Vitamina D como tomar ? ( cápsulas, comprimidos, gotas…)

A suplementação de vitamina D é muito indicada para indivíduos que sofrem, por algum motivo, deficiência dessa vitamina tão importante para um bom funcionamento do corpo. Pessoas que vivem em países frios onde há pouco a luz solar podem ser as principais prejudicadas, mas não são as únicas. Crianças, idosos e pessoas com a pele mais escura também sofrem as consequências da falta de vitamina D.

Os benefícios dessa vitamina para o corpo estão diretamente ligados ao bom funcionamento dos ossos, dentes e também ao aumento da força muscular e do equilíbrio. Além disso, a vitamina D ajuda a reduzir a incidência de doenças como a obesidade, diabetes e até mesmo o câncer. Bom, acho que já deu pra notar que essa vitamina é muito necessária e a falta dela pode causar danos drásticos. 

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Pensando nestes fatores, criamos esse artigo completo onde vamos te ensinar a tomar a vitamina D, te contar suas contraindicações e ainda algumas curiosidades sobre o nutriente. Leia o texto com bastante atenção. Vamos lá! 

O que é a vitamina D?

Pra iniciarmos vou te contar o que é a popular vitamina D. Ela é um agente muito importante no organismo pois auxilia em funções fundamentais para o funcionamento do mesmo. Dentre seus muitos benefícios estão, como já mencionado, a ação benéfica na saúde óssea e também na manutenção da qualidade do metabolismo do cálcio.

Alguns estudiosos do passado até acreditavam que a única função desta vitamina era relacionada aos ossos. Mas graças a incontáveis novos estudos foi descoberto que ela é importante também para o desempenho de outras funções, como por exemplo o controle da pressão nas artérias e na produção de antibióticos. 

Vitamina D como tomar ?

Resumidamente existem 3 jeitos diferentes de adquirir a vitamina D no organismo. São elas: Suplementação, exposição solar e alimentação. Vamos conhecer um pouco melhor cada uma delas. 

Suplementação

A suplementação é uma maneira bem rápida e prática de se repor os níveis de vitamina D. Esses suplementos podem ser encontrados com muita facilidade no mercado de suplementação alimentar. O mais indicado é que a suplementação seja recomendada por um nutricionista, já que o excesso dessa vitamina no corpo também pode causar alguns problemas, assim como a falta. 

Dose recomendada do suplemento de vitamina D

A dose de vitamina D diária recomendada varia de grupos de pessoas para grupos de pessoas. Não existe uma dose unânime que atenda a todos os indivíduos e é por isso que é tão importante consultar o seu médico. Ele saberá a dose mais recomendada para você. As doses podem variar de 1000 UI até 50000 UI. Vamos descobrir as doses ideais para cada grupo:  

  • Prevenção do raquitismo em bebês: 667 UI
  • Prevenção do raquitismo em bebês prematuros: 1.334 UI
  • Tratamento do raquitismo e da osteomalácia: 1.334-5.336 UI
  • Auxiliar no tratamento da osteoporose: 1.334-3.335 UI
  • Prevenção da deficiência da vitamina D3: 667-1.334 UI
  • Prevenção da má absorção: 3.335-5.336 UI
  • Tratamento do hipotireodismo e pseudo hipoparatireoidismo: 10.005-20.010 UI

Viu como essas doses podem variar? Não consuma por conta própria. Consulte um médico! 

Sol

A principal e mais recomendada forma de se adquirir a vitamina D é por meio da nossa estrela maior, o sol. Cerca de 85 a 80 % dessa vitamina é produzida através da exposição da pele aos raios solares. A grande maioria dos especialistas indicam que tomamos banho de sol de 5 a 10 minutos todos os dias. Os melhores horários são no início da manhã e no fim da tarde. 

