Já sabemos que as vitaminas são mais que essenciais para manter o corpo em pleno funcionamento. Muitas pessoas conhecem e sabem a importância da vitamina D para o organismo, outras não. Mas já adianto que ela é extremamente necessária para a saúde dos ossos e também do sistema imunológico. 

Muito além disso, ela ainda é benéfica para outras atividades do organismo como por exemplo o sistema cardiovascular, para os músculos, para o metabolismo, entre outros. Pensando na importância da vitamina D, criamos este artigo completo para te contar com detalhes para que ela serve, já que essa é uma vitamina pouco popular no mercado. 

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A vitamina D é da família das vitaminas lipossolúveis e é produzida de forma natural pelo nosso organismo através da exposição solar. Mas não é somente com o contato da pele com o sol que conseguimos obter tal vitamina. Ela também pode ser adquirida através de alimentos de origem animal como por exemplo peixes, gema de ovo ou leite. 

Essa vitamina desempenha diversas ações importantes para o funcionamento perfeito do corpo, principalmente no que diz respeito à regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, o que favorece a absorção de minerais no intestino e regulam as células que degradam os ossos. 

Inclusive diversas doenças relacionadas à deficiência de vitamina D são comuns em uma grande parte da população. Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre elas. Mas agora vamos para a quantidade ideal para se consumir no dia a dia. 

Quantidade diária de vitamina D

Como cada organismo funciona de uma determinada maneira em determinada fase da vida de um indivíduo a quantidade diária das vitaminas não é idêntica em todas elas. Por exemplo, bebês de 0 a 12 meses devem ter acesso a 400 UI, enquanto a indicação diária para crianças de 1 ano até idosos de 70 anos, bem como gestantes e lactantes é de 600 UI. Já para os idosos acima de 70 anos, é 800 UI. 

A ingestão de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente para sanar as demandas diárias do organismo da vitamina. Isso indica o quão importante é a exposição solar durante toda a vida. O problema é que muita exposição solar também pode ser um problema, por isso saiba dosar. Pessoas que moram em países frios e têm pouco acesso ao sol sofrem bastante com a escassez da vitamina D no organismo. 

Principais Fontes de vitamina D

Bom, como não deve ser novidade para ninguém, a principal fonte de vitamina D são os raios solares em contato com a pele. Para produzir quantidades razoáveis dessa vitamina, pessoas, principalmente de pele clara, necessitam estar em contato com o sol por pelo menos 15 minutos por dia. As pessoas de pele mais escuras podem necessitar de permanecer cerca de 1 hora na mesma situação. Outra opção para obter vitamina são os alimentos: peixes, frutos do mar, leite e ovos. Essas são as principais formas de adquirir vitamina D. 

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D é de extrema importância em diversos processos do nosso organismo. Vou te contar alguns deles:

VITAMINA D E OSSOS

Nossos ossos e dentes necessitam da absorção de cálcio e fósforo pelo intestino. A vitamina D faz com que isso seja possível facilitando a entrada de minerais nos ossos. Ela ainda é um hormônio de extrema importância na nossa força e saúde muscular.  

VITAMINA D NA SAÚDE DA MULHER

As mulheres podem se beneficiar muito dos efeitos da vitamina D. A ciência comprova que a suplementação da vitamina está associada a alguns aspectos da saúde feminina. Ela pode beneficiar mulheres que sofrem de ovários policísticos, pode também auxiliar na TPM (tensão pré-menstrual) e até mesmo na menopausa. 

Existe RELAÇÃO ENTRE VITAMINA D E DEPRESSÃO?

Estudos também comprovaram que o sol e a vitamina D agem de forma muito benéfica no organismo de pessoas com depressão, causando sensações de alívio e tranquilidade. Estatisticamente a vitamina D melhora os sintomas da depressão com resultados comparáveis aos efeitos dos antidepressivos. 

VITAMINA D PARA GESTANTES

Para as gestantes a vitamina D se torna ainda mais indispensável. Isso porque a deficiência da vitamina em mulheres grávidas está diretamente ligada ao risco de hipertensão arterial e também ao diabetes gestacional. Cerca de 50% das gestantes desenvolvem deficiência de vitamina D em graus diversos. Isso significa que elas devem suplementar a vitamina para suprir essa deficiência e não sofrer consequências com o bebe. 

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QUAIS SÃO AS DOENÇAS RELACIONADAS À FALTA DE VITAMINA D?

