Quais os benefícios do cloreto de magnésio para saúde?

O magnésio sozinho é um elemento mais que essencial para um funcionamento perfeito do organismo humano. Ele tem participação ativa em cerca de 350 reações bioquímicas do corpo. A forma mais prática e fácil de se conseguir bons níveis de magnésio é através da alimentação rica no nutriente. 

O grande problema de contar somente com uma dieta balanceada é que o uso de alguns produtos químicos presentes na plantação e no solo acabam por comprometer a absorção do magnésio pelos vegetais. Isso faz com que nosso organismo desenvolva uma espécie de carência de magnésio, o que pode acarretar no mal funcionamento de diversos processos do corpo. 

Se você não é adepto de uma alimentação rica em vegetais e é fã de alimentos industrializados, com certeza seus níveis de magnésio podem estar baixos. Por isso a suplementação com o nutriente é tão importante para todas as pessoas. 

Ad

Bom, o cloreto de magnésio (MgCI2) é basicamente um sal inorgânico em seu formato natural de cristais. Ele não possui pigmentação e seu sabor não é nada agradável sendo um pouco amargo. Seu lugar de origem é água do mar, onde é encontrado dissolvido e em grandes quantidades. 

A grande maioria dos especialistas consideram o cloreto de magnésio absolutamente seguro para ser consumido tanto como suplementação nutricional quanto como um ingrediente culinário. Mas graças ao sabor, como já mencionado, é dificilmente encontrado como alimento. 

No mercado de suplementos, o cloreto de magnésio pode ser encontrado aos montes. Ele é apresentado como solução para diversos tratamentos e seus preços são, em sua maioria, bem acessíveis. Ele pode ser encontrado em farmácias, supermercados e em diversas lojas online. Muitas marcas de suplemento famosas e renomadas possuem o cloreto de magnésio em sua gama de produtos. 

Quem deve tomar cloreto de magnésio?

O suplemento de cloreto de magnésio pode ser uma ótima opção para indivíduos que apresentam certa dificuldade em sanar suas necessidades de minerais somente pela alimentação, pois como já te contei, está não é tão eficaz graças a tantos produtos químicos aplicados. 

O magnésio é um dos nutrientes em maior abundância presentes no organismo. Sua escassez no corpo pode resultar em uma má manutenção do cálcio ósseo, da densidade óssea, em doenças cardíacas, no enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros malefícios. 

A falta de magnésio também diminui a biodisponibilidade de outros nutrientes como por exemplo a vitamina D. Outro benefício dessa substância é que ela é um excelente aliado dos praticantes de atividades físicas. O cloreto de magnésio auxilia na contração muscular e também na hipertrofia dos músculos. 

Além disso, ele ajuda no combate de cãibras e colabora até mesmo para o desempenho na hora do treino. Já as pessoas que devem ficar longe do suplemento, ou mesmo só inseri-lo na dieta com ordem de um profissional são os indivíduos com insuficiência renal severa e mulheres grávidas,

Quais os benefícios do cloreto de magnésio para saúde?

Você já deve ter notado que o cloreto de magnésio é mais benéfico para o organismo. Ele auxilia na prevenção de diversos problemas e é utilizado em centenas de funções do nosso corpo. Vamos conhecer seus principais benefícios e descobrir o porque temos que inseri-lo em nossa dieta o quanto antes. 

Melhora funções cerebrais

A melhora nas funções cerebrais se dão devido a quantidade ideal de concentração de magnésio no cérebro. Isso faz com que o aprendizado, a memórias tanto de curto quanto de longo prazo melhorem muito graças ao aumento da elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro que correspondem à memória e ao aprendizado.

Fortalece os ossos

Outra função muito benéfica do magnésio no organismo é relacionada ao fortalecimento ósseo. Ele está diretamente ligado ao metabolismo dos ossos. A falta do nutriente no corpo está relacionada com a osteoporose e sua suplementação está ligada a densidade óssea. Muitos estudos comprovam uma grande melhoria na saúde dos ossos com o consumo regular de cloreto de magnésio. 