Alguns fatores como por exemplo a estação do ano, a proximidade à linha do equador e a quantidade de melanina presentes na pele influenciam na absorção dessa vitamina tão importante. Nessas situações é recomendado que o tempo de exposição solar diário seja ainda maior para obter as quantidades necessárias da vitamina absorvida. 

Alimentos

A nossa alimentação também é uma boa forma de absorver diversos nutrientes importantes para o organismo. Diversas vitaminas, minerais e proteínas devem ser ingeridas com frequência para manter o corpo em pleno funcionamento, e com a vitamina D isso não é diferente.  

Adicione em sua dieta alimentos ricos em vitamina D. Eles podem ser de origem animal, como por exemplo em ovos, peixes como o atum e salmão, entre outros. Já nos vegetais é possível obter vitamina D comendo cogumelos e algumas algas. 

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Deficiência e excesso de vitamina D

A vitamina D é considerada um pré-hormônio. Por esse motivo ela desenvolve um papel muito importante na regulação do cálcio e em toda a saúde dos ossos. O que não sabemos é que a superdosagem dessa vitamina pode causar diversos riscos à saúde, assim como sua falta. Tudo na vida é equilibrado e com o consumo de nutrientes não é diferente. 

O excesso de cálcio pode causar grave perda da função renal e cálculo renal, além de também perda óssea que pode desencadear a osteoclástica. Esse é um dos motivos pelo qual é tão importante não extrapolar no consumo de vitamina D, muito menos negligenciar tal consumo, pois ele é muito importante. 

Sinais de deficiência de vitamina D

Os sinais da falta da vitamina D no organismo podem ser notados através do dia a dia. Esteja sempre atento ao seu corpo. Se você é uma pessoa que está sempre com sensação de cansaço e não acha que suas atividades diárias possam ter provocado tais sensações, você pode estar sofrendo com a escassez da vitamina no organismo. Outros sintomas são: 

  • Enfraquecimento ósseo;
  • Fragilidade a doenças;
  • Dificuldade na cicatrização;
  • Muito sono durante o dia;
  • Declínio cognitivo;
  • Desânimo persistente;
  • Dores musculares;
  • Ganho de peso;
  • Queda capilar;
  • Dor nas costas;
  • Enxaqueca. 

 

Caso note um mais desses sintomas em sua rotina, o ideal é consultar um médico. Ele saberá a forma mais correta de te instruir para repor a vitamina D em escassez, sem oferecer qualquer dano à sua saúde. 

Efeitos secundários da suplementação

A vitamina D quando consumida via oral é armazenada no nosso organismo. Por conta disso, doses que ultrapassam 4000 UI desta vitamina sem orientação médica ou necessidade da mesma podem causar hipervitaminose. 

Isso também leva a vômitos, náuseas, aumento da frequência em que você urina, fraqueza dos músculos e prisão de ventre. Outro efeito secundário da vitamina D é favorecer a deposição do cálcio em órgãos como o coração, rins e até no cérebro. Isso pode ser muito grave. 

Contraindicações da suplementação

O suplemento de vitamina D apesar de muito benéfico, tem suas restrições. São elas: Crianças, gestantes, lactantes, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e também por indivíduos com insuficiência renal. 

Lembrando que essas são informações de modo geral. É claro que é muito importante consultar um médico caso sinta que os sintomas da falta de vitamina D estejam te afetando de alguma maneira. Em casos isolados os suplementos de vitamina D podem sim ser indicados para alguns dos grupos citados acima.

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Resumo

Este foi um artigo completo sobre a vitamina D. Como tomá-la e seus riscos e benefícios foram tópicos abordados por nós no decorrer do texto. Sempre que tiver alguma dúvida a respeito do assunto, sinta-se à vontade para voltar aqui e sanar suas curiosidades.

Se possível compartilhe nosso texto com seus amigos e vamos espalhar conhecimento. Obrigado por nos acompanhar até o fim do material e nos vermos de novo muito em breve. Até logo!

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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