Sinefrina Para que Serve ?

Emagrecimento é um assunto bastante sério para nós aqui do Escolha Fitness. Emagrecimento tem a ver com autoestima, com realização pessoal e não podemos deixar de falar dos melhores estimulantes para te ajudarem a atingir esses objetivos. 

Os suplementos estimulantes vem ganhando cada vez mais força dentro das academias. Isso porque eles oferecem muitos benefícios. Quem pratica atividades que demandam concentração, força e disposição sabem o quanto um bom estimulante pode ser útil. 

Ad

Alguns dos suplementos mais comuns, como por exemplo os termogénicos, são a base de cafeína ou derivados dela, a dimetilamilamina também é bem utilizada por praticantes de atividades físicas, mas você já ouviu falar da Sinefrina? 

Se não, fique tranquilo! Aqui vamos te contar com detalhes do que se trata esse estimulante, como consumi-lo e seus benefícios. Vamos lá!

A p-sinefrina conhecida popularmente por sinefrina É um estimulante alcalóide derivado de frutas cítricas ou até mesmo de algumas plantas. A sinefrina ainda se encontra presente nos tecidos dos animais e até na urina humana. A forma como a substância é extraída é através da casca da laranja amarga, citrus aurantium. 

Em níveis celulares, ela é capaz de fazer com que haja estímulo para uma produção maior de noradrenalina e adrenalina em muitas classes de receptores como por exemplo o alfa-1, beta-1, alfa-2, beta-2 e beta-3 que é o receptor lipolítico mais potente. Isso favorece a queima da gordura armazenada transformando-a em energia e obrigando o corpo a queima-la. 

A substância é utilizada a séculos como remédio e atualmente deixou de ser usada com essas finalidades e passou a ser um suplemento para atletas que buscam por redução de gordura e vigor para treinar. A sinefrina cumpre esse papel de forma inquestionável, quer saber porque? Veja!

Como funciona a Sinefrina?

A sinefrina quando em contato com nosso organismo possui a função de se unir aos receptores adrenérgicos. Ativando esses receptores localizados no tecido gordo branco, tecido gordo pardo e também no tecido muscular, estimula-se o processo de lipólise favorecendo nosso metabolismo no que diz respeito ao aumento de gastos metabólicos, ou seja, queima de gordura. 

Essa mesma ativação também é responsável pela redução da ingestão de alimentos, controle do ganho de peso, melhora na sensibilidade a insulina, controle da glicemia e ainda pela melhora dos parâmetros lipídicos plasmáticos. A sinefrina estimula o sistema nervoso central e cardiovascular, sem causar danos ao tecido cardíaco. 

Quais são as Propriedades da Sinefrina?

O fotoquímico é um composto biologicamente ativo em plantas que possuem nutrientes e coloração. Uma grande quantidade desses fotoquímicos são encontrados na planta da laranja amarga (citrus aurantium). A casca da fruta não possui somente a sinefrina, ela dispõe de outros compostos orgânicos, mas seu principal é o estimulante sinefrina. Por isso, ela é a fonte da substância. 

O nutriente possui alcalóides, que são os responsáveis por aumentar os gastos de energia bem como diminuir o apetite e acelerar o metabolismo. Todas essas ações em conjunto resultam então, na perda de peso.

Sinefrina para que serve e benefícios?

A sinefrina, como já te contei, atua no sistema nervoso central com a função de estimular os batimentos cardíacos e proporcionar energia e vitalidade a quem estiver consumindo a suplementação. Como é também um excelente termogênico, ela aumenta a temperatura do corpo causando um elevado gasto energético, melhorando assim o rendimento e desempenho físico de um atleta ou praticante de exercício. Ela pode ser muito benéfica para corredores, praticantes de musculação, ciclistas, jogadores de futebol, entre outros.

Ad

Rendimento desportivo.

A suplementação de sinefrina é utilizada por desportistas com a finalidade de aumentar a resistência corporal e prolongar a força e também a intensidade do exercício físico. Existem provas científicas de que o extrato da laranja amarga citrus aurantium melhora o vigor e reduz a inimiga da força, que é aquela sensação de cansaço de quem fez muito esforço.  

