Termogenico para que serve e os seus benefícios

O corpo humano sozinho é capaz de realizar, sem a ajuda de nem um suplemento, processos termogênicos. O processo possui esse nome pois ocorre quando o organismo transforma alguns nutrientes em energia para aquecer, fazer com que todo o nosso corpo funcione corretamente e, é claro, que gaste a gordura ao invés da nossa energia. 

A atividade física, em si também é uma grande estimuladora do processo termogênico do corpo, assim como alguns alimentos naturais como a cafeína, a canela, o gengibre, a pimenta, o chá verde e muitos outros. Para te ser sincero, somente o fato de estamos vivos já nos faz gerar essa termogênese mesmo que não pratiquemos exercícios ou comemos alimentos termogênicos . 

Ad

Analisando os benefícios que a termogênese pode trazer para um atleta, a indústria de suplementos começou a desenvolver estimulantes termogênicos especialmente para essa função. Neste artigo completo sobre os queridinhos de quem deseja perder peso você conhecer a fundo essa classe de suplementação e descobrir quais os benefícios que ela pode proporcionar para te ajudar a atingir seus objetivos estéticos e saudáveis. Vamos lá!

Para te situar do assunto vou começar te explicando o que é o melhor termogênico e porque ele é tão popular no meio fitness. Ele vem de uma classe de suplementos que possuem por objetivo aumentar as taxas metabólicas e fazer com que o consumidor do termogênico queime mais calorias e, é claro, perca mais peso. Existe uma grande variedade desse tipo de suplementação no mercado, por isso é bem importante saber escolher. 

A cafeína é um dos estimulantes principais na formulação do termogênico, porém no Brasil só é permitido pela ANVISA uma quantidade de 210 até 420mg por dose ingerida. Em outros países a coisa muda de figura e é permitido uma quantidade maior da cafeína e ainda a inclusão de outros estimulantes ilícitos por aqui, como por exemplo a efedrina, anfetamina, entre outros. É por isso que a maioria dos atletas preferem consumir produtos importados de outros países.

Isso não quer dizer que os termogênicos nacionais não funcionem, mas sim que eles não proporcionarão os mesmos resultados que termogênicos formulados com as drogas descritas acima. 

Termogênico para que serve?

Os termogênicos são de fato muito benéficos para os atletas pois proporcionam todos os resultados os quais eles precisam para atingir seus objetivos. Suas principais ações são: 

Ajuda a emagrecer

O principal motivo pelo qual o termogênico é sucesso de vendas é sem sombra de dúvidas graças ao seu alto potencial de contribuição para o emagrecimento. Eles atuam de diferentes formas para entregar esse resultado. Os estimulantes termogênicos que tem por principal ativo a cafeína são capazes de fazer com que o indivíduo tenha mais resistência durante a realização do treino e consiga atingir um nível de queima de calorias mais elevado que se não tivesse ingerido o suplemento. 

Outros termogênicos são responsáveis por agir durante o processo digestivo levando a maior queima de calorias e consequentemente ao emagrecimento. Vale lembrar que existem estudos científicos que comprovam que termogênicos sozinhos, sem o auxílio das atividades físicas, não são eficientes no que diz respeito ao emagrecimento.

Melhora o desempenho

Outra grande ação benéfica que pode ser muito bem aproveitada nos termogênicos é seu poder de potencializar o desempenho físico do atleta levando diretamente a um gasto maior de calorias e um treino muito bem executado. Lembrando que o estimulante responsável por isso, como mencionado acima, é a cafeína. 

A substância é capaz de aumentar a resistência do atleta fazendo com que ele consiga suportar altas cargas de estímulos por um maior período de tempo. Alimentos ricos em cafeína também podem ser úteis na hora de realizar treinos de alta intensidade e também para os atletas que precisam de um bom desempenho em treinos longos. 

Ad

Melhora o foco

Quem é praticante de atividades físicas como a musculação por exemplo sabe o quanto o foco e a concentração são necessários para um bom aproveitamento do treino. Estimulantes termogênicos como por exemplo (novamente) a cafeína são capazes de proporcionar melhoras na concentração e consequentemente na capacidade de realização do exercício com maior foco e destreza. 

Um treino realizado de qualquer maneira, sem foco, sem concentração e sem vigor para executar as atividades é um treino praticamente desperdiçado e em vão, por esse motivo poucas pessoas conseguem desfrutar de bons resultados em um período menor de tempo. 

Combinações de alimentos com termogenicos

Como já te contei, existem alguns alimentos termogênicos capazes de proporcionar os mesmos efeitos que os suplementos termogênicos no corpo, só que em menores intensidades, é claro. Unindo esses alimentos ao uso do suplemento, você poderá obter resultados ainda mais satisfatórios. Separei alguns alimentos termogênicos que você pode adicionar a sua dieta, em conjunto com a suplementação. Veja: 

  • Nozes: A noz é rica em proteínas, gorduras benéficas e é muito nutritiva. Ela é capaz de saciar a fome por um período de tempo maior e é muito recomendada por nutricionistas. 

  • Salmão: O salmão é um peixe saudável que contém ácidos graxos e ômega-3 vitais. Ele é rico em ácidos de cadeia longa, que são muito difíceis de serem encontrados em outros ambientes. O salmão é capaz de melhorar a sensibilidade do organismo à insulina e diminuir as células de gordura localizadas no abdômen. 

  • Gengibre: Sendo muito útil na processo de queima de gordura, o gengibre é um termogênico natural que auxilia na aceleração do metabolismo elevando o gasto calórico. O alimento ainda é capaz de inibir o apetite e regular o processo digestivo. Além disso, ele possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias.  

  • Ovos: Os ovos são alimentos muito acessíveis e ricos em vitaminas, minerais e outros muitos nutrientes essenciais para a saúde do corpo. O ovo é também rico em colesterol, mas não é algo que posso prejudicar a saúde, embora há quem acredite que sim. Adicione ovos na sua rotina da manhã por exemplo, e notará excelente resultados.

Perguntas frequentes

Em quais casos o Termogênico poderá ser utilizado?

Os suplementos termogênicos são indicados para homens e mulheres que desejam melhorar seu desempenho físico, ganhar massa muscular, perder gordura, entre outros. Nós do Escolha Fitness sempre indicamos que procure um profissional antes de ingerir qualquer suplementação por conta própria. O nutricionista vai lhe indicar o produto mais adequado para o resultado que espera. 

Por que o Termogênico é utilizado para emagrecer?

Porque os suplementos termogênicos possuem ações que contribuem muito para a queima de gordura como por exemplo a melhora do desempenho e gasto calórico durante o treino, o foco e concentração na hora de realizar os exercícios e alguns podem até inibir o apetite e proporcionar sensação de saciedade por mais tempo. 

Ad

Resumo

Neste artigo sobre os suplementos termogênicos explicamos com riqueza de detalhes como o termogênico age no corpo e quais são seus benefícios para o corpo e como ele agrega a dieta e a rotina de treinos. Espero que tenha gostado do conteúdo. Se sim, compartilhe em suas redes sociais. Caso ainda possua dúvidas sobre termogênicos deixe nos comentários. Obrigada por me acompanhar até o fim e nos vemos em breve!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}