Qual o melhor magnésio para se tomar ?

  • Home
  • »
  • Qual o melhor magnésio para se tomar ?

O magnésio é um nutriente essencial para nosso bem estar. Neste artigo completo sobre este nutriente vamos analisar seu papel no corpo e ainda explicar com detalhes todos os seus benefícios. No nosso organismo, o magnésio proporciona relaxamento para os músculos cardíacos, evitando assim o aparecimento de arritmias. 

Além disso, a substância também interfere na produção de energia e apresenta grandes melhoras nas funções cognitivas. A estimativa é que cerca de 80% da população do mundo sofra com a deficiência deste nutriente no corpo. Agora sem mais enrolações, vamos descobrir o que é de fato o magnésio. 

Ad

O magnésio é um mineral encontrado em grandes quantidades no organismos dos seres vivos. No ser humano por exemplo, o nutriente só perde em quantidade para o cálcio, potássio e também para o sódio. O magnésio pode ser encontrado em alguns alimentos, suplementos, medicamentos e até mesmo na água. 

Ele é ativo em mais de 350 reações bioquímicas essenciais para o corpo, incluindo a produção de proteínas, funções musculares e no sistema nervoso. Ele ainda contribui no controle da glicose, do sangue e também regula a pressão arterial. 

Top 5 Melhores marcas de magnésio

 Magtein Magnésio L Treonato 

Vegano:

sim

Quantidade:

90 cápsulas

Formato:

cápsula

Cloreto de Magnésio - Meissen

Vegano:

SIM

Quantidade:

120 cápsulas

Formato:

CÁPSULA

Magnésio Dimalato Puro

Vegano:

Não

Quantidade:

120 cápsulas

Formato:

cápsula

Magnesio Dimalato Vitgold 

Vegano:

não

Quantidade:

30 comprimidos

Formato:

COMPRIMIDO

Magnésio Quelato, Meissen

Vegano:

não

Quantidade:

120 cápsulas

Formato:

cápsula

1

Magtein Magnésio L Treonato - Suporte Cognitivo - Melhor magnésio do mercado

Quem deseja consumir o melhor magnésio do mercado sem sombra de dúvidas deve apostar no Now foods Magtein. Ele é uma forma patenteada de magnésio que atravessa de forma rápida a barreira hemato-encefálica para utilização do cérebro. Alguns estudos realizados em laboratório indicam que a Magtein suporta a saúde do cérebro humano e pode facilitar até mesmo a aprendizagem e a memória e ainda melhorar o humor proporcionando sensação de relaxamento.

Já te contei que o magnésio é um mineral essencial para um bom funcionamento dos nossos ossos e também do sistema nervoso. Algumas pesquisas mais recentes demonstraram que ele é também essencial para a saúde do cérebro e para as funções cognitivas. Ou seja, indispensável para a saúde de um indivíduo. Este suplemento em cápsulas veganas é capaz de promover saúde do cérebro, do corpo e ainda é dietético e não transgênico.

Vantagens

  • Não contém ovo, livre de crueldade animal, vegano, suporta memória e aprendizagem.

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

Cloreto de Magnésio- Meissen - Melhor cloreto de magnésio

Para quem busca um bom cloreto de magnésio nossa segunda indicação é o magnésio P.A. 500mg da Meissen. Ele é um suplemento mineral é como já mencionado, de fundamental importância para todo o organismo. O magnésio da Meissen pode proporcionar incontáveis benefícios para o corpo. Ele é feito com cloreto de magnésio P.A e Antiumectante (celulose microcristalina e dióxido de silício)

Alguns de seus benefícios são o combate aos efeitos de problemas como por exemplo a artrite e a artrose, relaxamento da musculatura, relaxamento das artérias, relaxamento do sistema nervoso, contração dos músculos através da ação do cálcio, entre outros benefícios também para o cérebro. O produto é cápsulas e são recomendadas cerca de duas por dia. 

Vantagens

  • Auxilia no funcionamento muscular 
  • Auxilia no funcionamento neuromuscular
  • Auxilia no metabolismo energético 
  •  Auxilia no metabolismo de proteínas,carboidratos e gorduras
  • Auxilia na formação de ossos e dentes 

Desvantagens

  • Não foram encontradas nenhuma desvantagem

3

Magnésio Dimalato Puro 800mg - Melhor custo-benefício

Quem busca por uma opção que vai durar muito e ainda atender todas as necessidades do indivíduo deve optar pelo magnésio dimalato puro da Naturgen. Na Amazon você encontra 3 potes por um valor muito acessível. Sua fórmula é ultra concentrada e consegue introduzir em uma única cápsula a maior concentração de magnésio dimalato do mercado. O produto é totalmente puro, livre de qualquer mistura. Nada de sqp, nada acidulante e nada de maltodextrina. 

