Para que serve açai? Os seus beneficios

O açaí virou moda entre os esportistas e também pelas pessoas que curtem um cardápio saudável e delicioso de frutas. Esse fruto de pigmentação escura típico da região Amazônica é fonte de saúde, juventude e diversos outros benefícios. Muito popular no verão, quando as pessoas buscam formas de se refrescar, o açaí é também muito famoso entre as pessoas que não se importam muito com a dieta.

Embora sejam diferentes os tipos de açaí para consumo de pessoas que buscam os benefícios do fruto e para as pessoas que querem se deliciar adicionando diversos componentes, a base do açaí continua sendo a mesma. Neste artigo vim esclarecer para todos quais são os verdadeiros benefícios do açaí e para que, de fato, ele serve. Leia com bastante atenção. Vamos descobrir o que é: 

Ad

Também conhecido pelo nome de juçara ou mesmo assaí (com S), o fruto nasce e cresce nas palmeiras da região Amazônica localizada na América do Sul. Hoje em dia ele é considerado um alimento nutritivo e fonte calórica rica em antioxidantes e de alto poder anti-inflamatório, entre outros diversos benefícios que vamos explicar no decorrer do artigo. 

Além de rico em polifenóis, que é o principal entre antocianinas, ele ainda apresenta maior quantidade de antioxidantes que em outras frutas roxas como por exemplo as amoras e mirtilos. Esse é o principal motivo pelo qual inserir o açaí em conjunto com uma dieta e alimentação saudável pode ser uma excelente opção. 

Seja para a saúde, para favorecer o organismo, aumentar a imunidade, prevenir o envelhecimento precoce ou outros motivos. Esse fruto multi-uso pode se transformar em uma refrescante e deliciosa bebida, geléia, doce, sorvete, entre outras sobremesas. Ele pode ser encontrado também em forma de suplementos, indicamos sempre a loja da Amazon. 

Para que serve açaí?

Vou te contar agora alguns benefícios que comprovam que o açaí é muito saudável para o seu organismo e ajuda a mantê-lo em pleno funcionamento. Veja: 

Faz bem ao coração e melhora a circulação

Sendo um grande inimigo do colesterol ruim, o açaí é muito benéfico para pessoas que sofrem com doenças relacionadas ao colesterol. Ele possui substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos sanguíneos e também controlam a pressão alta favorecendo a circulação do sangue. 

Melhora o funcionamento dos intestinos e do sistema digestivo

Outro ponto muito benéfico do açaí é relacionado às suas ações relacionadas ao funcionamento do intestino e do sistema digestivo. Isso porque ele oferece uma excelente dose de fibras alimentares que favorecem o trânsito intestinal. 

Prevenir o envelhecimento precoce

Graças às suas propriedades antioxidantes e também à vitamina E, o açaí também é favorável na proteção às células do corpo contra os danos causados pelos famosos radicais livres. Isso faz com que o envelhecimento precoce da pele seja eliminado, além de fazer uma manutenção geral da beleza como por exemplo nos cabelos, unhas e na formação de rugas e linhas de expressão. 

Fortalece o Sistema imunológico e previne infecções

O açaí contém grandes quantidades de nutrientes como por exemplo a Vitamina C, E e também ômega-9 e anticitocinas. Isso faz com que ele auxilie no sistema imune aumentando a quantidade de células de defesa do corpo melhorando assim os processos de infecção, inflamação e cicatrização. 

Ad

Ajuda a emagrecer

Apesar da grande maioria das pessoas afirmarem que o açaí é calórico, ele contém antocianinas que são capazes de regular o funcionamento das células de gordura corporal, o que favorece o emagrecimento. Esse não é o único ponto positivo do açaí no combate às gorduras. Ele ainda contém as fibras, que aumentam a sensação de saciedade, mas não são os açaís repletos de complementos que oferecem esses benefícios, mas sim os mais puros. 

Melhora a saúde da pele

Como você já descobriu o açaí é rico em antioxidantes. Isso faz com que ele seja uma ótima opção para manter ou até mesmo rejuvenescer a pele. Além disso, o açaí também beneficia indivíduos que sofrem com manchas, flacidez, rugas e todo tipo de desalinhamento em áreas da pele. 

