Para que serve o hipercalórico?

Muito se afirma e se especula por aí a respeito de um suplemento muito popular no mercado fitness entre os praticantes de atividades físicas, mas também popular entre pessoas magras que visam ganhar um pouco mais de peso. Neste guia vamos esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o hipercalórico

Aqui você vai aprender como de fato tomar o suplemento, bem como do que exatamente ele se trata quais são os seus reais benefícios para a saúde e para os treinos. Muitas pessoas acabam consumindo-o por indicação e sequer sabem para que o estão tomando. Vamos te contar tudo sobre ele agora. Leia com atenção!

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O hipercalórico é uma classe de suplementos alimentares que combinam nutrientes como por exemplo os carboidratos de alto valor glicêmico, proteínas de altíssimo valor biológico, minerais, aminoácidos e até mesmo vitaminas. Ele também contém algumas gorduras boas, como por exemplo o ômega 6 e o 3. 

Todos esses nutrientes são mais que necessários na nossa dieta para que a saúde esteja sempre em dia. Esses suplementos são denominados hipercalóricos pois os praticantes de musculação concluíram que ele oferece alta concentração de energia para os treinos. 

Normalmente as fontes procuradas para proporcionar tais resultados ( mais energia) são as proteínas, gorduras e carboidratos. Por conter tudo isso e um pouco mais, o hipercalórico ganhou muita popularidade entre pessoas que precisam de tal energia para praticar esportes. Hoje existem no mercado diversas opções e sabores dele. 

Para que serve um hipercalórico ?

Ele serve para que atletas de alto e baixo desempenho desfrutem de um consumo maior de calorias diárias para realizar com maior excelência seus treinos e exercícios. Na grande maioria dos casos, os atletas não conseguem obter todos esses nutrientes por meio somente de uma alimentação, mesmo que balanceada. 

Essa classe de suplemento age nessa brecha preenchendo essa necessidade diária e fornecendo a esses indivíduos a quantidade diária que eles necessitam para seus treinos. Algumas pessoas têm dificuldade para ganhar massa muscular ou mesmo peso. O hipercalórico também favorece essas pessoas. 

Quais os benefícios do hipercalórico ?

Aumento da massa muscular

Um dos benefícios do hipercalórico está relacionado ao aumento de massa muscular. 

Melhora da recuperação muscular

O fator acima se dá graças ao aceleramento da recuperação muscular. Já que com os músculos se recuperando mais rápido, o processo de ganho de massa magra acelera 

Melhora da absorção de aminoácidos

Outro fator de grande importância para o ganho de massa magra é uma boa absorção dos aminoácidos. O hipercalórico também garante uma excelente absorção desses nutrientes super importantes. 

Manutenção da massa muscular

Ele ajuda também o atleta a manter todos os seus ganhos de massa magra sem perdê-los por nem um motivo. 

Diminuição do catabolismo

Um dos principais responsáveis pela perda de massa magra é o catabolismo. O hipercalórico também nos faz o favor de não permitir que ele aconteça. Ou seja, seus ganhos de massa serão sem progresso. 

Rápida fonte de aminoácidos

Outro benefício que esse suplemento pode promover é que ele é uma rápida e mega prática fonte de aminoácidos para o nosso corpo. 

Melhora da performance

Como se não bastassem todos esses benefícios, o suplemento hipercalórico também proporciona uma melhor performance durante o treino. Isso inclui foco, resistência e um gás para concluir o treino da maneira mais adequada, o que também favorece muito o ganho de massa muscular e consequentemente a perda de gordura. 

Função anabólica

O último porém não menos importante benefício aqui listado sobre o hipercalórico é que além dele melhorar a performance durante a atividade ele também apresenta grande melhora na função anabólica do organismo. 

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Quem pode tomar?

Os suplementos hipercalóricos são indicados para pessoas que desejam um aumento de massa magra, hipertrofia muscular e melhorar a estética corporal de forma geral. Ele também é indicado para quem necessita de um número maior de energia e gás para treinar, como por exemplo atletas e praticantes de atividades de alto gasto energético. 