Um indivíduo com deficiência de vitamina D no organismo está sujeito a desenvolver  doenças como por exemplo:

  • Esclerose múltipla;
  • Artrite;
  • Diabetes tipo 1;
  • Hipertensão arterial;
  • Asma;
  • Esquizofrenia;
  • Depressão;
  • Autismo.

VITAMINA D ENGORDA OU EMAGRECE?

Ao que os especialistas explicam, a vitamina D emagrece. Isso porque a falta dessa vitamina no organismo pode causar uma queda brusca da glicemia, que é um dos principais estímulos para o aumento do apetite. 

Portanto, pessoas com níveis de vitamina D equilibrados obtêm saciedade com maior facilidade que pessoas com déficit da vitamina, logo essas pessoas se alimentam muito mais e com maior frequência. Isso causa o aumento do peso.  

Pode Aumentar a Testosterona?

Sim! Estudos comprovam que a exposição solar, que é a principal responsável pelo fornecimento de vitamina D, pode aumentar a produção da testosterona. Isso consequentemente faz com que a síndrome metabólica e a função erétil também tenham evolução. 

Usando a Vitamina D para combater a Acne

As acnes e espinhas podem surgir no rosto e até mesmo em algumas áreas do corpo por diversos motivos. Um dos principais é a baixa imunidade, ou seja, quando nosso sistema imunológico não está funcionando como deveria, temos problemas com acne. A vitamina D, além de possuir propriedades antimicrobianas, ela ainda fortalece o sistema imunológico evitando esse e outros problemas. 

Deficiência de vitamina D

A falta de vitamina D no organismo é um problema muito enfrentado atualmente. Vamos conhecer no próximo tópico os principais sinais de que falta essa vitamina vital em seu corpo.

Sinais de deficiência de vitamina D e suas causas

São muitos os sintomas da deficiência de vitamina D no organismo. Suas principais são:

  • Diminuição da quantidade de cálcio no sangue;
  • Diminuição de fósforo no sangue;
  • Dor muscular;
  • Fraqueza muscular;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose;
  • Raquitismo;
  • Osteomalácia.

Dicas de prevenção de deficiência de vitamina D 

A melhor dica para prevenir que a deficiência da vitamina D te afete é sem sombra de dúvidas suplementar a vitamina. Ela está presente em diversos compostos indicados aqui neste site, como por exemplo em alguns polivitamínicos e multivitamínicos. A suplementação é a maneira mais rápida de equilibrar os níveis de vitamina D no organismo, use-a a seu favor. 

Excesso de vitamina D

Quem pensa que somente a falta de vitamina D pode causar problemas está redondamente enganado. Consumir a vitamina em excesso também tem seus perigos. A elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea é um deles. Isso faz com que os ossos fiquem enfraquecidos e pode também ocasionar pedras nos rins e arritmias cardíacas.

Os principais sintomas da vitamina D em excesso são:

  • Falta de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Fraqueza;
  • Hipertensão arterial;
  • Muita sede;
  • Coceiras na pele;
  • Nervosismo.

O excesso de vitamina D só acontece em casos de consumo exagerado de suplementos com vitamina D.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da vitamina D estão relacionados apenas ao seu excesso. Se utilizado com cautela, o suplemento de vitamina D pode ser muito benéfico para a saúde e proporcionar uma qualidade de vida muito melhor. Os efeitos colaterais do seu excesso são os mesmos citados no tópico acima.

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Resumo

A vitamina D faz parte do grupo de vitaminas mais importantes do organismo. Ela é responsável por diversas funções do corpo e poucas pessoas sabem de fato quais os seus benefícios e para que ela realmente serve. 

Neste guia absolutamente completo te contamos tudo o que você precisa saber sobre essa vitamina que vai te proporcionar uma vida muito mais saudável. Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles também se beneficiem destas informações e tirem proveito dos resultados benéficos da vitamina D.

SOBRE A AUTORA

Maria Helena Nunes

É produtora de conteúdos sobre o nicho fitness. Começou cedo sua rotina de exercícios físicos e mesmo com sua pouca idade, já possui uma bagagem de conhecimento a respeito do mercado de suplementos, emagrecimento e ganho de massa muscular. Preocupadíssima com sua qualidade de vida, saúde e um corpo belo, Maria leva uma vida saudável e disciplinada para alcançar seus objetivos não só estéticos mas saudáveis. Além disso, ainda auxiliou em pesquisas e na criação de alguns ebooks sobre dietas e emagrecimento saudável. Segundo ela, dietas malucas estão descartadas de sua vida.

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