É antioxidante e anti-inflamatório

Além de antioxidante, o açaí também é anti-inflamatório. Isso significa que ele pode favorecer processos de inflamação como acne, cicatrização, entre outros diversos benefícios para pessoas que sofrem com problemas inflamatórios, podendo ser até mesmo uma boa opção para recém operados, se aprovado por um médico, é claro. 

Fornecer energia e evita câimbras

O fruto do açaí fornece uma energia extra para o organismo. Isso porque ele é bastante rico em carboidratos e diversos nutrientes de alto valor biológico, podendo ser considerado um excelente pré- treino para atletas de alto rendimento. Outro benefício de se consumir o açaí antes da atividade física é que ele previne a incidência de cãibras. Principalmente se consumido em conjunto com a banana. 

Melhora funcionamento respiratório

Consumir açaí regularmente auxilia no equilíbrio e prevenção de irritações que podem estar ligadas aos desconfortos respiratórios. Principalmente os relacionados à alergias e irritações. 

Diminui o risco de câncer

Cientistas da Universidade da Flórida (EUA) afirmaram, após estudos, que a ação do extrato do açaí é eficaz contra a doença, principalmente em casos de leucemia. Isso graças a sua grande quantidade de antocianinas, que é uma substância antioxidante presente em grande quantidade do fruto. 

Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer

As substâncias antioxidantes do açaí combatem não só o envelhecimento precoce, como também o estresse oxidativo produzido pelos radicais livres. Ele ajuda a reduzir o acúmulo da proteína beta-amilóide que está diretamente ligada a doenças degenerativas como por exemplo o Alzheimer. 

Auxilia na saúde dos ossos e dentes

Nós já sabemos que nossos dentes e ossos são formados por grandes quantidades de um mineral chamado cálcio. O açaí contém altas quantidades deste mineral, sendo assim um excelente aliado para a manutenção dos ossos e dentes evitando doenças como a osteoporose e também prevenindo que os dentes caiam. 

Aumenta o desejo sexual

Estudos confirmam que consumir açaí potencializa o desejo sexual pois ele é capaz de amplificar a circulação do sangue. Isso faz com que a energia sexual aumente. 

Contribui para o funcionamento mental

Como já te contei, o açaí favorece todas as funções cognitivas e previne doenças degenerativas. Isso porque seus pólipos agem na proteção das células do sistema nervoso central e atuam diretamente prevenindo perda de memória e outras doenças neurais. 

Facilita o ciclo menstrual

O açaí é um fruto riquíssimo em diversos minerais. Isso inclui boas quantidades de ferro e de fósforo, além de cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante todo o período menstrual. As sensações mais incômodas como cãibras, cólicas e inchaços são reduzidas. 

Combate a anemia

Sendo um aliado da nutrição, o açaí pode favorecer organismos que necessitam de maiores quantidades de nutrientes. Consumir sucos dessa fruta pode ser uma ótima saída, pois ele é rico em ferro, vitamina C, entre outros nutrientes. 

Valor nutricional do açaí

Todas as informações contidas neste tópico são relacionadas a 100 gramas de açaí natural sem a adição de quaisquer outros ingredientes ou componentes. Veja o valor nutricional da polpa do fruto:

  • Energia: 58 calorias
  • Proteínas: 0,8 gramas 
  • Gorduras: 3,9 gramas
  • Carboidratos: 6,2 gramas 
  • Fibras: 2,6 gramas
  • Potássio: 125 miligramas
  • Magnésio: 17 miligramas
  • Manganésio: 6,16 miligramas
  • Vitamina E: 14, 8 miligramas
  • Cálcio: 35 miligramas
  • Ferro: 11,8 miligramas
  • Vitamina C 9 miligramas
  • Fósforo: 0,5 miligramas

Essas são as informações nutricionais de modo geral. É claro que isso pode mudar com relação à forma de cultivo do açaí, a forma como ele foi mantido e outros fatores.

Ad

Resumo

Neste artigo completo sobre o açaí e seus benefícios te contei exatamente o que é o popular fruto do açaí e também te contei cada um dos resultados que ele pode oferecer ao seu organismo. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para deixar nos comentários e faremos o possível para respondê-la. 

Siga-nos e compartilhe este guia em suas redes sociais para ajudar outras pessoas com esse tipo de dúvida. Agradeço por acompanhar nosso material até o fim e nos vemos novamente muito em breve. Até logo!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}