O magnésio da Naturgen respeita a forma nativa dos componentes do magnésio dimalato. Utilizando este suplemento você consegue com o total de 2 cápsulas 100% de IDR por dia. Que é a quantidade indicada pelo ministério da saúde. Além de tudo isso, sua embalagem respeita a proteção UV e traz bastante confiabilidade e longevidade ao produto. Sua composição conta somente com o magnésio e com ácido malico

Vantagens

  • Reduz a absorção e o acúmulo dos metais tóxicos e prejudiciais para nosso organismo;
  •  Fórmula ultra concentrada e totalmente pura.

Desvantagens

  • Necessário ficar de olho na validade

4

Magnesio Dimalato 350mg Vitgold - Melhor magnésio dimalato

Nossa quarta opção vai para quem prefere o magnésio dimalato. Ele é da VitGold, que é uma marca presente no ramo de suplementos vitamínicos e minerais no Brasil desde 1994. A marca busca de maneira incansável melhorias em seus processos e qualidades dos produtos oferecidos e com o Magnésio Dimalato isso não é diferente. O produto oferece muitos benefícios aos seus consumidores.

Este suplemento da VitGold contém o mineral magnésio em conjunto com um aminoácido chamado ácido málico, que é um potencializador dos seus efeitos e resultados. A embalagem que respeita a proteção UV conta com 60 cápsulas e cada uma dispõe de 350 mg de magnésio. Isso significa 135% da necessidade diária. Ele é isento de glúten, corantes e também de conservantes artificiais. Ao contrário da grande maioria dos suplementos de magnésio, é recomendado apenas 1 comprimido ao dia.

Vantagens

  • Sem glúten, 350mg de magnésio em 1 comprimido;  
  • Oferece 135% da necessidade diária de magnésio;
  • Sem conservantes ou corantes artificiais.

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

5

Magnésio Quelato 433Mg, Meissen - Magnésio barato e bom

Mais uma vez falando da marca Meissen, vou lhes apresentar uma solução de muita qualidade e um valor muitíssimo acessível. O Magnésio Quelato auxilia no funcionamento muscular e também no neuromuscular. Além disso ele é excelente para o metabolismo energético, de proteínas, carboidratos e gorduras. O suplemento também beneficia na formação dos ossos e dentes

O Magnésio da Meissen pode também ser indispensável para o equilíbrio dos eletrólitos, bem como no processo de divisão celular. Ele é constituído por 2 aminoácidos de glicerina (bisglicinato) e 1 magnésio. Ele é um suplemento alimentar capaz de fornecer 260 mg de magnésio em apenas 2 cápsulas gelatinosas. É recomendado a ser consumido cerca de 15 minutos antes da refeição.

Vantagens

  • Rico em magnésio; 
  • Auxilia no funcionamento muscular e neuromuscular;
  •  Zero lactose e Zero sódio;
  • Não contém glúten;

Desvantagens

  • Não puro

Para Que Serve o Magnésio em nosso organismo?

O magnésio está diretamente relacionado a obesidade. Alguns estudos já comprovaram que pessoas obesas possuem um nível muito menor do nutriente no corpo em relação a pessoas saudáveis. Ele é também um dos eletrólitos do corpo, que são minerais que carregam em si uma carga elétrica quando são dissolvidos em líquidos presentes no corpo, como por exemplo no sangue. 

A grande maioria do magnésio do corpo não possui carga e está ligada a proteínas ou é armazenada nos ossos. Nossos ossos armazenam cerca de metade do magnésio de todo o nosso corpo. O sangue contém pouca quantidade do nutriente. Ele é muito necessário para a formação dos ossos e também dos dentes. 

O magnésio também é fundamental para um bom funcionamento dos nervos e dos nossos músculos. Grande parte das enzimas presentes no corpo também dependem desse nutriente para funcionarem normalmente. Ele é relacionado também ao metabolismo do cálcio e ao metabolismo do potássio, substâncias super importantes para o organismo. Se quiser saber mais sobre este tema, veja o nosso artigo "Quais os benefícios do cloreto de magnésio para saúde".

Ad

Diferentes benefícios do magnésio

Agora vou te contar um pouco mais sobre os diferentes benefícios que o magnésio pode proporcionar para o seu corpo. Acompanhe comigo:

  • Melhora da concentração e da memória;
  • Alívio da insônia e do cansaço;
  • Recuperação mais rápida após o exercício físico;
  • Melhor e mais rápida recuperação de lesões musculares em idosos;
  • Redução das dores ósseas e articulares;
  • Alívio das dores ósseas e articulares;
  • Alívio das dores menstruais, da impotência e da diminuição da libido;
  • Aumento da sensibilidade à insulina e controle do colesterol;
  • Controle do peso e da glicemia;
  • Melhora no humor e no estresse;
  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Prevenção de rugas;
  • Melhora no aspecto da pele e cabelo.
  • Consegue perceber a quantidade de vantagens que o consumo do magnésio pode proporcionar ao seu corpo? Que tal inseri-lo agora em sua alimentação ou suplementação e desfrutar de cada um desses benefícios. 