Perda de peso.

Não importa se você vai escolher fazer a suplementação da Citrus aurantium isolada ou em conjunto com outros ingredientes. O fato é que a ingestão do nutriente aumenta os gastos metabólicos em repouso estimulando a lipólise e reduzindo o apetite. Outra grande vantagem que a sinefrina possui, que não encontramos na  maioria dos termogênicos é que ela oferece todos esses benefícios sem aumentar a pressão arterial ou a frequência cardíaca. 

Efeitos terapêuticos.

Como se não bastassem todos os benefícios relacionados ao emagrecimento e força para os treinos, o nutriente extraído da laranja amarga apresenta efeitos antidepressivos. Utilizando o suplemento, além de cuidar da aparência do corpo, ainda proporcionamos benefícios emocionais a ele.  

Recapitulando, os benefícios da Sinefrina são:

  • Aumenta o metabolismo;
  • Queima de gordura localizada;

  • Tem propriedades digestivas, melhorando a absorção de nutrientes e protegendo o estômago;
  • Auxilia no regime de emagrecimento;
  • Ação Lipolítica;
  • Inibidor de Apetite

Como usar a sinefrina e qual a dosagem?

Ainda hoje não se sabe uma dosagem que seja excelente para o consumo da citrus aurantium ou da sinefrina. As dosagens, como em quaisquer outros suplementos vai depender de alguns fatores determinantes como por exemplo o objetivo a ser conquistado.

Se a intenção for de fato a perda de peso, é indicado doses entre 5 e 50 mg por dia. A sinefrina é uma suplementação segura e existem estudos que comprovam que doses superiores a 80, 100, 120  mg por dia não oferece efeitos prejudiciais ao corpo. Excelente, não é mesmo?

A concentração utilizada também varia de acordo como padrão do extrato da laranja amarga, mas no geral 100, 120 mg da suplementação proporcionam de 6 a 40 mg de p-sinefrina. Ela dura cerca de 2 a 3 horas na corrente sanguínea.  

Contraindicação

Apesar de muito segura, como mencionei, ainda sim a sinefrina possui suas contraindicações como qualquer outra suplementação ou remédio. Pessoas que sofrem de pressão alta, doenças relacionadas a tireoide, doenças nos rins ou no fígado, doenças cardíacas e também as que necessitam utilizar medicamentos para o coração devem evitar a sinefrina ou conversar com um médico.

Pessoas que apresentam qualquer distúrbio psiquiátrico ou epilético e façam uso de antidepressivos também precisam evitar consumir a citrus aurantium sem antes conversar com um especialistas. Crianças, mulheres gestantes ou que estejam amamentando também não devem consumir o suplemento

Efeitos Colaterais

Assim como outro medicamento, a sinefrina também possui seus efeitos colaterais. Seu principal efeito indesejado é o aumento da frequência cardíaca, algumas dores na cabeça, suor excessivo, desconforto no estômago, entre alguns outros. 

Outro dos principais efeitos colaterais do suplemento estimulante, é que pode causar resultados negativos no sistema cardiovascular, e são potencializados quando são associados a outros estimulantes como por exemplo a cafeína. Por isso, não ingira os dois juntos. 

Aumento na pressão arterial e nos batimentos cardíacos também podem ser percebidos com o uso da sinefrina. Por esse motivo ele deve ser consumido com cautela por quem sofre com problemas cardíacos ou as doenças citadas anteriormente. Lembrando sempre que antes de aderir qualquer suplementação é de suma importância consultar um médico. 

Ad

Resumo

Neste guia completo sobre a sinefrina você aprendeu absolutamente tudo sobre este estimulante que pode ser muito benéfico e agregar bastante à sua rotina de treinos. A sinefrina é extraída da casca da laranja azeda e pode te auxiliar na perda de peso, a conseguir força e foco para treinar e ainda possui efeitos terapêuticos. 

Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe nos comentários suas dúvidas. Obrigado por nos acompanhar até o fim e nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}