso o corpo dessas pessoas acaba tendo um gasto maior de tais nutrientes. 

Idade avançada:
Pessoas idosas não possuem um bom índice de absorção das vitaminas e nutrientes. Além disso, o apetite desse grupo de pessoas também diminui bastante, o que também colabora para a deficiência de nutrientes importantes no organismo. As pessoas idosas naturalmente já deixam de produzir algumas substâncias importantes, o que torna a suplementação de vitaminas ainda mais importante. 

Dietas severas:
Praticantes de dietas que consistem em se alimentar o mínimo possível, ou que simplesmente não suprem as necessidades diárias do organismo também devem levar em consideração a ingestão dos polivitamínicos, já que o risco dessas pessoas sofrem severas perdas dos nutrientes são grandes. 

Veganos e vegetarianos:
Pessoas que não consomem alimentos de origem animal podem sofrer com a deficiência de alguns nutrientes essenciais como por exemplo a vitamina B12, que é muito importante como já mencionamos. Por isso é indispensável que essas pessoas procurem uma opção de polivitamínico vegano para suplementar. 

Melhor horario para tomar polivitaminico e como tomar

Quando tomar:

Alguns nutrientes podem ter efeitos energizantes e por isso são mais indicados para serem consumidos pela manhã, já que no período da noite nossa intenção é descansar e dormir relaxado. Os mais indicados para a manhã são os compostos de vitamina D, C e algumas vitaminas do complexo B. Em contrapartida, a vitamina B3 e o magnésio possuem efeitos relaxantes, o que torna-os uma ótima opção noturna. Se quiser saber mais sobre este tema, veja o nosso artigo " melhor horario para tomar polivitaminico".

Como tomar:

Para tomar o suplemento de forma correta, ingira as vitaminas hidrossolúveis com água. São elas as vitaminas do grupo B e C. Já as vitaminas lipossolúveis necessitam de gorduras para a sua absorção, por isso devem sempre ser consumidas com algum alimento. São elas: A, E e K. Suplementando dessa forma não tem erro, os resultados serão satisfatórios. 

Dosagem diária:

A dosagem diária indicada do multivitamínico pode variar de pessoa para pessoa e de necessidade para necessidade, por isso é ideal consultar um nutricionista antes de suplementar as vitaminas por conta própria. 

Contra indicações do suplemento vitamínico

É altamente contraindicado ultrapassar a dosagem diária indicada do polivitamínico. Isso porque eles são ricos em cálcio, o que pode causar uma severa prisão de ventre, bem como alterar a frequência cardíaca aumentando as chances de desenvolver pedras nos rins e até mesmo acumular-se nas paredes arteriais a longo prazo, o que pode causar problemas cardiovasculares. Por isso, não exagere na dose e se possível consulte um profissional. 

Outro alerta importante é que seu corpo nem sempre necessita de ferro. Sim, o ferro é um nutriente super importante, porém é muito fácil de se adquirir através da alimentação, por isso suplementar multivitamínicos com ferro em excesso pode acelerar o envelhecimento e prejudicar toda a saúde do nosso organismo. O ferro é indicado apenas para quem possui deficiência do mesmo no corpo.  

Muitas pessoas pensam que o ácido fólico pode ser consumido de qualquer maneira que sempre trará benefícios. O excesso de ácido fólico pode ocasionar em muitas deficiências nutricionais e até mesmo tornar-se crônica afetando drasticamente a saúde. Outra vitamina que causa dúvidas nas pessoas é a D. A vitamina D aumenta a absorção do cálcio, por isso ela não deve ser consumida de forma excessiva para não favorecer a calcificação dos vasos sanguíneos. 

Mulheres grávidas ou mesmo as mulheres que estão pensando em engravidar precisam consultar um médico antes de começar a suplementar qualquer suplemento multivitamínico. Isso porque até mesmo a popular vitamina A pode causar malformações no feto. É muito recomendado que o indivíduo opte por um suplemento de marcas confiáveis, pois como já sabemos existe muito charlatanismo no mercado fitness.

Perguntas frequentes

Quem toma multivitamínico pode beber?

Sim! Não existem correlações entre a ingestão de álcool e vitaminas, portanto quem consome multivitamínicos pode continuar consumindo álcool.  

Polivitamínico e Multivitamínico – qual é a diferença?

A diferença entre os multivitamínicos e os polivitamínicos se concentra única e exclusivamente no nome. Os dois suplementos possuem as mesmíssimas finalidades no organismo e contam com nutrientes necessários que a alimentação de alguns indivíduos sozinha não é capaz de fornecer. Escolha o que se sentir mais confiante para tomar. 

O multivitamínico funciona mesmo?

Sim! Ele funciona desde que consumido de forma correta. Por isso, o ideal é que um nutricionista seja consultado. O médico vai analisar a sua situação e indicar o melhor multivitamínico para entregar o resultado que você busca. 

O Multivitamínico engorda?

De forma alguma! O suplemento polivitamínico não engorda porque as vitaminas não possuem calorias. Isso significa que elas não são capazes de aumentar o peso de um indivíduo. O máximo que pode acontecer é um aumento do apetite por conta de algumas vitaminas do complexo B, que são capazes de proporcionar tal resultado. Por isso, se você tem dificuldade em se alimentar e ganhar peso, opte por vitaminas do grupo B. 

Posso conseguir níveis saudáveis de vitaminas e minerais através de uma dieta?

Depende. Existem muitos fatores que podem interferir na absorção das vitaminas pelo corpo. Por isso, o ideal é consultar um especialista. 

Quais cuidados devo ter ao usar um suplemento polivitamínico?

O primeiro e mais importante é suplementar multivitamínico com supervisão profissional e nunca exceder as doses diárias indicadas. Isso pode trazer sérios riscos à saúde. 

Lavitan ou centrum qual o melhor?

O Centrum conta com 26 nutrientes, enquanto o Lavitan possui apenas 12. Isso não significa que o Lavitan seja inferior, mas sim diferente. Para saber o mais indicado para você consulte seu médico. 

Um multivitamínico vegano é eficaz ?

Sim. Para os veganos de plantão, fiquem sabendo que os multivitamínicos veganos são tão eficazes quanto os comuns, a diferença são suas fontes. 

Ad

Resumo

Agora você já sabe absolutamente tudo sobre os poli ou multivitamínicos e pode utilizá-los ao seu favor. Lembre-se da importância de consultar um especialista e também do quanto é importante não exceder a quantidade diária de vitaminas por dia. 

Sempre que precisar tirar alguma dúvida a respeito dos poli ou multivitamínicos (que você descobriu que são a mesma coisa) venha neste artigo e será muito bem vindo. Obrigado por nos acompanhar até o final do conteúdo e compartilhe esse texto com o máximo de pessoas que conseguir espalhar por aí todo esse conhecimento. Nos vemos de novo muito em breve e até a próxima! 

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}