    Principais alimentos ricos em magnésio

    Como você já deve ter notado, o magnésio pode ser reposto no organismos através também através de uma dieta rica em alimentos, como por exemplo: Frutas e hortaliças como o abacate, algas marinhas, couve, espinafre, beterraba, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, uva passa e soja. 

    Alguns grãos e derivados que também possuem o nutriente são: Arroz integral, aveia em grãos inteiros, farelo de aveia, cevada, granola, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral, e os cereais instantâneos ricos em fibras.

    Já as sementes que dispõe do magnésio são: Amêndoas, amendoim, castanhas, soja, nozes. Vale lembrar que as sementes secas e nozes fornecem mais magnésio do que as torradas. Alimentos integrais possuem cerca de 80% mais magnésio. 

    Tipos de magnésio que existem

    Neste tópico vamos descobrir que o magnésio possui mais de uma forma e vamos explicar um pouco sobre cada uma delas. Independente da forma como ele é apresentado, o organismo degrada essa formulação para fazer uso do nutriente em sua forma iônica. Vamos conhecer agora os principais compostos. Veja:

    Óxido de magnésio 

    O óxido de magnésio é a forma mais tradicional de ser encontrada no mercado, por esse motivo é bem mais em conta que as outras formas do nutriente. Porém, seu sabor não é lá dos melhores. Por isso, o mais indicado é que ele seja consumido com líquidos saborosos como por exemplo alguns sucos de frutas. Não é recomendado que seja ingerido em grandes quantidades, mas sim em pequenas doses durante o dia para garantir uma boa absorção. Cerca de 4 a 5 vezes ao dia. 

    Glicinato de magnésio 

    A segunda forma do magnésio que vamos apresentar é o glicinato de magnésio. Esse composto liga o magnésio à glicina que é um aminoácido que aumenta a capacidade de absorção. O efeito dele é bastante veloz e relaxante. Pelo fato de acalmar e relaxar, aconselha-se que o glicinato de magnésio seja consumido a noite. Possui um menor índice de efeitos laxativos. 

    Citrato de magnésio 

    Já o citrato de magnésio é uma formulação um tanto mais ácida e que pode ser utilizada como laxante. Estudiosos afirmam que o composto interfere no metabolismo do cobre, por esse motivo algumas pessoas com distúrbios hepáticos devem consumir com cautela ou somente sob prescrição médica.

    Treonato de magnésio

    O terceiro tipo de magnésio é bastante moderno no mercado de suplementos. Ele torna propícia a entrada do magnésio diretamente nas mitocôndrias, que são as partes da célula responsáveis pela produção de energia para todo o corpo. Esse tipo de magnésio é o mais indicado para reduzir a fadiga e os sintomas do cansaço. 

    Sulfato de magnésio 

    O sulfato de magnésio é a substância menos utilizada como suplemento, mas sim como um medicamento destinado ao tratamento de convulsões em mulheres gestantes. Essa forma do nutriente não deve em hipótese alguma ser consumido sem prescrição médica. Essa é uma atitude bastante irresponsável e que pode causar efeitos indesejados. 

    Taurato de magnésio 

    O Taurato de magnésio possui uma probabilidade bem menor de efeitos gastrointestinais. Isso permite que o indivíduo desfrute dos benefícios do magnésio sem precisar se preocupar com os efeitos laxativos. 

    Cloreto de magnésio 

    O cloreto é um ativo capaz de melhorar a absorção do magnésio pelo corpo, fazendo com que obtenhamos altas concentrações de minerais em poucas quantidades de suplementação. Geralmente tem um excelente custo benefício, já que rendem bastante. 

    Magnésio Dimalato

    O magnésio dimalato é também bastante popular no mercado de suplementos. Ele associa o ácido málico, que é um ácido derivado de algumas frutas e tem altíssima capacidade de absorção e a grande maioria dos consumidores afirmam uma notória redução nas dores musculares e articulares com o consumo. É possível também que o magnésio dimalato favorece na energia durante a prática de esportes. 

    Carbonato de magnésio 

    O terceiro porém não menos importante tipo de magnésio é o carbonato de magnésio. Essa forma, apesar de bem mais barata que as outras, possui efeitos laxativos e por este motivo é utilizado para constipação e também para azia. 