Combate infecções

Isso mesmo, o cloreto de magnésio é eficaz até mesmo para curar infecções. Um cirurgião francês chamado Pierre Delbet descobriu que ele não prejudicava os tecidos e possuía um ótimo efeito no desempenho dessa atividade. O mesmo cirurgião descobriu que no caso de pacientes que ingeriam cloreto de magnésio via oral ou injetável, o composto ainda desempenhava a função de auto imunizar, combatendo infecções diversas. 

Ad

Trata enxaquecas e dores de cabeça

As enxaquecas podem ser muito incômodas principalmente após um dia cansativo. O cloreto de magnésio age na prevenção e no tratamento contra esse mal quase insuportável que é a dor de cabeça. Alguns estudos comprovam que ele é uma opção segura e barata para desenvolver esse tratamento. 

Ajuda na perda de audição

Perder a dádiva que é a audição pode ser um problemão e na maioria dos casos isso se dá devido a distúrbios metabólicos. O processo realizado pelo cloreto de magnésio não é o mais popular para tal tratamento, porém é uma opção segura e pode ser utilizada de forma solitária ou mesmo associado a outros tratamentos de perda de audição. 

Prevenção e tratamento contra estresse, depressão e ansiedade

O estresse, a depressão e a ansiedade são sintomas bastante comuns nos tempos de hoje. A quantidade de magnésio presente no corpo também está associada com os níveis de estresse. Quanto mais estressados ficamos, mais quantidade do nutriente perdemos no organismo. Suplementá-lo é uma boa opção para quem se estressa com facilidade. Outros estudos também comprovaram que o consumo consistente do magnésio também é um ótimo preventivo contra depressão e ansiedade. 

Ajuda a diminuir vícios

A suplementação com o cloreto de magnésio também ajuda a reduzir a intensidade de vícios comuns como por exemplo o do álcool, tabaco, cafeína e até mesmo de drogas ilícitas. Principalmente se o indivíduo associar o magnésio à força de vontade. A substância cria uma espécie de recompensa para o cérebro pela redução da atividade de substâncias de uso compulsivo. 

Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares

A hipertensão é um dos principais fatores de risco de doenças relacionadas ao coração e derrames. Suplementar o magnésio pode reduzir significativamente a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames, o que é muito benéfico para quem sofre com essa classe de problemas. 

Redução de crises de asma

É um fato que os estudos em pessoas adultas foram inconsistentes, porém em crianças puderam notar melhoras nas funções do pulmão em cerca de 80%, o que é um número muito satisfatório. 

Ótimo para diabetes

Os diabéticos também podem e devem se beneficiar das vantagens da suplementação de cloreto de magnésio. Pessoas que sofrem com a diabetes tendem a ter menos magnésio presentes no organismo, já que ele é excretado com a glicose do sangue.

Ajuda nas cólicas menstruais

Para as mulheres, ele pode auxiliar nos sintomas de TPM e cólicas menstruais. Estudos já comprovaram a eficácia da suplementação do mineral no combate aos sintomas de TPM e cólicas, se consumido antes do ciclo menstrual se iniciar. 

Reduz Cãibras Musculares

Praticantes de atividades físicas tendem a sofrer com as famosas cãibras musculares. Isso acontece porque durante os exercícios eles perdem grande quantidade de magnésio através do suor, por isso é muito importante que eles suplementem o mineral. 

Cloreto de magnésio emagrece?

Não existem provas científicas de que o cloreto de magnésio seja um bom suplemento quando o objetivo é a perda de peso. Ele está relacionado no processo de lipólise, que nada mais é que a quebra de gordura, porém para que o processo ocorra é necessário estímulos como as atividades físicas e/ou mudanças nos hábitos alimentares. O magnésio pode auxiliar, mas não é o responsável pela perda de peso.

Ad

Resumo

Aqui neste guia te contamos um pouco sobre o cloreto de magnésio e seus benefícios para o organismo humano. Aqui você aprendeu que o mineral está presente em diversos processos realizados pelo corpo. Esperamos que o conteúdo aqui presente tenha lhe ajudado a sanar suas dúvidas sobre a substância. Obrigado por me acompanhar até o final e até a próxima.

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}