Pode ser a melhor opção também para ganhar peso. Existem muitas pessoas que possuem muita dificuldade no que diz respeito a aumentar até mesmo sua gordura corporal, eles se beneficiam e muito da suplementação com hipercalórico e o resultado pode ser notado em pouco tempo. 

Os hipercalóricos engordam?

Agora entramos em uma dúvida muito recorrente de pessoas que pretendem iniciar sua suplementação com hipercalórico, o medo de ganhar muita gordura corporal. Seu próprio nome já afasta compradores que temem o ganho de peso, já que indica que sua função seja essa, o que não é mentira, mas também não é verdade. 

O hipercalórico funciona basicamente como a grande maioria dos alimentos ou mesmo os outros suplementos alimentares. Ele possui sua caloria individual que pode ser analisada facilmente no rótulo. É muito importante analisar o rótulo de todo produto ou alimento consumido, principalmente quem tem medo de ganhar peso. 

No geral, o suplemento hipercalórico sozinho não fará com que você engorde. Mas se você consumi-lo da forma correta, que é de acordo com seus gastos calóricos diários. Por isso é bem importante consultar um nutricionista antes de ingerir por conta própria esse e qualquer suplemento alimentar. 

Para reduzir o seu peso atual você precisa perder um número de calorias durante o dia. Isso significa que caso você consuma menos calorias do que seu corpo necessita, você vai engordar. Se seu gasto calórico diário for de por exemplo 2000 calorias e você consome apenas 100 g de hipercalórico diariamente e depois não consome mais nem um alimento, você vai acabar perdendo peso. 

Embora pareça uma ideia atraente abandonar a alimentação e consumir somente o suplemento para perder peso rápido, não é. A grande maioria dos nutricionistas indicam que consumamos calorias de forma fracionada durante o dia inteiro. 

Já se sua intenção é ganhar peso com o hipercalórico, é sim possível também! Ele pode ser utilizado com as duas finalidades (engordar ou emagrecer), porém de formas diferentes. Mais uma vez indicamos que um especialista seja consultado para aplicar uma dieta onde o hipercalórico seja utilizado para ajudar no ganho de peso, mas já adianto que é necessário consumir uma quantidade superior a quantidade de calorias que você queima durante o dia. 

Efeitos colaterais dos hipercalóricos

De forma geral, os efeitos do hipercalórico no organismo são leves e não muito preocupantes. Porém vai depender muito do seu tipo de metabolismo. Os efeitos colaterais mais notados são: náuseas, enjôos e vômitos, gases, alteração da quantidade de glicose no sangue, ganho de peso, queda da pressão arterial e problemas nos rins e no fígado. Lembrando que isso só acontece se consumido em grandes quantidades e por um longo período de tempo. 

A maioria dos hipercalóricos contêm monossacarídeos como por exemplo a frutose, que é convertida em glicose e vão direto para a corrente sanguínea. Por isso, caso o indivíduo possua um pequeno gasto calórico diário, a glicose pode ser utilizada como energia e armazenada. 

Caso armazenada em excesso, essa glicose pode ser mal absorvida aumentando a oferta de adipócitos, o que resulta na deficiência da captação de todos os monômeros e possivelmente na diabetes mellitus, que é causada pela deficiência de sensibilidade da insulina.  

Contraindicações do hipercalórico

Os grupos de pessoas que não podem consumir hipercalóricos são: Diabéticos, pessoas com hipotireoidismo, mulheres gestantes ou lactantes, crianças, pessoas sedentárias e outros grupos de pessoas com doenças crônicas. 

Pessoas com predisposição a hipotensão (pressão baixa, só devem consumir hipercalórico sob prescrição médica. Existem ocasiões onde essa classe de suplemento é utilizada para o ganho de massa magra, porém é importante ressaltar que é mais que necessário a prática de atividades físicas durante o período de uso do produto.

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Resumo

Neste guia você aprendeu absolutamente tudo o que você precisa saber antes de inserir o suplemento hipercalórico em sua rotina. Por aqui te esclarecemos algumas dúvidas, mas também lembramos da importância de consultar um profissional para acompanhar o seu ciclo. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te seja útil. Compartilhe com seus amigos e muito obrigada por acompanhar até o final.

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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