    Quais são os sintomas de falta de magnésio?

    Como já te contamos por aqui, o magnésio desempenha funções muito importantes em nosso corpo. Por isso a falta do nutriente no organismo pode ser notada com facilidade. Sintomas como o colesterol alto, hipertensão e hiperatividade estão entre os principais sinais da deficiência do mineral no corpo. 

    Essa deficiente em estado avançado pode alterar todo o funcionamento do nosso organismo levando a sintomas mais graves como por exemplo alterações no ritmo cardíaco, má circulação sanguínea, irritabilidade, espasmo muscular, gases, cálculos renais e até mesmo quadros de convulsões. 

    Os mais comuns são cãibras, cansaço, ansiedade, insônia e até mesmo depressão. Consulte um médico para analisar se você está sofrendo com a carência de magnésio no organismo e comece a suplementação o quanto antes. 

    Qual a dose recomendada de magnésio?

    O mais indicado por nutricionistas para os adultos saudáveis é o consumo de 420 mg de magnésio diariamente. Entretanto, é muito importante que um profissional seja consultado para avaliar o mineral mais indicado para o seu organismo e suas necessidades, embora os suplementos comercializados não necessitem de prescrição médica. 

    Como tomar magnésio e qual o melhor horário?

    O indicado pela maioria dos profissionais é que o consumo do magnésio seja realizado de preferência antes das principais refeições do dia e na quantidade de duas cápsulas ingeridas com água. Hoje em dia somente com a alimentação ficou muito complicado alcançar níveis adequados do mineral no organismo, por isso a suplementação é bem importante e necessária. Se quiser saber mais sobre este tema, veja o nosso artigo "melhor horario para tomar magnesio ".

    Quanto tempo o magnésio demora a fazer efeito ?

    Alguns estudos realizados com atletas do voleibol no Brasil mostraram resultados incríveis com apenas 4 semanas de suplementação com o magnésio. Mas é claro que cada organismo responde de uma maneira diferente. 

    Contraindicações e Efeitos Colaterais

    O principal e mais incômodo efeito colateral do magnésio é seu efeito laxante. Ele pode ser bastante irritante para algumas pessoas e até mesmo fazer com que elas desistam de suplementar o nutriente. No caso de ocorrer a diarréia, diminua a quantidade do suplemento ingerido até que o corpo acostume com o nutriente no organismo. Isso pode levar algum tempo. 

    Feito isso, você pode ir aumentando de forma gradual a ingestão e analisando como o seu corpo se comporta. Pessoas diabéticas, hipertensas e com doenças cardíacas devem evitar consumir magnésio por conta própria, mas sim consultar um profissional antes de adicionar o suplemento em sua dieta. 

    Embora tenhamos mencionado por aqui que o magnésio possui efeitos benéficos e auxiliares contra a ansiedade a depressão, o suplemento não deve em hipótese alguma substituir os medicamentos antidepressivos ou anti ansiolíticos. 

    Qual o preço médio do magnésio

    Os suplementos com formulações mais comuns como por exemplo o carbonato de magnésio ou o óxido de magnésio serão os mais baratos do mercado. Já os suplementos mais novos como o treonato de magnésio serão obviamente mais caros, porém seus benefícios e vantagens são superiores aos tipos citados anteriormente. Outro fator determinante para o preço do magnésio é a marca do produto. Marcas mais populares tendem a ser mais caras. Escolha de acordo com o seu bolso. 

    Onde comprar ?

    Por ser um mineral de extrema importância por corpo, as indústrias de suplemento apostaram fortemente no suplemento de magnésio e ele pode ser encontrado aos montes no mercado. Seja em farmácias ou lojas especializadas de suplementos, é bem fácil encontrá-los. 

    Outra opção é apostar nas lojas online, mas lembre-se sempre de procurar por opções online de confiança. Alguns charlatões tentam vender produtos falsos ou mesmo produtos fantasmas para os consumidores. Se você busca por segurança na qualidade e na entrega do seu suplemento, nós do Escolha Fitness indicamos a loja da Amazon.

    Ad

    Resumo

    Neste guia absolutamente completo lhe demos 5 top opções de suplementos de magnésio que podem transformar a sua saúde e ainda te contamos por aqui cada um dos benefícios que este nutriente pode acrescentar na sua vida. É claro que é importante escolher um produto de qualidade. 

    Analise todos os fatores que apresentamos neste material antes de escolher o seu. Compartilhe este artigo com seus amigos e conhecidos para nos ajudar a crescer. Obrigada por ler até aqui. Nos vemos muito em breve! 

    SOBRE A AUTORA

    Maria Helena Nunes

    É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

    {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}